Conforme narrei neste post, o meu Dare Devil teve a infelicidade de sofrer um acidente no passado dia 24 de Janeiro, era sexta-feira à noite.
Pouco depois do acidente ocorrer por sorte ia a passar uma viatura da PSP que encostou para auxiliar os condutores, e sem stress a própria PSP ajudou a preencher a declaração amigável (DA).
Pelo descrito e documentado na DA, era por demais evidente de quem era a responsabilidade, batida por trás, com condutor a mudar de faixa, o meu carro na faixa dele... open and shut case.
Na 2ª feira participei o sinistro tanto à minha companhia (Tranquilidade) como à companhia do outro veículo (Seguro Direto - grupo AGEAS), pedindo viatura de substituição.
Logo na 3ª feira, menos de 24h depois da participação, a Seguro Direto confirma a recepção da queixa e informa ter já assumido a responsabilidade e comunicado essa aceitação à Tranquilidade. Dizem para eu coordenar tudo com a minha companhia, que era um caso IDS, a Tranquilidade logo lhes enviava a conta no final, por eles estava tudo OK.
A primeira má surpresa chega quando ao perguntar à Tranquilidade porque motivo não tinham ainda reservado viatura de substituição, fico a saber que não tenho direito!
Eu tinha a certeza absoluta que tinha dito a quem me tratou do seguro que queria viatura de substituição como cláusula da apólice, portanto fiquei a ferver, e fui à procura do contrato.
Relendo por alto as cláusulas do contrato estava lá de facto a viatura de substituição, mas... pormenor maquiavélico, só no caso de avaria, roubo, etc, tudo menos sinistro!
Mas que raio de sentido faz isto!?!? Uma pessoa compra carro novo, um Toyota ainda por cima, com fiabilidade incrível, e a Caetano Auto mete-me viatura de substituição em caso de avaria!?!?
Podem imaginar os nomes "bonitos" que me passaram pela cabeça, e o quanto reclamei ao telefone com a MDS Auto Toyota, é de uma incompetência e falta de profissionalismo tremendo.
No mínimo dos mínimos quando disse que queria viatura de substituição deviam ter explicado que havia várias opções, e perguntado qual era a que eu pretendia, coisa que não fizeram.
Estava por isso sem carro, e não ia ter carro de substituição até ser dada ordem de reparação do Dare Devil. Bonito!
Por insistência minha, foi marcada peritagem ao Dare Devil para 4ª feira. Nesse dia de tarde a oficina confirmou-me ter sido feita de manhã, mas... surpresa... ficou condicional...!!!
Ficou condicional porque até 5ª feira, a Tranquilidade dizia não ter ainda validado a responsabilidade do acidente (!?!?), quando eu sabia que a Seguro Direto o tinha assumido logo na 3ª feira.
Só na 5ª feira confirmam a aceitação da responsabilidade pela Seguro Direto, mas... ainda não podem dar ordem de reparação... o processo ainda está "em análise"... e dali não passavam!
Como devem imaginar, o meu stock de paciência estava mais que esgotado. Um acidente em que não responsabilidade, e continuo sem carro e sem sequer ser dada ordem de reparação.
Um pesadelo.
Devo dizer que durante a semana foram feitas inúmeras chamadas telefónicas, perdi imenso tempo, uma das chamadas levou 50 minutos (!) entre atendimento e de espera, por exemplo.
As pessoas do call center da Tranquilidade não têm poder nenhum, não sabem explicar nada, não conseguem falar com ninguém, apenas lêem a info que têm em sistema e nada mais.
Um suplício!
1 semana após o sinistro, na passada 6ª feira, finalmente passaram a peritagem a definitiva, e foi disponibilizada uma viatura... ICE, ou quando muito um HSD cedido pela oficina.
Referi que o Dare Devil era um PHV, que no dia a dia não gastava gasolina nenhuma, e que não podia ser prejudicado ficando com um ICE, ou me davam um PHV ou um EV, ICE nunca.
Para minha surpresa, e depois de mais uma carrada de telefonemas, emails de confirmação, e muita paciência esgotada, a conclusão num primeiro momento foi:
1) A Tranquilidade não prevê viaturas de substituição PHV ou EV para donos deste tipo de viaturas sinistradas;
2) A Tranquilidade não aceita pagar despesas de combustível com viaturas de substituição.
Obviamente não aceitei estas respostas, e dei como exemplo a OK Teleseguro que já por 2 vezes me aluga BMW i3 na Europcar quando activo a cobertura de viatura de substituição.
