Test-drive KIA CEED SW Plug-In

Miguel Castro

New member
Boa tarde,

mais uma viatura Plug-in testada para comparar com o PRIUS PHEV.
Num futuro próximo irei testar o XCEED PHEV

Apesar de não ser grande fã de carrinhas, o vendedor que me atendeu tinha uma CEED SW Plug-In de serviço e deixou-me fazer o test drive à vontade, sem me acompanhar (até porque tinha de ir almoçar, lol)
Aqui ficam os preços, sabendo que o valor de referência do Prius PHEV usado é de 34 000€, portanto mais baixo que qualquer um dos modelos novos, mesmo a "pronto pagamento", ou seja, a campanha de incentivo à aquisição até final de ano.

1606763211294.png

Apareci no stand sem avisar e o carro estava com a carga máxima. Quando cheguei a casa, tinha a bateria com 89%, que demoraria 35 minutos a carregar até à totalidade.
Assim fiz e foi verdade.
WhatsApp Image 2020-11-30 at 18.14.42 (7).jpeg

Aproveitei os 35 minutos para tirar mais umas fotos:
WhatsApp Image 2020-11-30 at 18.14.42 (3).jpeg

A cor é um cinzento rato que não gostei muito, aqui as luzes favoreceram-na.

WhatsApp Image 2020-11-30 at 18.14.42 (11).jpeg

Vidros escurecidos atrás e umas jantes que não são feias...

WhatsApp Image 2020-11-30 at 18.14.42 (13).jpeg
WhatsApp Image 2020-11-30 at 18.14.42 (14).jpeg
WhatsApp Image 2020-11-30 at 18.14.42 (15).jpeg

A bateria de 12V está situada na mala, no lado direito, como no Prius 2G.

WhatsApp Image 2020-11-30 at 18.14.42 (17).jpeg

0,2l/100km, tendo em conta aquele período inicial que o carro estava a aquecer o sistema e mais uma acelerações em modo Sport para ver como se comportava, considero muito bom.

WhatsApp Image 2020-11-30 at 18.14.42 (8).jpeg

O interior é agradável, tem uma boa posição de condução e o volante tem os comandos necessários e de fácil utilização. O cruise control (não adapatativo) é mais fácil de utilizar que num Corolla, por exemplo (claro que depois de sabermos também é fácil, mas este foi logo à primeira, sem consulta de manual ou alguém a explicar como se utiliza)

WhatsApp Image 2020-11-30 at 18.14.42 (9).jpeg

Caixa de velocidades e modos de condução (EV/HEV ou Sport). Também já tem um botão de Hold.

Gostei da condução. Pareceu-me estável. Estava a chover moderadamente, mas experimentei travar um pouco mais a fundo numa região sem trânsito e respondeu bem.
Falta-lhe uma série de features que o Prius tem, nomeadamente HUD, mais informações de fluxo de energia que ajudassem mais o condutor, entre outras.
Reparei que assim que liguei o AC, a percentagem de autonomia descia 1% (acho que o Captur Plug-In esconde esta informação).
Não entrei em grandes pormenores de cilindrada, cavalagens e binários porque o que me importa é a sensação real de condução, o deixar rolar e envolver-se com a estrada... E nisso não é um PRIUS.

Mas acho que a KIA fez um bom trabalho e oferece uma garantia de 7 anos sobre o sistema híbrido o que pode transmitir alguma segurança.

Veredicto final:
Entre esta CEED SW e o PRIUS, escolheria o PRIUS sem hesitar.

Telmo Salgado

Moderator
Esta Kia Ceed que motorização tem, a mesma do Ioniq?

Top Inferior