Test drives, contactos, etc.

Telmo Salgado

Moderator

Vão colocando aqui os títulos e links das experiências, ou até as vossas.

Pessoalmente acho que a vw tem aqui o seu próximo bote-salva-vidas, e que só peca por chegar mais tarde que o prometido anos a fio. Agora é produzir e que se venda.

Há dias, a caminho do trabalho, ao passar pelas instalações da M&Costas em Braga, reparei na presença de dois modelos emblemáticos da marca em exposição: o ID.3, que pretende ser o marco de viragem na mobilidade elétrica, e a Califórnia, a autocaravana lendária do construtor alemão. Hoje aproveitei o pouco tempo livre que tive, durante a manhã, e passei por lá para ver as máquinas de perto.

Muni-me, então, da proteção mais adequada, e lá fui eu...

O ID.3 ao vivo tem muito bom aspeto. É uma espécie de Golf "insuflado", mas esteticamente apelativo. Tem um ar encantador! De frente parece que está a pedir desculpa por todas as asneiras que os "maiores" lá do sítio fizeram ao longo de todos estes anos!! :devilish: Apesar de compacto, olha-se para ele e percebe-se que o espaço interior é grande. Externamente não tem falhas, é bem construído. Gostei muito das jantes de 19", mas as de 20" são incríveis!! Nunca pensei vir a dizer isto, mas o carro é muito bonito. Por dentro também gostei, especialmente do espaço disponível, da bagageira, da ausência de túnel nos lugares traseiros e da simplicidade geral do interior. É simples, mas acolhedor. O volante é excelente! O interface multimédia é algo confuso, e pelos vistos está cheio de pequenos bugs, mas será a parte mais fácil de resolver em futuras atualizações. Também gostei do carro ficar ON assim que nos sentamos, sem ser necessário carregar em botões ou pedais. Relativamente aos materiais usados no interior, confirma-se que são, na sua maioria rígidos, mas são muito bem montados. Para os que estão habituados ao Prius isto é um não assunto! Prefiro materias duros, mas que resistam bem ao passar dos anos e ao uso. Não me interessa ter materiais fofinhos que fiquem com mau aspecto ao fim de um par de anos. Fica a faltar um test drive. Fotos também não há, porque o telemóvel ficou em casa.

No geral o carro está muito bom, tem tudo para ter sucesso, se a VW não fizer asneira com o carro, claro.

Última edição:

William Esteves

Moderator
E de dizer que a versão de 55kWh começa nos 38.000€ e a versão de 77kWh com bomba de calor fica abaixo dos 50.000€ em Portugal...

Finalmente concorrência à Tesla! Pessoalmente adorei o Tesla, mas entre o TM3 SR+ que passa ligeiramente os 50.000€ ou o ID.3 Tour (baseado no Pro S)... Acho que iria para o VW devido à maior autonomia.
Sim, o Tesla teria a fantástica rede SUC, mas a autonomia extra permitia aumentar consideravelmente o raio de operação apenas com carregamento em casa.

Ah, e para não falar na questão Ioniq 38kWh vs ID.3 55kWh... Ou melhor, na não questão!

versão de 77kWh com bomba de calor fica abaixo dos 50.000€ em Portugal...
Terá pouca expressão por cá, penso eu. Demasiado cara e apenas 4 lugares.
Pessoalmente adorei o Tesla, mas entre o TM3 SR+ que passa ligeiramente os 50.000€ ou o ID.3 Tour (baseado no Pro S)... Acho que iria para o VW devido à maior autonomia.
São carros diferentes. O Tesla tem um foco maior na performance, o ID.3 é mais "amigável".
o Tesla teria a fantástica rede SUC, mas a autonomia extra permitia aumentar consideravelmente o raio de operação apenas com carregamento em casa.
Já estamos num patamar de autonomia muito alto, acho que esse tipo de raciocínio não faz sentido. O ID.3 é muito rápido a carregar, com uma rede em condições já se safas bem em viagens mais longas. Claro que essa rede ainda não existe, e SC's já temos alguns!

Ah, e para não falar na questão Ioniq 38kWh vs ID.3 55kWh... Ou melhor, na não questão!
O Ioniq é mais eficiente, e tem outro tipo de argumentos, nomeadamente a relação nível de equipamento / preço. É bastante mais lento nos PCR, se as viagens longas forem frequentes pode ser um problema. Mas já é um projeto com mais de 4 anos, o ID.3 acabou de nascer.

