Sono Sion - carga solar no calor do verão

Bem , para quem tinha receios em estacionar este carro sempre ao sol, aqui está uma interessante explicação:

Park & Shine: Park the Sion in the sun and charge free solar energy

"Em geral, em condições ideais, aplica-se o seguinte: para gerar 0,7 kWh a partir da energia solar, o Sion deve ficar estacionado sob o sol direto durante 50 minutos. Por outras palavras, mesmo se estacionarmos o Sion em plena luz do sol durante uma hora, será produzida mais energia do que a necessária para arrefecer o interior."

João Prates

Archie Bunker
Não mencionam o motivo do nosso receio: A temperatura que a bateria atinge.
Queres a tua bateria todos os dias a sofrer a mais de 50ºC só para estares a carregar uns míseros kms de autonomia?

Ainda não li tudo, mas não vejo ali nenhuma referência a nenhum sistema de refrigeração para manter a bateria a uma temperatura confortável quando estacionado ao sol.

Não mencionam o motivo do nosso receio: A temperatura que a bateria atinge.

Não é o nosso Prius PHEV que arrefece (a pedido) as baterias em carga, quando estas se encontram demasiado quentes, usando a bomba de calor?
Talvez exista um sistema semelhante no Sion :unsure:.
Um questão a colocar à equipa da Sono Motors.

que arrefece (a pedido) as baterias em carga, quando estas se encontram demasiado quentes, usando a bomba de calor?
creio que estás errado.
Salvo erro o Prius "aquece" as baterias durante a carga. O arrefecimento é feito via circulação de ar forçada do habitaculo, pelo que o que mencionas nao me parece exequivel.

João Prates

Archie Bunker
Não é o nosso Prius PHEV que arrefece (a pedido) as baterias em carga, quando estas se encontram demasiado quentes, usando a bomba de calor?
Certo. Embora a forma de activar o sistema não seja a melhor, ele detecta a temperatura da bateria ao desligares o carro e pergunta se queres permitir o uso do A/C durante o carregamento apenas se a temperatura estiver acima de determinado valor, não sei de cor qual.

No fundo ele assume que se vais carregar de imediato o que conta é a temperatura que tem quando o desligas, porque é nesse momento que vais carregar, e assume que se estás a programar para carregar a determinada hora deves ter o carro em casa e não à turra do sol ligado a um posto de carregamento para só começar daí por horas a carregar, que convenhamos será um cenário muito esquisito e raro.

Ao mesmo tempo nota que o carregamento do Prius PHV é sempre feito com bastente potência disponível da tomada, pelo menos 2300 W estarão disponíveis aqui na Europa, o que dá potência mais que suficiente para o A/C (com bomba de calor) conseguir arrefecer o habitáculo a níveis bem frequinhos e com isso arrefecer a bateria de tracção com ar forçado bem fresco.

Já no caso do Sono ele carrega apenas com o sol, a potência disponível pode ser bastante limitada, e duvido que tenha A/C com bomba de calor eficiente o suficiente para num dia de verão estacionado à turra do sol conseguir estar a arrefecer a bateria e ainda sobrar potência para carregar a bateria de tração.

Duvido que o carregamento através dos painéis seja suficiente para provocar aquecimento nas baterias.
Também não creio que o facto de permanecer ao sol vá aquecer as baterias que, considerando que estão debaixo do carro, estarão à sombra da carroçaria.

João Prates

Archie Bunker
Duvido que o carregamento através dos painéis seja suficiente para provocar aquecimento nas baterias.
Claro que não.

Também não creio que o facto de permanecer ao sol vá aquecer as baterias que, considerando que estão debaixo do carro, estarão à sombra da carroçaria.
As baterias apanham com o calor exterior e a chapa em redor, mais a radiação reflectida pelo alcatrão/solo, não tenhas dúvidas que aquecem e bem.
Pelo mesmo raciocínio as baterias dos híbridos também não aqueciam, estavam debaixo dos bancos e/ou à sombra na mala... mas aquecem e não é pouco.

