VW.ID3 - o novo Golf?

Pois, havia quem dissesse que mal as marcas tradicionais se virassem para os EV, esmagavam a Tesla.... :)
É uma questão de tempo. Os construtores tradicionais sabem fazer automóveis, no sentido físico e construtivo da coisa, enquanto a Tesla tem problemas sérios nessa parte, como se pode ver pelos problemas no alinhamento de paineis dos seus carros. Onde o avanço da Tesla existe é na parte motriz, conetividade e condução autónoma.

Luis Neves

Moderator
Staff
Será? Parece-me muito mais fácil acertar o alinhamento de painéis do que recuperar todo um mundo de atraso a nível de software (até com afinação do hardware) e de hardware de eletrónica (eficiência dos motores, redução de cablagens, tecnologia de baterias, etc). No fundo, fazer um reset total a paradigmas de décadas de carros de combustão. Ainda por cima a Tesla não está parada e todos os anos dá saltos em frente....

Bruno R. Almeida

Active member
@Joel Sousa, neste capitulo estou com o @Luis Neves.
Pois Qualidade de construção é rapidamente possível de recuperar pois não se trata de algo exclusivo. Todos os construtores o tem de fazer a cada modelo.
Já tudo o resto requer um enorme equipa de desenvolvimento e alguns milhões de fundos!!
A curto/médio prazo não creio que a igualdade entre construtores vá surgir!
Isto se não existir algum que esteja secretamente a desenvolver algo "fora da caixa".

William Esteves

Active member
Vou dar o que é a minha opinião face ao que vi todas as vezes que entrei num Tesla e pelo que tenho lido:
-Do ponto de vista do motor elétrico, têm a unidade com maior potência por unidade de espaço/peso, é inquestionável. Existem algumas substituições mas nada de grave face aos carros em circulação, a velocidade máxima é brutal uma vez que não recorre a caixas de velocidades. O único ponto que me deixa reticente é a quantidade de materiais nobres que estarão a usar, para já está tudo bem mas ficam muito sensível a flutuações dos preços da matéria prima.
-BMS, muito bom, consegue uma gestão muito boa da temperatura do pack. É atingido à custa do espaço/facilidade de produção.
-Bateria, usam uma química bastante agressiva é como desenharam um BMS adequado a coisa tem corrido bem. Nenhuma marca estabelecida vai arriscar um SOC ou taxa C próximo... Muito menos a Toyota. Não há nada de borla nem o Holly-Grail em baterias, há sempre concessões.
-Materiais do carro, fracos... Pintura super sensível, suscetível a riscos, saltarem pedaços... Interiores ‘vegan’ aparentam ser bons e resistentes. Plásticos do interior fracos para o segmento, estrutura metálica sujeita a corrosões precoces (Temos de lembrar que os TMS mais antigos a pouco passaram os 10anos, vamos ver quando chegarem aos 20).
-Ergonomia do carro, fraca. Para o segmento que se insere e devido à facilidade de produção a ergonomia dos sedans está completamente comprometida, muito mais atrás que à frente (atrás no TM3 parece que estamos numa banca antiga, daquelas da lareira).

Em forma de conclusão, a meu ver, a construção adequada irá aumentar e muito o custo de produção. Caso contrário, seria impensável (e a marca tem sorte em muitos proprietários aceitarem os ‘feitios’, eu não aceitaria) em carros do segmento e preço que a Tesla atua vermos coisas como:
-Água a entrar pelo pára-brisas;
-Lixo acumulado no interior do para choques;
-Borrachas com defeito ao fim de poucos meses;
-O vidro ter de ficar um pouco em baixo em climas frios para não estragar a porta;
-Ter de aplicar proteções à pintura para ter uma resistência adequada;
-Aceitar que o carro comprado a 6 meses é significativamente pior de quem compra agora;
-Montagens algo duvidosas;
Etc...

Carlos Costa

Moderator
Staff
Pois, havia quem dissesse que mal as marcas tradicionais se virassem para os EV, esmagavam a Tesla.... :)
Esmagar não é o termo correcto, mas seria expectável que dessem muito mais luta. As grandes marcas têm recursos enormes e é um pouco frustrante assistir a esta letargia e arrastar constante de promessas. A Tesla tem um foco muito bem definido, enquanto as outras marcas parece que andam cheias de incertezas e ao sabor dos ventos, em constante adaptação face às exigências conjunturais dos reguladores, governos e consumidores. Ainda hoje saiu uma noticia sobre um estudo recente que aponta para que os actuais diesel estejam a emitir 1000x mais partículas que o suposto!!! Perante isto, ainda há dúvidas sobre qual o caminho a seguir?