Resposta da Tranquilidade: "Não podemos comentar o que as outras companhias fazem, nós não suportamos aluguer de viaturas eléctricas."
Patético.
Depois de mais umas quantas chamadas telefónicas fiquei a saber que o que se passa é que a Tranquilidade não tem previsto nos acordos/contratos com as rent-a-car viaturas eléctricas!!!
Por isso não as cedem, em pleno século XXI, em 2020, a Tranquilidade não prevê a assistência a viaturas PHV ou EV, e acha que os donos deste tipo de viaturas se tem calar e "comer" com ICEs!!!
Como já fazia uma semana que estava sem carro, como a oficina tinha HSD disponível para entrega, consegui após muita insistência convencer a gestora de sinistro a aceitar pagar o combustível.
Assim com muita chatice, muito arreliar e zangas telefónicas, acabei por trazer um Corolla híbrido para casa, com a garantia que a Tranquilidade excepcionalmente paga as facturas de gasolina com a matrícula do carro descriminada. E na perspectiva deles estão-me a fazer um favor excepcional!
Só vos digo, foi um INFERNO esta semana, o atendimento da Tranquilidade foi sempre miserável, exceptuando a última pessoa que me atendeu, e que realmente percebeu o ridículo da situação e o quanto estava a ser prejudicado, fez questão de falar com a gestora do sinistro para a fazer ver o problema. O meu obrigado à profissional Sonia Pereira do call center Tranquilidade, foi a única que se portou à altura.
É certo e sabido, quando terminar a anuidade do seguro salto imediatamente para a OK Teleseguro que até agora tem-me tratado sempre bem, sem estes problemas, sem stress algum.
Ficar 1 semana inteira sem carro, e a ter de passar 1 hora por dia ao telefone com a Tranquilidade, a minha própria companhia, para se mexerem e fazerem afinal aquilo para que lhes pago...
Uma semana sem carro, e sem ter tido culpa nenhuma do acidente!
TRANQUILIDADE NUNCA MAIS!
Se têm seguro na Tranquilidade, cuidado com a cláusula de viatura de substituição, têm de ter a opção VIP PLUS de assistência em viagem (VIP não chega) para ter carro em caso de acidente, e se o vosso carro é um PHV ou EV podem esquecer receber de substituição um PHV ou EVs, não vos alugam!
Tranquilidade só mesmo de nome, seria mais realista meter um "IN" como prefixo.
Pouco depois do acidente ocorrer por sorte ia a passar uma viatura da PSP que encostou para auxiliar os condutores, e sem stress a própria PSP ajudou a preencher a declaração amigável (DA).
Pelo descrito e documentado na DA, era por demais evidente de quem era a responsabilidade, batida por trás, com condutor a mudar de faixa, o meu carro na faixa dele... open and shut case.
Na 2ª feira participei o sinistro tanto à minha companhia (Tranquilidade) como à companhia do outro veículo (Seguro Direto - grupo AGEAS), pedindo viatura de substituição.
Logo na 3ª feira, menos de 24h depois da participação, a Seguro Direto confirma a recepção da queixa e informa ter já assumido a responsabilidade e comunicado essa aceitação à Tranquilidade. Dizem para eu coordenar tudo com a minha companhia, que era um caso IDS, a Tranquilidade logo lhes enviava a conta no final, por eles estava tudo OK.
A primeira má surpresa chega quando ao perguntar à Tranquilidade porque motivo não tinham ainda reservado viatura de substituição, fico a saber que não tenho direito!
Eu tinha a certeza absoluta que tinha dito a quem me tratou do seguro que queria viatura de substituição como cláusula da apólice, portanto fiquei a ferver, e fui à procura do contrato.
Relendo por alto as cláusulas do contrato estava lá de facto a viatura de substituição, mas... pormenor maquiavélico, só no caso de avaria, roubo, etc, tudo menos sinistro!
Mas que raio de sentido faz isto!?!? Uma pessoa compra carro novo, um Toyota ainda por cima, com fiabilidade incrível, e a Caetano Auto mete-me viatura de substituição em caso de avaria!?!?
Podem imaginar os nomes "bonitos" que me passaram pela cabeça, e o quanto reclamei ao telefone com a MDS Auto Toyota, é de uma incompetência e falta de profissionalismo tremendo.
No mínimo dos mínimos quando disse que queria viatura de substituição deviam ter explicado que havia várias opções, e perguntado qual era a que eu pretendia, coisa que não fizeram.
Estava por isso sem carro, e não ia ter carro de substituição até ser dada ordem de reparação do Dare Devil. Bonito!
