Taycan, apresentação mundial

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt

Os preços são muito mais elevados que o Tesla Model S, como comentário. Mas empurra os valores de potência para níveis elevadíssimos.

Temos "Porsche"...

Luis Neves

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
É curiosa a fobia que vai nas redes de comparar o Taycan com a Tesla. Custa o dobro de un S e bem o triplo de um 3.

Acho que isso apenas atesta a extraordinária imagem que a marca conseguiu com os seus produtos...

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
O Tesla ainda assim não é um produto inacessível, mesmo que caro para uma esmagadora maioria, faz parte do "sonho do amanhã". E no mercado de usados fica mais próximo.
O Porsche é talvez o sonho do nunca.

João Prates

Moderator
Staff
Os vídeos que vão aparecendo do interior dão a entender bem que é um mundo à parte da Tesla.
Quem puder comprar este Porsche ou adora a tecnologia over the air e autopilot da Tesla e compra um Model S, ou nem pensa 2 vezes e encomenda um já.

Por mais que a Tesla e os seus fanboys se esforcem, não é em drag-races parvos de quarter mile em linha recta que se atesta a performance de um carro, é na pista.
É a performance constante, sem sobreaquecimentos, com bom comportamento em curva, como por exemplo em Nürburgring que atesta a qualidade da viatura.

Ainda assim sendo consideravelmente mais pesado que o Model S P100D o Porsche Taycan só perde por míseros 0,4s na aceleração 0-100 km/h.
E mesmo a malta que defende a Tesla para além do que é racional reconhece que meter um Model S P100D na pista é pedir sarilhos com sobreaquecimento certo.

Depois temos a qualidade dos interiores, comparáveis com o melhor dos melhores, tipo Lexus e outras marcas de topo nessa área, para não falar da montagem...
Tudo isto se paga, e naturalmente paga-se muito bem na Porsche! Mas um Porsche não é para quem quer, é para quem pode!

Agora que lançaram o Taycan é mais urgente que nunca o amadurecimento da rede Ionity, ou a superioridade clara e evidente do sistema de 800V do carro não vai servir para nada.
Nesse ponto a Tesla está muitos mas muitos anos à frente, e acredito que por muitos mais anos lá se vai manter. Essa sim, uma vantagem nada desprezável na Tesla!

Uma coisa é certa: Pela primeira vez temos um concorrente sério com a Tesla, já não era sem tempo, venham mais, noutra classe (não sport), mas venham muitos mais!

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
Para um Porsche, concordo que a prestação em pista seja coesa e confiável...
...Mas para a estrada, em que os limites são outros, receio que o carregamento seja mais importante. Numa corrida Porto-Algarve o Tesla ganha :sneaky:

João Prates

Moderator
Staff
Se tiverem de parar para carregar sem dúvida!

Mas achas que quem tem dinheiro para comprar um Porsche se chateia com esse porMAIOR que ainda por cima vai ser temporário?
A qualidade sentida a bordo tem muito mais valor, e eu pessoalmente tendo a concordar com isso, nesta gama de preços tem de se exigir isso mesmo!

E não esquecer que Lisboa - Algarve é mau exemplo, tanto o Tesla como o Porsche conseguem lá chegar non-stop desde que rolem dentro dos imites legais.

EDIT: Peço desculpa, era Porto - Algarve, sem dúvida que sim, Tesla ganha por larga margem!

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
Acho sinceramente que o orgulhoso dono de um Porsche não achará nada elegante limitar-se aos trajetos "dentro de pé", até porque pagou "acima do pé", e os Panameras et al fazem qualquer trajeto sem dificuldade.
Urge resolver esta questão.

Bom dia,

Todos os argumentos aqui são bastante validos, no entanto, há que fazer ajustes às realidades onde são inseridos os produtos.

A Tesla nos EUA faz imenso sentidos os arranques de 400 metros? Claro!
Na Alemanha faz sentido um BEV fazer um porradão de km's na sua velocidade limitada/maxima de 250km/h? Haja AutoBan's!

Mas estas especificidades devem ser esbatidas num mundo globalizado, onde a fração de pessoas que pode ter o luxo de levar o seu carro para um autódromo e "puxar" por ele é ínfima.

Por tudo o que acima escrevi, acho a Tesla, na sua família S e 3 e sua tecnologia mais adaptada a ser um produto mais global e acessível, deixando para um nicho mais especifico o Taycan Turbo.

Alinho com o Telmo na realidade de que quem não olha para os milhares na conta bancária, comprará o Porsche sem pensar sequer! Já assim o faria com o 918 Spyder. Tem um carro de prestigio, que representa o seu status e permite ter um carro magnifico para o dia-a-dia e ao fim-de-semana poder usufruir da adrenalina de uma volta rápida num pista.

No entanto, pela sua tecnologia, experiencia, funcionalidades, e histórico, para mim, a Tesla hoje ainda continua a ser o construtor automóvel melhor no que toca a BEV.