Luis Neves

Moderator
Bom, falando agora de coisas sérias hoje tive oportunidade de fazer um test drive ao ID.3 first. Trata-se da versão de 58 kWh. Cortesia da Automaran de Coimbra, onde foi entregue o primeiro ID.3 vendido em Portugal.

A curiosidade era grande, dado, não sei bem porquê, as fotos deste modelo me parecerem de um brinquedo, que por fora, quer por dentro....algo que não consigo explicar bem. Ao vivo confirma-se que é um carro, não tem um aspeto tão virtual.

Comecemos por uma unidade branca em exposição, que achei bem interessante e equilibrado:

Vendo os carros que estavam nas proximidades - Polo, Passat, etc - fica bem evidente o formato monovolume, sendo o carro bem mais alto, e uma forma geral algo quadrangular, fruto de um comprimento contido e largura razoável.

Pelo que me toca, gostei do exterior especialmente em branco.

Luis Neves

Moderator
Algumas imagens do interior, este já de uma unidade azul clara de ensaio. No que respeita ao interior, de facto é simples, moderno, com tudo no sítio certo. Não vai despetar paixões a pessoas com gostos mais clássicos. Não transite uma sensação de luxo, mas sim de praticabilidade e de modernidade. Os comandos do seletor de marcha são inspirados no i3, bem como o display posicionado em frente ao condutor.

Um aplauso para o espaço em altura e comprimento. Largura boa à frente e atrás para duas pessoas, o lugar do meio atrás está dimensionado para crianças. Com o banco do condutor na minha posição normal (bastante recuado) fica imenso espaço atrás em comprimento.

Muita arrumação na zona central:

E umas tomadas usb-c para quem vai atrás:

Bolsas nas portas, grandes à frente e de dimensão média atrás:

O que não gostei mesmo, são os apoios de braços (esteticamente, dúvidas tanbém sobre o conforto por serem estreitos:

Luis Neves

Moderator
A mala é de boa dimensão (os 380 litros anunciados são reais), e tem um pequeno porão vertical junto da entrada para os cabos, tipo Prius 3G PHV.

Um pequeno inconveniente: quando se rebatem os bancos, fica um degrau significativo:

Globalmente, a VW cumpriu o prometido, colocando num carro mais curto que o Golf mais espaço interior do que neste e uma mala equivalente.

Finalmente, ainda parado, há que gabar a qualidade da câmara de recuo, próxima da Tesla, incluindo linhas guia de orientação:

Luis Neves

Moderator
Bom, e restam algumas apreciações de condução. As comparações são sempre com o que estamos habituados, por isso diria que o arranque é muito imediato e leve, podendo ser brusco se não doseramos muito suavemente o acelarador. Já em velocidades de 80-100 km/h, pisar o acelerador a fundo certamente que faz ganhar velocidade, mas sem o impacto nas costas que os Teslas evidenciam. Mais que suficiente, contudo, para uma condução nornal.

Apreciei a qualidade da montagem, o carro é muito sólido a pisar irregularidades da estrada. Não deu para aprecisar em piso degradado, mas a suspensão pareceu-me boa e confortável, ainda que para o firme. em andamento bastante silêncio a bordo, a insonorização pareceu-me em bom nível, com pouco ruído de rolamento na estrada, apesar das jantes de 19". O ruído aerodinâmico é audível mas sem comprometer.

Tive oportunidade de fazer o meu trajeto usual de 15x2 km de autoestrada a 115 km/h reais (neste caso 118-119 km/h de velocímetro) para aferir consumos. Problema: não atinei com o rest do CB, pelo que tive de fazer algums contas. Poderá haver um erro acrescido na estimativa. Num sentiido deu-me 19,6 kWh/100 km e no outro 18,6 kWh/100 km, para uma média global de 19,1 kWh/100 km. Não é mau mas também não é brilhante, tendo em conta que obtive 18,1 kWh/100 km no Big Foot, 18,4 kWh/100 km no BMW i3 94Ah Rex e 20,5 kWh/100 km no Renault Zoe R240. O campeão continua, claro, a ser o Ioniq - 15,3 kWh/100 km.

Em suma, gostei do carro. Tendo em conta preço e caraterísticas técnicas, parece-me superior às alternativas mais usuais existentes no mercado.

Nuno Bernardo

New member
O configurador em Portugal já abrange pos 1st Edition:

Só falta abranger todas as opções de equipamento disponíveis como na Alemanha onde há as configuração com equipamento base com bateria 58kwh por 35.574€ e a de 77kwh por 40.946€.

Top Inferior