Recorda-te que a temperatura ideal das baterias é abaixo dos 30ºC, por volta dos 25ºC, tudo o que for acima é mau, e quanto mais acima pior.
No pico do verão teres um habitáculo na casa dos 50ºC e temperaturas exteriores bem acima dos 30ºC, com o alcatrão muitas vezes acima dos 40ºC não é nunca bom para um BEV.

1601574062464.png

Fonte: Sono Motors

Carregar nessas condições sem haver arrefecimento activo não me parece boa ideia.
Mas adorava ver dados reais de testes reais, adorava estar errado até, seria excelente notícia para todos.

Última edição:
Pelo mesmo raciocínio as baterias dos híbridos também não aqueciam, estavam debaixo dos bancos e/ou à sombra na mala... mas aquecem e não é pouco.
Essas têm obrigação de aquecer: estão debaixo dos bancos, logo dentro do habitáculo, e têm o sistema de ventilação proveniente do interior do habitáculo.
Enquanto o veículo estiver a ser utilizado, será também a garantia que a temperatura não será demasiado alta, ninguém está disposto a cozer no carro.

A propósito deste assunto, acho uma parvoíce o sistema do meu Fluence, que simplesmente ventila as baterias quando em carregamento ultrapassa determinada temperatura. Estão a imaginar o que sofrem aquelas baterias quando carrego num carregador público, sem sombra, num dia de Verão... Aposto que ficam ainda mais quentes!

João Prates

Archie Bunker
estão debaixo dos bancos, logo dentro do habitáculo, e têm o sistema de ventilação proveniente do interior do habitáculo.
Quando estás estacionado ao sol, o que conta segundo a tua teoria no post anterior é estarem à sombra, e elas estão à sombra, e com o carro estacionado não há ventilação a funcionar num HSD.

A propósito deste assunto, acho uma parvoíce o sistema do meu Fluence, que simplesmente ventila as baterias quando em carregamento ultrapassa determinada temperatura. Estão a imaginar o que sofrem aquelas baterias quando carrego num carregador público, sem sombra, num dia de Verão... Aposto que ficam ainda mais quentes!
Não posso acreditar que isso seja bem assim, não foram com certeza diplomados na internet que desenharam o sistema de refrigeração.
Qualquer sistema de refrigeração tem sensores de temperatura do media que usam para arrefecer e do material que pretendem arrefecer, e só activam se o delta valer a pena.

Se por exemplo a temperatura exterior for de 35ºC mas tiveres a bateria a 40ºC ou mais, com certeza que vale a pena accionar a ventilação, porque o delta é positivo do exterior para a bateria.
Já se as baterias estiverem a 30ºC e no exterior estiverem 35ºC aposto que a ventilação não é activada, não pode puxar ar mais quente que a bateria já se encontra, não acredito nisso.

Quando estás estacionado ao sol, o que conta segundo a tua teoria no post anterior é estarem à sombra, e elas estão à sombra, e com o carro estacionado não há ventilação a funcionar num HSD.
Penso que fará diferença estar dentro do habitáculo ou fora dele...

A ideia que tenho do meu Prius é que só ventila a bateria quando ela aquece, o que só acontece numa utilização intensiva e em dias de calor.

João Prates

Archie Bunker
OK, estava a ir pelo que tinhas dito originalmente, à sombra estão todas:

O que é certo é que um HSD HV não carrega por fontes externas, e o HSD PHV de 4ª geração em carga já refrigera as baterias com A/C quando quente, por isso a refrigeração faz sempre falta.
Seria interessante saber da Sono que temperatura atinge a bateria quando o carro está ao sol o dia todo como é suposto suceder...

Repara que na tabela deles curiosamente só colocam temperaturas para intervalos de tempo de exposição solar muito curtos, 10 min, 30 min, 60 min é para rir...
A ideia do carro é ires trabalhar e deixar o carro a carregar ao sol o dia todo, portanto intervalos de medida de temperatura inferiores a 7 horas são muito pouco úteis, acho eu.

Tenho sérias dúvidas que a bateria do Sion não ultrapasse os 40ºC quando estacionado ao sol num dia de verão em Portugal, e já nem falo de regiões interiores como no Alentejo...
É um cenário onde eu que só tenho PHVs nunca na vida deixaria o meu carro à turra do sol, quanto mais com um BEV, portanto o conceito do Sion assusta-me um bocado.

