Test drive i-Pace S

João Prates

Moderator
Vou ter de discordar de ti @Pedro Tiago.
Que outro BEV tens na estrada com melhor comportamento, tirando os supra sumos Teslas e Porsches?

Para o patamar de preço do carro, que já sei não ser para o bolso de todos, mas ainda assim, o comportamento do carro é excelente.
Se na Fórmula-e não têm conseguido resultados de topo, também não foram resultados maus, e vendo por esse prisma posso sempre perguntar por onde andam esses BEV de alta performance da DS nos seus stands... ah pois... népia...

Pedro Tiago

Well-known member
Os patamares de preços podem ser diferentes, mas a Jaguar sempre fez carros desportivos, alguns deles comparáveis e rivais de alguns modelos da Porsche (a Tesla ainda não existia neste campeonato). Infelizmente nunca experimentei nenhum, mas avaliando pelas especificações, parece-me falhar em ambos os campeonatos, é mau em eficiência e em performance tb não chega aos rivais.

Não consigo arranjar um critério, que me levasse a optar por um iPace em deterimento de outro EV (tivesse eu carteira para isso).

Léo Grova

Well-known member
Pedr Tiago, tu, tal como eu, adoras a eficiência de um carro - a prova são as tuas escolhas.

Dito isto... eu não conhecia a Jaguar - era , e ainda sou , ignorante acerca da marca. Mas no dia em que tive a felicidade de conduzir um... a sério - nunca tinha sentido nada assim - é uma experiência imersiva.
O gozo que dá a sua condução - seja a que velocidade for ( o carro tanto é soberbo a meter os 400cv no chão; como é soberbo a 80km/h.

Sendo um carro muito caro, foi dos poucos que experimentei, que pensei : "... ok, eu percebo e compreendo porque este produto é caro..."

O carro é tão avassalador, que meteu um nerd da eficiência (eu) a pensar em comprar...

Claro que todas as experiências são subjectivas, mas sem dúvida que há coisas que só se compreendem depois de experimentar.

Nota: por esta altura testei o Model III; o Mercedes EQC e o nosso querido Kauai...
Na minha opinião, a experiência a bordo do Jaguar não é só superior - é muito superior.

João Prates

Moderator
Pelo gozo de condução acho que seria o Taycan... acho, não tenho a certeza, mas se alguem me quiser emprestar um....
Epá eu já tinha excluido o Porsche e os Tesla, que são imbatíveis em termos de performance pura, falava de BEVs mais para o comum dos mortais.

Mas por outra óptica na realidade o preço de um Model 3 Performance não deve andar muito longe do i-Pace, por isso se calhar o meu argumento também cai por terra...

Mas quem não se importe de ter um pouco menos de performance em aceleração mas provavelmente melhor comportamento dinâmico e uma qualidade de construção sem qualquer dúvida muitos pontos acima, o i-Pace deve encher as medidas, creio eu.

Carlos Costa

Moderator
Não me choca. Os consumos são perfeitamente aceitáveis, em função das características do carro. Um diesel ou gasolina com 400 cv, e uma envergadura destas, era menino para se mandar para os 12-15 litros, com facilidade. Assim "apenas" consome o equivalente à energia contida em 2 a 3 litros de gasolina.

Léo Grova

Well-known member
... relativamente a performance:

O Tesla (S Plaid) faz-te bater a cabeça com violência, no encosto de cabeça. É uma experiência crua, dura, assustadora até

O I pace, mete os cavalos no chão com elegância, compostura, dá uma sensação de controlo fino...

Há quem prefira a primeira, eu sem dúvida, prefiro a segunda.

Mas notem - se tiver que meter o meu dinheiro atrás do que eu digo, sei perfeitamente que será uma decisão dificílima.
Tanto pode dar para um lado, como outro.

Isto apenas para vincar que gostar mais de A, não implica que não goste de B.

William Esteves

Moderator
O problema é que estamos em Portugal... Pelo que a Tesla começa bem à frente da concorrência devido à rede SUC 🙂

Na Noruega o mercado já mudou, e apoiado numa boa rede de carregamento a Tesla já não é a primeira de vendas.

Carlos Costa

Moderator
Nim... os Tesla também têm força para dar e vender e são super eficientes.
Eu sei. A diferença existe, mas não é muito importante. Se eu fizesse médias de 20-22 kWh num i-Pace estaria satisfeito da vida. Aliás, o peso pesado da Tesla não fará muito melhor. No entanto são carros muito diferentes. O cliente Jaguar valoriza outro tipo de atributos que a Tesla não tem, e o contrário também se verifica.

Carlos Costa

Moderator
Infelizmente nunca experimentei nenhum, mas avaliando pelas especificações, parece-me falhar em ambos os campeonatos, é mau em eficiência e em performance tb não chega aos rivais.
Quando se analisam os carros apenas com base nos números, por vezes esquecemos o essencial. A experiência de condução do i-Pace é muito refinada, é totalmente centrada no conforto do condutor. Não faz 0-100 km/h em 3 segundos, mas na verdade isso interessa bem a quem? Os 400 cv chegam e sobram, 99 % das pessoas não tem "unhas" sequer para explorar aquilo em pleno.

Luis Neves

Moderator
O problema é que estamos em Portugal... Pelo que a Tesla começa bem à frente da concorrência devido à rede SUC 🙂

Na Noruega o mercado já mudou, e apoiado numa boa rede de carregamento a Tesla já não é a primeira de vendas.
Concordo totalmente. O problema do i-Pace não é o i-Pace, é a falta de uma rede de supercarregamento. Por isso é que eu passo a vida a falar na Ionity....ou melhor, da falta dela.

João Prates

Moderator
O cliente Jaguar valoriza outro tipo de atributos que a Tesla não tem, e o contrário também se verifica.
Totalmente de acordo, são 2 carros excelentes para 2 clientelas distintas, cada uma valorizando atributos diferentes.

Concordo totalmente. O problema do i-Pace não é o i-Pace, é a falta de uma rede de supercarregamento. Por isso é que eu passo a vida a falar na Ionity....ou melhor, da falta dela.
+1
Seja Ionity, seja FastNed seja outra coisa qualquer, é urgente uma rede em condições, que a actual e muito especialmente no que concerne aos PCRs é uma vergonha.
Ter apenas 1 posto de carregamento por localização é ridículo, implica filas de espera e tempos infinitos para quem afinal tem pressa, ou não ia a um PCR.

Top Inferior