VW.ID3 - o novo Golf?

João Prates

Moderator
Staff
Aguardamos ansiosamente os primeiros testes dinâmicos a sério.

De interiores e qualidade dos materiais acho que já temos o suficiente, agora queremos ver opiniões na estrada. :)

Entretanto aparecem os primeiros preços para o ID3:

Preços da versão 1st(limitada, os primeiros que serão entregues e com bateria de 58kWh úteis):

1st ligeiramente abaixo dos 39K
1st Plus ligeiramente abaixo dos 46K
Não sei porque é que nem sequer estou surpreendido :rolleyes: :rolleyes:

João Prates

Moderator
Staff
Um pouco altos os preços, mas apenas ligeiramente acima das minhas expectativas.

SE, e estamos a falar de um ENORME "se" a qualidade de construção e do produto estiverem em linha com o expectável, o preço não destoa.

A capacidade da bateria é elevada, e gizmos como a augmented reality não são propriamente baratos...

Diria que all in all aparenta ser um bom produto, mais um, que vem reforçar as escolhas de que todos nós podemos beneficiar, e isso só pode ser interpretado como positivo.

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
Concordo. Acho o preço ligeiramente acima do que era o "normal" do segmento 3 alto...Mas comparando com Peugeot e-208, o vw quase parece um bom negócio.
Ao vw só lhe resta existir, nem tem de se esforçar muito por chegar, ver e vencer.

João Prates

Moderator
Staff
LoL conhecendo-te como conheço esse post deve-te ter "custado como tudo" a sair do teclado... LoL... :devilish:

Bela demonstração de agnosticidade, muito bem caro @Telmo Salgado , muito bem mesmo!

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
Claro como água, um espaço interior destes e uma bateria grande, faz mossa na concorrência.
Não posso criticar a vw, apenas referir que apesar de não permitir que nenhum euro meu vá para essa companhia, tentarei olhar para estes produtos com a objetividade que merecem.

Luis Neves

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
Conhecidos os preços, confirma-se a minha profecia: a VW a cumprir todas as promessas, exceto o preço (equivalente a um Golf diesel... :unsure: ).

Ligeiramente melhor que a concorrência, mas apenas ligeiramente. Entre um SR+ por 49k e um ID.3 MR de 46k, com autonomias semelhantes e sem rede de superchargers na VW, a escolha não me parece difícil. E ainda é preciso dizer que o m3 é de segmento superior.

Já estou a ver que a versão LR vai para os 55k e fica encostada ao m3 AWD.

Manisfestamente na questão dos preços é preciso um esforço adicional....

Joel Sousa

New member
À questão "ID3, o novo Golf?" a resposta é mais ou menos óbvia. A estratégia atual é igualzinha à de há 45 anos atrás! O ID3 não é o primeiro elétrico compacto com autonomia decente, como o Golf mk1 não foi o primeiro hatchback do segmento C. Mas um foi, e o outro arrisca-se a ser, o primeiro a ser um sucesso estrondoso e a ditar as regras para os outros todos. E depois vêm 4 ou 5 derivados dentro do mesmo conceito, como nos anos 70 aconteceu com a gama toda do Giugiaro.

Isto é a VW a ser VW. Na hora do aperto, reinventa-se e salva-se para as décadas seguintes. Podem não ser os melhores, em termos absolutos, em nada, mas são equilibrados e sabem vender o seu produto.

A VW, enquanto me lembrar do Dieselgate (conduzo um exemplar diariamente), não me vende nem mais um parafuso. Acredito até que o Dieselgate lhes vai dar muito lucro. Implodiram o diesel (para todos os construtores) a curto/médio prazo. Implodiram a tecnologia para a qual já não tinham a melhor proposta, quando já tinham na manga híbridos plug-in e elétricos.

Acredito que não foi só trafulhice. Foi também estratégia. E hoje, como em 1974 com o Golf mk1 e como no início dos anos 90 com os TDi, vão arranjar maneira de ditar as regras por uns bons tempos até terem de se reinventar outra vez.

São os herdeiros do carro do povo, encomendado pelo Hitler. Se venceram esse estigma, um Dieselgate é "peanuts".

Edit: Cumpre também no preço de um Golf Diesel... se for o GTD,

Permite-me discordar Joel. A VW, que foi capaz de produzir carros lendários como o Carocha, a Type 2 e o Golf, foi capaz de levar a cabo a maior trafulhice de que há memória no mundo automóvel! Não foi estratégico, ninguém iria brincar com o fogo dessa forma. Foi, sim, uma aldrabice inqualificável, uma manobra que envergonha a marca e a irá manchar para toda a vida. Será sempre recordada como a marca que andou anos a brincar com a saúde de milhões de seres humanos de forma propositada!! A VW não merecia os dirigentes de m.... que teve (ainda terá?)!!

O ID3 é uma lufada de ar fresco, mas teremos de esperar para ver se será o eléctrico do povo ou apenas mais uma promessa por cumprir!

Joel Sousa

New member
Carlos, o dieselgate foi e ainda está a ser péssimo para a imagem da VW. São 11 milhões de carros. Para mim é inconcebível tal amadorismo numa empresa com a dimensão da VW. Por outro lado, são 11 milhões de clientes, em potencial, perdidos para sempre.

Não posso garantir que seja verdade, se pudesse estaria milionário, mas há qualquer coisa que me faz acreditar numa implosão propositada do diesel, depois de terem tecnologia para fazerem o que estão a fazer.

Sou cliente VW, não de agora, de há 15 anos. São já 4 carros da marca, e revolta-me ter sido completamente aldrabado com o dieselgate, quer na compra, quer na proposta de "solução", que mais não é do que exterminar estes carros o mais depressa possível. E isto é coisa para me afastar da marca por muito tempo... Foi demasiado mau.

Com outra política de empresa, estaria a juntar dinheiro para um GTE, e não à procura de uma solução que me agrade dentro de outras marcas.

Top Inferior