Carlos Costa

Moderator
Staff
Será? Parece-me muito mais fácil acertar o alinhamento de painéis do que recuperar todo um mundo de atraso a nível de software (até com afinação do hardware) e de hardware de eletrónica (eficiência dos motores, redução de cablagens, tecnologia de baterias, etc). No fundo, fazer um reset total a paradigmas de décadas de carros de combustão. Ainda por cima a Tesla não está parada e todos os anos dá saltos em frente....
Concordo com o Luís. No essencial a Tesla está muito mais desenvolvida. Motores, baterias, BMS, tecnologia...ou seja, o que realmente importa. O processo de fabrico é que ainda precisa de evoluir muito, isso é notório. Os índices de fiabilidade ainda continuam baixos, mas à custa de problemas minor, que a marca tem conseguido resolver. A construção não é, sequer, comparável ao que as melhores marcas europeias fazem, mas também não é assim tão má, vamos ser justos. Não me incomoda sobremaneira um carro com interiores a chocalhar e algumas folgas nos painéis, se no essencial cumprir. E no essencial os Tesla parece que cumprem exemplarmente.

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Esmagar não é o termo correcto, mas seria expectável que dessem muito mais luta. As grandes marcas têm recursos enormes e é um pouco frustrante assistir a esta letargia e arrastar constante de promessas. A Tesla tem um foco muito bem definido, enquanto as outras marcas parece que andam cheias de incertezas e ao sabor dos ventos, em constante adaptação face às exigências conjunturais dos reguladores, governos e consumidores. Ainda hoje saiu uma noticia sobre um estudo recente que aponta para que os actuais diesel estejam a emitir 1000x mais partículas que o suposto!!! Perante isto, ainda há dúvidas sobre qual o caminho a seguir?
Correto.
Só uma pequena anotação relativamente ao estudo, os diesel emitem essa alarvidade quando estão no processo de regeneração. Fazem-no muitas vezes, e o que mais assusta é que com o passar do tempo, e a capacidade de pulverização dos injetores a degradar-se, isso acontece com uma taxa crescente. A legislação/diretiva é bastante omissa quanto ao envelhecimento e acumular de horas de serviço destes veículos.

Alguma engenharia inversa pode resolver parcialmente o atraso dos construtores tradicionais. Jamais será assumido e há patentes a respeitar, mas não andam a dormir, todos já terão comprado, desmontado e examinado um Tesla até ao último parafuso...

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Quando a empresa vão-de-escada atribuiu e continua a atribuir a culpa de todos os seus problemas às engenharias está tudo dito.
Está cada vez mais difícil mostrar ao mundo a verdadeira vontade de liderar ambientalmente...

William Esteves

Active member
A este ritmo... Vamos ter primeiro UX300e’s na estrada que ID.3...

Só não sei como vão fazer com a média de emissões, é que a Toyota pode tomar a decisão (que não concordo) em atrasar a armada elétrica, já a VW...

E no entanto a Toyota tem cumprido escrupulosamente com todas as datas e todos os produtos, já a VW...

João Prates

Moderator
Staff
CKL
Por muita raiva que nos dê a estratégia da Toyota com o atraso na entrada do mundo BEV, a verdade é que continua a ser a única marca na europa que bate todas as outras em termos de metas ambientais. Desde há anos largos a esta parte (desde que me recordo na realidade) que tem sempre a frota ACTUAL a exceder as metas FUTURAS da CE no que respeita a emissões.

E isso é preciso dizer claramente e alto e bom som, PARABÉNS TOYOTA.
Nós é que somos perfeccionistas e dizemos também PODIAM E DEVIAM FAZER AINDA MELHOR!

Última edição:

Telmo Salgado

Moderator
Staff

cito:

The root cause of the software issue is reportedly “too hastily” developed all-new basic architecture of the software, which we guess is difficult to correct now, under pressure. Various parts of the system "did not cooperate efficiently, leading to dropouts".

Additionally, Volkswagen reportedly lacks programmers that would be able to solve all those problems. On top of that, some "important managers" departed.

The article is full of sentences like: “It’s No Longer A Laughing Matter,” “It is an absolute disaster,” “We just can’t get the people.”

As coisas não estão famosas para o maior construtor do mundo, infelizmente o mais "publicitário".
Vamos lá, malta da vag, um pouco de discernimento e construam-no!

William Esteves

Active member
Pelo menos para já ainda não voltaram a adiar a entrega para o Verão, o que é um ponto positivo.

Confesso que estou bastante ansioso para os começar a ver na estrada, aparentam ter um equilíbrio desempenho vs preço incrível!

Top Inferior