Um Soul na minha garagem!

Ricardo Pereira

THE Bus Driver
E eis que de repente me aparece isto na minha garagem...
IMG_20210127_161011.jpg
IMG_20210127_161029.jpg
Um Kia Soul de 27kw de 2016 para testar uns dias.
Para primeiro teste, deslocação trabalho-casa fiz média de 14.6kwh.
O silêncio a bordo é priceless e o carro é bastante confortável com bastante equipamento e tem uma coisa que gosto muito que é a posição de condução mais elevada.
Um agradecimento ao stand EVLine pelo empréstimo do carro para testar por uns dias antes de decidir se fico com outro Soul que eles acabaram de receber.

IMG_20210127_160948.jpgIMG_20210127_161000.jpgIMG_20210127_161043.jpg
Recebi o carro com carga completa, marcava 170kms de autonomia, aqui já tinha perdido 1km...

IMG_20210127_160316.jpg
...à noite, quando cheguei a casa, foi tirar o carregador da mala e toca de dar eletrões, tinha 79% de autonomia e dava um tempo de carga em tomada doméstica de 3h30 até aos 100%
IMG_20210127_161102.jpgIMG_20210127_221047.jpg

O dia de hoje foi tempo de fazer testes e para já fiquei a saber que:
no percurso casa-trabalho, cerca de 34km, com caixa em B e com média inicial de 14.6kw/100km, cheguei ao trabalho com 85% de autonomia, indicação de 143km restantes e média de 13kw/100km.
No percurso trabalho-casa (percurso diferente do anterior) mas os mesmos kms, com caixa em B, cheguei a casa com 65% de autonomia, indicação de 105km restantes e média de 13.3kw/100km.

A minha ideia é voltar a fazer o mesmo percurso de tarde sem carregar para ver com que autonomia chego a casa. Na vossa opinião acham que consigo chegar a casa ou vou ficar a meio caminho?

Carlos Costa

Moderator
O Soul é uma alternativa interessante, contudo não é dos EV's mais eficientes (o fator aerodinâmico tem o seu peso). Não sei que tipo de utilização o carro teve anteriormente ao teu test drive, dado que isso impacta na estimativa de autonomia, mas 170km com o SOC a 100% parece muito pouco.

Ricardo Pereira

THE Bus Driver
É a versão de 27kw. O carro tem cerca de 57000km.
Por acaso no porta luvas tinha a folha com o teste feito na Kia e indicava SOH de 100%, vale o que vale.
Verdade que não é o EV mais eficiente fruto do formato quadrado que impacta na aerodinâmica e consequentemente nos consumos, embora ache que 13kwh/100km não seja muito mau.
A questão é que como alternativa e tendo em conta preços, temos o Zoe e o Leaf MK1 a competir com o Soul e, sabendo o que andei a ler aqui neste fórum e noutros, o Soul deve ser o que me poderá dar mais garantias de fiabilidade da bateria de tração.

Ricardo Pereira

THE Bus Driver
Neste primeiro teste foino que consegui fazer, 13khw com parte do percurso em descida e plano (N8 entre Venda do Pinheiro até Loures e depois Cril até à Pontinha) e no regresso 13.3kwh o inverso mas em vez de fazer a N8 toda que é quase sempre a subir, em Lousa viro para Negrais onde é estrada de serra mas depois tenho uma estrada aberta com algumas descidas até casa e este foi o percurso onde consegui melhores médias com o Prius pelo que com o Soul deverá também ser o ideal.

Agora uma pergunta, com BEV devemos aplicar o mesmo tipo de condução que temos num HV, ou seja, antes de uma subida devemos acelerar mais para aproveitar o balanço? E a caixa, será melhor andar em D ou B?

Telmo Salgado

Moderator
É bastante diferente em termos de aceleração, não existe uma estratégia, exceto a de quando menor for a velocidade melhor (aerodinâmica).
Não tenho um EV e o que conduzi foi apenas test drive.

Já em relação a D ou B, parece-me que o maior proveito é reduzir as regenerações ao mínimo indispensável, pelo que o B não é a melhor estratégia senão nas descidas prolongadas. Mas o acréscimo de consumo num EV é pequeno.

