Who killed the electric bike? Uber!

João Prates

Moderator
CKL
Mais um modelo de negócio ruinoso, que só se mantinha pelo poderio financeiro da casa mãe... era esperado, mas custa sempre ver estas imagens...

Carlos Costa

Moderator
Inacreditável! Toneladas de recursos, horas de trabalho e energia gastas na construção destas bikes, para agora deitar tudo "ao lixo". 🤮 Uber, what else?

Última edição:

William Esteves

Well-known member
A minha modesta opinião é outra, criou-se todo um hype gigantesco de que ninguém mais queria ser proprietário de nada... Nem de bicicleta, trotinete, carro... Que a partilha seria o futuro do amanhã...
Só que a realidade é outra, a não ser para experimentar uma ou outra vez, ou para quando vamos de férias, ninguém quer estar constantemente a pagar para algo que nunca vão ter, depois de passar o efeito novidade é algumas fotos no instagram, as pessoas esqueceram...

Depois vem também o outro lado, em que praticamente todas ( se não mesmo todas ) das empresas de partilha (Lime, Drive Now, ....) dão prejuízo, e o gigantesco valor bolsista foi assente num hype de que isto seria o the next big thing que nunca se materializou.

Mesmo com um preço de utilização elevado, não é o suficiente elevado para estas empresas darem lucro pelo que estão financeiramente expostas à boa vontade de quem enterra lá milhões...

O conceito é muito bonito, mas o preço de utilização necessário para tornar o negócio lucrativo iria deixar o mercado sem utilizadores. E estamos neste ciclo sem fim de prejuízos em cima de prejuízos à espera que de repente ninguém queira ser proprietário de nada e pagar preços estupidamente altos.

O melhor sistema de mobilidade partilhada para mim já existe a muito tempo, é o transporte público.

Pela bicicleta elétrica acho que é mais cultural que outra coisa... Amsterdão já tem um sistema de mobilidade assente em bicicletas muito antes das bicicletas elétricas, cá, por vezes tem-se vergonha...

Já perdi a conta à quantidade de caras de admiração que tive quando digo que vou de STCP para o trabalho...

João Prates

Moderator
CKL
Concordo com tudo @William Esteves , só não percebi no que é que a tu opinião era diferente da minha ou da do @Carlos Costa .

O modelo de negócio é ruinoso, e não fosse a capacidade financeira da Uber para aguentar tanto tempo a ter prejuízo esta ideia tinha morrido bem mais cedo.

E é criminoso nem ao menos tentarem vender ou doar as bicicletas, mesmo que seja sem bateria, a reutilização seria sempre muito melhor fim que a reciclagem.

Telmo Salgado

Moderator
Exatamente, numa perspetiva de recursos, nada justifica o abate em vez da doação ou venda. A segunda utilização é a chamada economia circular e não me cabe na cabeça que nem por motivos contabilísticos seja preferível gastar em destruir.

Rui Amaral

Active member
Pagar 1 euro de activaçao mais 15 centimos por minuto era impraticavel.....

Última edição:
Top Inferior