Por insistência minha, foi marcada peritagem ao Dare Devil para 4ª feira. Nesse dia de tarde a oficina confirmou-me ter sido feita de manhã, mas... surpresa... ficou condicional...!!!
Ficou condicional porque até 5ª feira, a Tranquilidade dizia não ter ainda validado a responsabilidade do acidente (!?!?), quando eu sabia que a Seguro Direto o tinha assumido logo na 3ª feira.
Só na 5ª feira confirmam a aceitação da responsabilidade pela Seguro Direto, mas... ainda não podem dar ordem de reparação... o processo ainda está "em análise"... e dali não passavam!
Como devem imaginar, o meu stock de paciência estava mais que esgotado. Um acidente em que não responsabilidade, e continuo sem carro e sem sequer ser dada ordem de reparação.
Um pesadelo.
Devo dizer que durante a semana foram feitas inúmeras chamadas telefónicas, perdi imenso tempo, uma das chamadas levou 50 minutos (!) entre atendimento e de espera, por exemplo.
As pessoas do call center da Tranquilidade não têm poder nenhum, não sabem explicar nada, não conseguem falar com ninguém, apenas lêem a info que têm em sistema e nada mais.
Um suplício!
1 semana após o sinistro, na passada 6ª feira, finalmente passaram a peritagem a definitiva, e foi disponibilizada uma viatura... ICE, ou quando muito um HSD cedido pela oficina.
Referi que o Dare Devil era um PHV, que no dia a dia não gastava gasolina nenhuma, e que não podia ser prejudicado ficando com um ICE, ou me davam um PHV ou um EV, ICE nunca.
Para minha surpresa, e depois de mais uma carrada de telefonemas, emails de confirmação, e muita paciência esgotada, a conclusão num primeiro momento foi:
1) A Tranquilidade não prevê viaturas de substituição PHV ou EV para donos deste tipo de viaturas sinistradas;
2) A Tranquilidade não aceita pagar despesas de combustível com viaturas de substituição.
Obviamente não aceitei estas respostas, e dei como exemplo a OK Teleseguro que já por 2 vezes me aluga BMW i3 na Europcar quando activo a cobertura de viatura de substituição.
Resposta da Tranquilidade: "Não podemos comentar o que as outras companhias fazem, nós não suportamos aluguer de viaturas eléctricas."
Patético.
Depois de mais umas quantas chamadas telefónicas fiquei a saber que o que se passa é que a Tranquilidade não tem previsto nos acordos/contratos com as rent-a-car viaturas eléctricas!!!
Por isso não as cedem, em pleno século XXI, em 2020, a Tranquilidade não prevê a assistência a viaturas PHV ou EV, e acha que os donos deste tipo de viaturas se tem calar e "comer" com ICEs!!!
Como já fazia uma semana que estava sem carro, como a oficina tinha HSD disponível para entrega, consegui após muita insistência convencer a gestora de sinistro a aceitar pagar o combustível.
Assim com muita chatice, muito arreliar e zangas telefónicas, acabei por trazer um Corolla híbrido para casa, com a garantia que a Tranquilidade excepcionalmente paga as facturas de gasolina com a matrícula do carro descriminada. E na perspectiva deles estão-me a fazer um favor excepcional!
Só vos digo, foi um INFERNO esta semana, o atendimento da Tranquilidade foi sempre miserável, exceptuando a última pessoa que me atendeu, e que realmente percebeu o ridículo da situação e o quanto estava a ser prejudicado, fez questão de falar com a gestora do sinistro para a fazer ver o problema. O meu obrigado à profissional Sonia Pereira do call center Tranquilidade, foi a única que se portou à altura.
É certo e sabido, quando terminar a anuidade do seguro salto imediatamente para a OK Teleseguro que até agora tem-me tratado sempre bem, sem estes problemas, sem stress algum.
Ficar 1 semana inteira sem carro, e a ter de passar 1 hora por dia ao telefone com a Tranquilidade, a minha própria companhia, para se mexerem e fazerem afinal aquilo para que lhes pago...
Uma semana sem carro, e sem ter tido culpa nenhuma do acidente!
TRANQUILIDADE NUNCA MAIS!
Se têm seguro na Tranquilidade, cuidado com a cláusula de viatura de substituição, têm de ter a opção VIP PLUS de assistência em viagem (VIP não chega) para ter carro em caso de acidente, e se o vosso carro é um PHV ou EV podem esquecer receber de substituição um PHV ou EVs, não vos alugam!
Tranquilidade só mesmo de nome, seria mais realista meter um "IN" como prefixo.
Última edição: