Toyota Prius Prime (PHV) "A fuel-sipping supercar"

Telmo Salgado

Moderator
Apesar da magnificência técnica do 4GPHV, que a todos espanta (e a mim que sou adepto incondicional) e produz resultados excelentes para o ambiente, os resultados nas vendas na Europa são uma desilusão...

The three-month period ended with just 631 Toyota Prius Prime (aka Prius Plug-in Hybrid) sales, which is 0.23% of the total. On the positive side, almost 11% of Prius buyers opted for a PHEV.

Notem que os Prius buyers são referidos aos que escolheram o modelo 4G HV, 4G PHV e Prius +!
O 4G HV vendeu 1112, o Prius + 4113 unidades...

Se uma parte das vendas potenciais falhadas se poderá atribuir aos 4 lugares que ainda haviam em stock, o que faltará a esta peça de engenharia para granjear novos donos?
Tenho o pressentimento que o preço e a potência total do sistema poderá ter alguma fração de responsabilidade, porque todos temos visto o sucesso das opções "power" da Mercedes e BMW (e o ubíquo 330e), e até os "GTE" da vw. A malta quer é carros de empresa com benefícios fiscais, e bastante potentes! :confused:

João Prates

Moderator
CKL
Os 4 lugares, sem dúvida, e a mala, que existe muito mais gente a pensar como o @Luis Neves do que se pode supor.
Eu próprio no Prior Velho já vi um casal interessado no carro, estava tudo a ir muito bem, até que abrem a mala... e a expressão de horror nas faces foi esclarecedora... foi um virar costas instantâneo com total descrédito para a máquina.

Tenho o pressentimento que o preço e a potência total do sistema poderá ter alguma fração de responsabilidade, porque todos temos visto o sucesso das opções "power" da Mercedes e BMW (e o ubíquo 330e), e até os "GTE" da vw. A malta quer é carros de empresa com benefícios fiscais, e bastante potentes! :confused:
Acho que existem dois universos distintos para estes carros:
  • Familias - Nas famílias querem grandes malas... oops... não tem...
  • Empresas - Nas empresas os executivos querem potência, porque a ela estão habituados das berlinas alemãs... oops... 120cv???
Game Over.

EDIT: Tipos como o @Telmo Salgado, @João Prates e outros que tal, que previligiam racionalidade e baixo TCO são os tais 631 que compraram o PHV...

EDIT2: Queria dizer tipos como o @Luis Neves e o @João Prates ahahahah

Última edição:

Telmo Salgado

Moderator
Será que o novo RAV4PHV, ao juntar a mala à potência, possa melhorar estas vendas de plug-ins?
Só que é à custa de consumo :cry:

Luis Neves

Moderator
O Prates está inspirado e disse mesmo tudo....

Antes de comprar o PHV fiz um ensaio ao BMW 225xe, carro que me agradou não por ser BMW, mas por ter uma boa mala e bastante espaço num tamanho contido. Fiz um teste de autoestrada com a bateria esgotada para aferir os consumos e vi valores na casa dos 8 onde o Prius não chegava aos 5. Ficou logo de lado, e os quase 3 anos de convívio têm mostrado que se vive muito bem sem o 5.º lugar, e que a mala vai dando para as encomendas (tirando a chapeleira não é tão pequena assim).

Não tenho dúvida que em 95% das pessoas o raciocínio teria sido do tipo "dexa cá dar uma aceleradela", olha o BMW mexe-me melhor que o Prius, venha ele. São perspetivas...e ajudam a perceber a paranóia da Tesla em apresentar carros com acelerações brutais e investir muito mais em ir tirando uns décimos de segundo do que em produzir versões mais calmas mas mais eficientes.

Depois temos marketing zero, os comerciais da Toyota já se habituaram recorrendo a alguns chavões a venderem os HSD, mas não especificamente o Prius. É preciso argumentar com os pontos fortes em alternativa à concorrência, e não sabem quais são...

É um bom tema para outro tópico, mas acho que a era do Prius acabou. Em devido tempo a Toyota podia ter tornado o carro como o estandarte da tecnologia elétrica produzindo um BEV puro, entendeu não ir por aí. Com a massificação do HSD na gama e com a introdução de mais PHV noutros modelos, nada de especial resta para este modelo. Pelo vistos nem vai ser o primeiro EV da marca....ai ai, que desperdício.

Telmo Salgado

Moderator
O meu caderno de encargos era claro: 7 lugares, Prius+.
Não liga à ficha ainda, com pena minha, tinha dado a diferença (exemplo 4G HV - 4G PHV de olhos fechados).

O artigo não diz nenhuma mentira, mas a minha observação também é algo diferente... Achar que quem procura uma Prius+ podia ir para o Prius PHEV, não compreendo as condições mínimas do produto... Nomeadamente os 7 lugares do Prius+

A minha observação seria, dos 1743 Prius "4G" (à falta de melhor termo), 631 não se importaram do custo acrescido e da perda de mala (O 5º lugar foi entretanto resolvido), o que me parece um excelente resultado!

Querer comparar o Prius PHEV a qualquer outro modelo da Toyota, é igualmente parvo...

Na minha opinião, grande parte do insucesso do Prius PHEV deve-se em muito à equipa comercial... Antes de me decidir a esperar mais algum tempo e tentar dar o pulo directo para um BEV desde a chamadas por devolver, falta de respostas, falta de vontade na venda e até a curta experiência que tive do modelo no SAHE 2019 que foi em modo HV.... Aconteceu-me um pouco de tudo... Porque bem namorei o modelo, em vermelho... E desde que foi atualizado para os 5 lugares ainda mais... A maior sensação foi de que eles me estavam a fazer um favor em me vender o carro... Talvez ficavam condicionados por estacionar um Avensis de 1999 à porta do stand? Sinceramente, chegou a um ponto que deixei de querer saber...

João Prates

Moderator
CKL
grande parte do insucesso do Prius PHEV deve-se em muito à equipa comercial...
Antigamente, no tempo em que os animais falavam, a Toyota Portugal lia estes posts, e até participava nos posts...
Hoje nem isso temos, quanto mais... Mas concordo a 300% contigo, formação para 80% dos comerciais são férias e dias off, querem lá saber de perceber do que estão a vender.

Telmo Salgado

Moderator
O Telmo faz parte dos 0,01% da população que precisa de um SUV mas não gosta deles...:)

Fez bem em comprar o Prius+, que já deve ser um dos últimos moicanos no mercado - em breve, para famílias, apenas haverá SUV´s.
De facto sou totalmente alérgico ao conceito, nunca o percebi....
Mas também não percebo como eu precisaria de um, já que o requisito de 7 lugares e espaço só encontra existência nos SUV de tamanho segmento D, uns autocarros de roda alta e larga, caixotes com altura ao solo, que não me merecem qualquer crítica positiva no que ao ambiente diz respeito, nem ao conforto e qualidade da condução. Um ligeiro ou MPV serve, adequa-se e recomenda-se. 💪

Carlos Costa

Moderator
O 4G HV vendeu 1112, o Prius + 4113 unidades
O Prius+, com uma evolução mais "antiga" do HSD conseguiu vender quase 4x mais que o 4G... É obra!!! E não é difícil perceber as razões dessa diferença, basta colocar os dois carros lado a lado. Estou seguro que nove em cada dez pessoas escolheria o Prius+, só de olhar!!

Entre os entendidos, ninguém dúvida das qualidades do 4G. Excelente peça de engenharia, sob todos os pontos de vista. Mas um tremendo erro de casting no que toca a estética. Há quem goste? Claro, haverá sempre quem goste. A Fiat também conseguiu vender alguns Multipla's. Mas aquele look estava condenado à nascença. Que me perdoem os proprietários do 4G, mas esta é a minha opinião. Sempre foi. O 3G teve um sucesso assinalável e, como máquina, naturalmente, está uns furos abaixo do 4G. No entanto conquistou público pela aparência. É assim que o mercado funciona, goste-se ou não!

Com o PHEV a Toyota subiu ainda mais a fasquia, corrigiu alguns pormenores estéticos que tornaram o carro mais apelativo, mas cometeu alguns erros que lhe custaram muitas vendas. Os 4 lugares e a bagageira com aquele ressalto algo "amador" são difíceis de engolir. É muito difícil justificar estes dois aspectos a um possível comprador que nunca conduziu um Prius. E mesmo esses, que já sabem o que ali está, ficaram desapontados.

Não sei se a era do Prius acabou, ou se ainda está no início, mas sei que a vida deste ícone automóvel está muito difícil.

Telmo Salgado

Moderator
Apesar de muitos condutores/proprietários acharem que sim, que dominam, o nível de conhecimento geral é quase a de treinador de bancada, que em vez do desporto "rei" tem por fonte de discussão o jornalismo e palco as redes sociais. 🤠 Isso faz com que o domínio técnico sobre a matéria em que o Prius sempre se destacou seja ínfimo, ou seja, o apelo real às massas desta máquina fabulosa não existe.
No caso do Prius+ eu próprio não lhe acho qualquer piada ao aspeto exterior, ao contrário do 4G que sou um adepto.
À Toyota cabe a difícil tarefa de fazer um conjunto agradável, eficaz e eficiente, e que cative quem o conduz. O 4G é pelotão da frente da aerodinâmica, mas de nada lhe serve. Tem-me a mim como admirador 😇

Top Inferior