Utilização de Gasolina 95 vs 98 nos híbridos

Pedro Tiago

Active member
Cliente Ecowatt
Na sequência do meu irmão ter comprado um HSD, perguntava-me há dias qual a gasolina com que devia encher o depósito, disse-lhe que não havia vantagem nenhuma na 98 e que sempre meti 95, e depois quis justificar recorrendo a um post do antigo prius-pt... que não consegui encontrar, lembro-me que tinha a ver com a energia de ambas e com o próprio ciclo do motor (acho), mas não fui capaz de reproduzir.

Alguém se recorda onde está essa explicação para poder recuperá-la para aqui?

Obrigado

Bruno R. Almeida

Active member
@Pedro Tiago, não tenho conhecimento sobre o tema das densidades energéticas, mas lembro-me de ler no manual do Prius 2G que a gasolina teria um "valor mínimo" de 91 octanas.

Por isso 95 octanas deve dar e sobrar!

Nos primórdios do meu ImBatível, fiz uma serie de testes, nomeadamente 5 tanques cheios de 95 + 5 tanques cheios de 98 e as diferenças eram pequenas nos consumos 0.5l/100km desfavorável para a gasolina 98 octanas.

A única vantagem que tinha no abastecimento de gasolina 98 octanas era em viagens prolongadas e em terrenos acidentados/montanhosos (viagem Lx-Viseu). A sensação é que o carro ficava mais agitado, nervoso, disponível.

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
A gasolina 98 possui ligeiramente menos energia por litro (por ser menos denso), mas uma melhor tolerância à compressão (resistência à detonação), beneficiando a relação entre ignição no ponto e a combustão, melhorando o ciclo termodinâmico téorico. Só que o "nosso" Atkinson tem pouca compressão real (apenas uma alta expansão), os benefícios são muito pequenos.
Ao ter menos energia por litro, o consumo sobe também ligeiramente.

(ver effects)

Bruno R. Almeida

Active member
@Pedro Tiago, compreendo as tuas contas.

Sendo gestor de base, as minhas contas foram em termos médio as seguinte:s em média a cada 150€ em combustível, gastaria mais 15€ se utilizar gasolina 98 octanas.

Fundamentalmente 15€ é dinheiro que pode ser usado em muito outras coisas mais agradáveis. Dai preferir sempre a gasolina 95, até porque como referi o manual indica que até com gasolina 91 octanas funciona.

O que eu não dispensava era ser aditivada.

Top Inferior