Hummm...
1º que tudo...
É bom ver mais um PHV competente na estrada, que não é mais um frankenstein, i.e. o Clarity preocupa-se (um pouco) com os consumos.
Pena que não esteja disponível na Europa, ou está/estará?
Mas depois...
É preciso ver que sou extremamente exigente e picky no que concerne a PHVs. Tenho aquele que para mim é o PHV mais competente do mercado, por isso é natural que esteja "bem habituado".
Não vou comentar os aspectos estéticos, porque são claramente subjectivos, para além de apenas referir que acho o carro feio que baste por fora. mas não seria isso que me impedia de o comprar.
Portanto na minha opinião depois de ver o vídeo (e apenas com essa info)...
O interior parece-me muito espaçoso, mais espaçoso que o meu PHV, nesse aspecto pelas imagens parece que ganha. Terei de esperar pelas cotas interiores para confirmar.
A qualidade dos materiais pelo que o YouTuber descreve também está a muito bom nível, pelo que nesse particular o carro parece ter bons argumentos.
Em cima escrevi que se preocupa (um pouco) com os consumos. E porque é que escrevi "(um pouco)"?
Porque não consigo perceber o que raio tinha a Honda na cabeça ao optar por um sistema Range Extender para um carro com uma bateria de apenas 17 kWh! WTF?
Sim, leram bem, se ainda não viram o vídeo aqui fica o spoiler alert: No final do range EV o MCI comporta-se como gerador segundo o YouTuber.
Ou o indivíduo não percebeu bem como funciona o carro, ou eu não percebo de todo a Honda. Espero que seja a primeira, mas duvido.
E digo que duvido porque a fuel economy do carro, um modelo 2020, é pior que a do Toyota Prius de há 10 anos atrás, é pior que um Prius 3G!!!
Tendo consciência que é um híbrido série, não me admira, até me admira é conseguir chegar perto (embora pior) que o Prius 3G. Mas caramba, um híbrido série!?!?! A sério!?!?
A economia do modo EV também deixa muitíssimo a desejar, senão vejamos: Uma bateria de 17 kWh mal dá para 80 km? O Prius 4G PHV faz mais de 50 com menos de 9 kWh!
Claro que aqui pode jogar a janela de SoC disponível, e nesse capítulo, i.e. dados técnicos, o vídeo é uma nulidade e não ajuda a esclarecer.
O Prius 4G PHV faz os 50 km com 6 kWh úteis.
Sobre o Clarity PHV não sabemos o que dizer da capacidade útil.
Fecho o post voltando ao princípio:
O carro está muito melhor que o que vemos por cá em moda na Europa agora: SUVs e/ou frankesteins com mais de 2 toneladas e consumos dignos de Mary Shelley!
Agora comparando com o melhor que se faz, com o benchmark dos PHVs... é fraquito, o que é pena, vejo uma Honda a desaparecer sem produtos inovadores como tinha no passado.
Vamos a ver se o "Honda e" a salva nesse capítulo.