Acho que foi feito a pensar na Europa central, na Alemanha e países em redor, e não no sul da Europa, onde me cheira que vão ter carradas de problemas com as baterias por temperatura alta.
Gostava de saber que soluções tem a Sono para este cenário, porque claramente não o vejo a ser pensado/referido em lado nenhum do site deles.

Última edição:

João Prates

Archie Bunker
Nota:
É evidente que não somos obrigados a deixar o carro ao sol.
Se estamos preocupados podemos estacionar à sombra sempre que possível, mas isso vai contra o propósito do carro, para isso não precisava de paineis solares...

Por mim devial fazer um Sion base que era igual a este, mas com carroceria normal, sem solar, ia ficar muitíssimo mais barato/acessível, e servia mais gente, mas não pensaram nisso.
Nem no Prius PHV eu gosto da opção solar, quanto mais...

Por mim devial fazer um Sion base que era igual a este, mas com carroceria normal, sem solar, ia ficar muitíssimo mais barato/acessível, e servia mais gente, mas não pensaram nisso.
Devem ter pensado nisso, mas desvirtuava o projecto e eliminava o elemento diferenciador. Já existem alguns veículos eléctricos normais e de marcas estabelecidas. Mas tens razão, seria mais barato por ser menos complicado de desenvolver. Não lhes queres sugerir isso?
Até porque conseguiam novos clientes.

João Prates

Archie Bunker
Nova resposta da Sono, desta feita aparentemente por parte de alguém com mais vertente técnica, parece que subimos um tier no suporte, mas ainda assim infelizmente não perceberam o problema:

Sono Motors disse:
The control device continuously checks if the active cooling of the battery and the other components is necessary. This is normally not the case with solar charging, as the little " lost heat " that is generated by heat radiation is dissipated directly from the battery housing or the housing of the on-board charger. Even if the cooling pumps had to start up sporadically for a short time to circulate the cooling water through the cooler every now and then, the power consumption of the pumps in this "minimum cooling load case" would be in the double-digit watt range (i.e. <100W), and thus significantly below what the solar cells generate.

Pela segunda vez que respondem ser ter em consideração o ponto chave: O nosso clima, o nosso sol, as temperaturas que temos aqui de verão.

Estacionar um BEV à turra do sol de verão é uma asneira que poucos cometem, não é coisa que se faça se podermos evitar, porque bem sabemos que a bateria sofre com isso.
Esse é que é o problema, ao qual se vem acrescentar o natural aquecimento por efeito de joule no carregamento, mas esse para carregamento a baixa potência não seria grande preocupação, não fosse com o nosso sol podermos ter ainda alguma potência decente de carregamento, mas essencialmente não fosse a temperatura da bateria já ser alta!

Gostava mesmo que me respondessem algo como: "Sabemos bem a temperatura que a bateria atinge quando estacionada ao sol, fizémos testes no Death Valley com o carro, e mesmo com temperaturas ambiente na casa dos 50ºC o nosso sistema de refrigeração manteve a bateria nos afáveis 25ºC o tempo todo enquanto carregava ao sol".

Isto sim, era uma resposta que não deixava margem para qualquer dúvida.
Aguardemos, mas desde já digo que se vier outra resposta ignorando por completo o nosso contexto climático, dou por encerradas as minhas tentativas de esclarecimento.

João Prates

Archie Bunker
Acabo de receber um email da Sono, tranquilizador e esclarecedor à nossa questão.

Basicamente já pensaram no problema, estão a trabalhar na solução, mas ainda não acham oportuno revelar pormenores.
Acho normal esta atitude, afinal o carro ainda está em fase de R&D, possivelmente a solução ainda não estará fechada sequer.

Sono Motors disse:
I can assure you that we are highly aware of the topic you are mentioning and we will publish an adequate solution at some point in the future via our newsletter. As we are still in the midst of our development process, I ask for your understanding that some topics need to be treated very carefully before we can publish our testing results.

100% de acordo, já ficamos muito contentes da questão estar identificada e estar a ser trabalhada!

Go Sono Motors, Go Sion!
(y)

Top Inferior