Ricardo Pereira

THE Bus Driver
Ora bem, todas as viagens que fiz registei os dados para comparar todas as viagens e após os resultados iniciais que mencionei uns posts acima, queria completar que dos 136 kms que fiz num dia em deslocação trabalho casa constatei que:
Terminei o dia com 50km de autonomia, 29% de carga restante e 12.8kwh/100km.

Hoje, após 9h30 de carga que se ficou pelos 92% e uma autonomia de 157km,
a média já baixou para os 12.6kwh/100km e já consigo ver que para o trabalho gasto certa de 13 a 15% de carga e para casa gasto cerca de 20 a 22%.

Ah, e estou apaixonado pela mobilidade elétrica e o carro, que não sendo assim tão bonito, vira cabeças e quando me cruzo com conhecidos dizem que o carro é bonito 😁

Léo Grova

Well-known member
D!
Drive, for sure!
Em todo o tempo que tenho, o Prius, por exemplo ( que tem B) só uma unica vez, senti necessidade de usar o B. A descer a Arrábida. E senti isto, poque em D, sentia o carro muito solto. Ou seja a regeneração standard, pareceu-me inadequada, em termos de segurança, para uma descida tão longa e inclinada.

Sem consultar nada, diria que esta é a funcionalidade para o modo B.

Ricardo Pereira

THE Bus Driver
@Joao Ferreira, sim ponderei a hipótese do Ioniq e gostaria dessa opção pelo fator aerodinâmico que ajuda a ganhar mais uns kms na autonomia mas há o fator preço.
O Soul de 27kw tem um preço inferior ao Ioniq de 28 kw. E depois temos a questão da retoma do Prius.
Os stands de EVs não aceitam fumarentos como retoma, mesmo que sejam Prius e eu preciso vender o Prius para ter dinheiro suficiente para o BEV e mesmo assim já estou a "esticar a corda" no valor.
Se fosse um Ioniq era ainda pior.

O stand que referi mais acima tem um stand de EVs e outro de fumarentos que serve mesmo para as retomas essencialmente.

No entanto nada está garantido. O Soul que me poderá estar destinado só chegou a Portugal na 5feira, vai ser legalizado, vai à manutenção, preparação e só depois é que decido se fico com ele ou não.

Ricardo Pereira

THE Bus Driver
Após entrega da viatura que me foi emprestada para test drive constatei que nestes dias fiz no total 295km e tive um consuno médio de 12.8kwh/100km.
Ainda tive de oportunidade de testar a minha ficha OBD e retirei os seguintes dados:
Screenshot_20210131_194843_com.evranger.soulevspy.jpgScreenshot_20210131_194824_com.evranger.soulevspy.jpgScreenshot_20210131_194836_com.evranger.soulevspy.jpg
Querem tentar ajudar a traduzir os dados?

Telmo Salgado

Moderator
Tem um OBD DtcCode ativo? Estranho.
Também estranho esse SOH de 110%.
Piorei a tradução! :oops:

quanto aos 110% de SOC pode ser uma questão do software que estas a usar ou então é feitio...

Retirado da net:
For cars prior to 2017 with an original BMS we know that there is a 10% buffer of battery capacity that is lost before any loss of usable capacity occurs. We see this when comparing our own data with the GDS reading for SOH taken by the Kia service tech. Hence on Torque you start with 110% SOH.

We do not know if the BMS algorithm for calculating SOH has changed in later cars. We do not know if the way the BMS handles the buffer has changed. For example the new 30kWh Soul EV may work the same as our cars. Hence on Torque you can start with 110% SOH. But we won't know for sure until someone compares our readout with the GDS reading for SOH taken by the Kia service tech. And that can only be done once the usable capacity has gone below 100%. We need to wait for 2 years!

Ricardo Pereira

THE Bus Driver
Quanto ao código DTC poderá ter a ver com o facto de o ecrã de infotainment não estar a funcionar?
Um dos carros que o rapaz do stand importou trazia uma avaria no ecrã e então tem vindo a repassar o ecrã à medida que ia vendendo os carros. Como este ficou para último foi o que ficou com a fava até o vendedor original resolver a questão até para ele poder vender o carro.

Quanto à questão do SOH fiquei a pensar se não poderia ser devido ao facto das baterias terem mais capacidade do que os 27kw mas só estes é que são utilizáveis.
O carro já vai fazer os 5 anos e ainda mostra os 110%.

Top Inferior