Para um Porsche, concordo que a prestação em pista seja coesa e confiável...
...Mas para a estrada, em que os limites são outros, receio que o carregamento seja mais importante. Numa corrida Porto-Algarve o Tesla ganha :sneaky:
Concordo em absoluto. Para o dia a dia e mesmo para viagens, qualquer Tesla é melhor. O proprietário comum, não precisa de grande performance.
Também me parece que este Taycan, não pode ser comparado a nenhum Tesla existente. Será mais comparável com o futuro Tesla Roadster, não ?

João Prates

Moderator
Staff
Concordo em absoluto. Para o dia a dia e mesmo para viagens, qualquer Tesla é melhor. O proprietário comum, não precisa de grande performance.
LoL não estás a ver o cliente típico Porsche pois não?
E basta andar pelas redes sociais todas, a nível internacional, para perceber que na Tesla quem mais se faz ouvir são precisamente os amantes da performance, lamento discordar.

Para o dia a dia o Taycan estou em crer dá muito mais conforto e prazer de condução, tanto quanto é possível afirmar sem nunca ter conduzido um sequer! :cautious:
Não preciso andar sequer acima dos limites legais para apreciar a condução do Prius PHV 2017 como irrepreensível, e achar o Prius PHV 2012 por comparação uma autêntica vaca!

Quem compra um Porsche não o faz para andar a 200 km/h no seu dia a dia, fá-lo para sentir a resposta e comportamento do carro mesmo que seja a 90 km/h.
E volto ao tema do preço: Se os dois (Taycan e Model S) custassem o mesmo, alguém acredita que a Tesla vendesse mais? Duvido muito, e se fosse seria por magra margem.

Já em viagem a rede Super Chargers domina em absoluto, e a Ionity parece uma miragem.
Quando houver tantas Ionity em Portugal como há SuC, a história será outra, porque em capacidade técnica a Ionity já dá "baile" aos SuC, faltam é postos!

Também me parece que este Taycan, não pode ser comparado a nenhum Tesla existente. Será mais comparável com o futuro Tesla Roadster, não ?
Ó @Pedro Lopes, isto soa muito esquisito, não achas?

Enquanto não surge nenhum carro com melhor dinâmica que o Model S toda a gente na Tesla e seus admiradores fazem questão de bradar aos sete ventos que ninguém lhes chega aos calcanhares, que ninguém os consegue bater em performance.

Quando surge finalmente alguém, dizes que não é comparável? Então porquê? Porque é melhor?
Essa deixou-me estupefacto, não consigo perceber a lógica subjacente. O Taycan nem sequer é um coupe de 2 lugares...

Exato! A questão creio que se prende toda por ai, um Porsche, sempre será 1 Porsche.

Um automóvel para alguns, com o preço á medida, para a larga maioria do mundo um carro de sonho e foi isso que voltaram a fazer com o Taycan Turbo.

Claro que a Tesla também é um automóvel excelente e já está nas ruas há 11 anos, mas agora chegou um carro que pelas suas características técnicas na área dos desportivos de luxo é melhor! Não é o fim o mundo, apenas a evolução natural do mercado.

A minha admiração não é pela superioridade demonstrada como desportivo de luxo, pois a Porsche sempre nos habituou a isso, o que me admira foi ter demorado tanto tempo....

João Prates

Moderator
Staff
Não teria dito melhor (e não disse), é isso mesmo @Bruno R. Almeida !

Ao ler o teu post tenho de comentar algo que me tinha esquecido até agora:

A sério Porsche? A sério? Vocês "encafuaram" a denominação Turbo num EV???
Que estupidez, desculpem lá, que estupidez desmedida...!!!

Just my 2 cents.

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
Algumas denominações simples, como "S" poderiam aplicar-se muito melhor.
Colar o logotipo "Turbo" é escandaloso.

Podemos gostar de uma marca, mas não devemos ignorar o resto à nossa volta. A Tesla tem produtos fantásticos e uma excelente rede de carregamento, e por isso está na liderança da mobilidade eléctrica. A Tesla oferece uma solução global superior a qualquer outro fabricante.

Entendo que se possa comparar os carros da Tesla com outras marcas concorrentes, mesmo que a comparação seja algo desnivelada considerando o preço e as características dos carros (por ex. Model 3 vs Leaf ou coisas do género). Apesar de tudo a Tesla oferece produtos mainstream, daí ser inevitável não comparar com a concorrência. Mas quando entramos no patamar da Porsche, a coisa já muda de figura. Porsche é exclusividade, qualidade... e, acima de tudo, performance pura!!! O Taycan é de outro campeonato. Não quero com isto dizer que é melhor em tudo face a um Model S, por exemplo, mas não tenho dúvidas que é o melhor naquilo que é o propósito número 1 de qualquer Porsche: prazer absoluto de condução!!!

Defender a supremacia da Tesla face a tudo e todos é errado e algo patético até...;)

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
A versão de produção vai perder o Turbo, cá para mim...
Nem que seja por petição de entusiastas dos BEV...💪

Top Inferior