Škoda Enyaq iV

Carlos Costa

Moderator
Tudo verdade, mas curioso que nessa lista de atributos da Tesla não vi nenhum factor negativo... factor esse que noutra(s) marcas seja positivo... lá está a tal selectividade Tesla...
Deves pensar que sou fan boy da Tesla, não? Estás tão longe, meu caro, tão longe... Não presto vassalagem a ninguém, muito menos a uma marca de carros. Só sou fanático pela minha mulher e pelos meus filhos!!

Posso elogiar a Tesla, como outras marcas, mesmo sabendo que corro sérios riscos de não agradar a certas personalidades :devilish:, porque isso não faz de mim um defensor acérrimo ou um fanático. Lá porque comprei dois Hyundai, não significa que agora vá começar a pregar aos 7 ventos que eles é que são os maiores! Apenas se deu o feliz acaso de produzirem dois carros que eu adoro, daí a minha escolha. Mas também é de conhecimento geral, ou pelo menos de alguns membros, que se eu tivesse a possibilidade de ter apenas um carro, que fosse a conjugação perfeita entre baixo impacto ambiental e elevada performance, não restariam assim muitas hipóteses, certo?

Mas vou fazer-te a vontade. O Enyaq é mais um EV que pode, efetivamente, ser um concorrente da Tesla, nomeadamente do Model 3 e do futuro Model Y. Tem a vantagem de ser de uma marca plenamente estabelecida na Europa, e no nosso país, logo com uma rede de assistência muitíssimo maior que a Tesla, que apenas tem dois Service Centers em Portugal. Isso dá tranquilidade a uma grande maioria dos potenciais compradores. Depois, esteticamente é interessante, quer interna quer externamente. Digamos que é mais tradicional, nem todos gostam do monitor de 300 polegadas e aspecto despido dos Tesla. Há também a questão da montagem e qualidade geral de fabrico da marca americana, que deixa muito a desejar. Todos nos lembramos dos inúmeros artigos, comentários e vídeos que abundam por todo o lado, com referências a fraca qualidade da pintura, defeitos de pintura, desalinhamento de alguns painéis a roçar o amadorismo, volantes a cair em andamento, parafusos mal apertados, para-choques a serem arrancados por lençóis de água, inúmeros defeitos de montagem no interior, avarias frequentes, enfim... uma desgraça. A Skoda, como marca do grupo VW, tem outros pergaminhos, embora longe de ser referência. Por fim a questão do preço, muito mais favorável à marca Checa.

Fazendo o paralelismo com os telemóveis, o Enyaq é um Android de gama média da Samsung e o Model 3 / Model Y um iPhone. Os Tesla podem ser a maior bosta do mundo, não estou a dizer que o são, mas têm algo de diferenciador face aos concorrentes. Mesmo com todos os defeitos, e com aquela intromissão sempre presente da marca (que limita a capacidade da bateria quando quer, que foge às garantias sempre que pode, etc...), também tem as suas virtudes, virtudes essas que, pelos vistos, suplantam largamente todos os defeitos e pontos negativos.

Melhor assim Prates?

Telmo Salgado

Moderator
Ena ena, uma resposta dessas a uma frase… :LOL:

😇

Luis Neves

Moderator
Venham os Skoda, VW e outros, com baterias e velocidades de carregamento decentes, e sem ser a conta gotas. Mercado há, e isso será muito salutar para aTesla, que não tem tido nenhuma concorrência e bem precisa de a ter, para emendar alguns dos seus defeitos.

Dito isto, a Tesla parece manter em exclusivo uma carta decisiva, que os contrutores tradicionais parecem querer continuar a ignorar - uma rede de carregamento rápida, bem dimensionada, simples de usar e com custos muito razoáveis. Não me parece que a Ionity seja resposta a isto, ainda que seja melhor que nada. Se a Tesla nascida do nada consegue, porque não conseguem fabricantes com loja montada há décadas? É uma falta de vontade mortal para o negócio.

João Prates

Moderator
Eheheheh conheço bem o @Carlos Costa , sabia que ia dar "molho" a provocação, mas não esperava tanto, excedeste as expectativas rapaz! 😄😄😄😄

Mantenho a minha ideia no entanto:

Quando se fala de uma outra marca qualquer é sempre "tem este ponto positivo e este e este, mas também tem este negativo e este, bla bla".
Quando se fala da Tesla parece que não há nada negativo a apontar, é só dizer maravilhas, epá, é a tal selectividade!

Tenho muito gosto em ter malta aqui com Tesla, ainda para mais quando todos os que cá estão com essa marca os considero meus amigos, alguns até bem próximos, e ver que tiveram sorte com as suas viaturas e que não têm nada a reportar de errado dá-me uma satisfação e descanso imenso, acreditem! É excelente quando a nossa unidade não nos desilude!

Como referiu o @Carlos Costa , estares constantemente nas mãos da marca para se for preciso te imobilizarem o carro, alterarem funcionalidades no mau sentido (retirarem) sempre que querem, retirar capacidade, o fugir a problemas graves como a memória da ECU do Model S reduzindo a garantia, a constante catadupa de problemas de montagem com componentes a literalmente cair do carro em andamento, o meterem um sistema AP que efectivamente usa os clientes como cobaias... epá tanta coisa que não se admitia em mais marca nenhuma...

Em cima disto tudo como cereja no topo do bolo temos as políticas da marca hoje estão longe do que eram quando meti dinheiro de pré-reserva do Model 3, e o conhecimento que tenho do St. Elon hoje é assustadoramente repulsivo em algumas frentes que não considero toleráveis. Podem fazer tudo pelo planeta, pela mobilidade, que isso não desculpa tudo, não perdoa tudo, lamento. Recuso-me suportar tal gente.

Dito isto têm dos melhores motores, certamente e sem dúvida as melhores baterias, e a melhor rede de carregamento universal, e puxam pela mobilidade eléctrica como mais ninguém faz.
O que é que ei de fazer, é uma relação amor-ódio que é o suficiente para já não querer casar com a marca, lamento. Ir para os copos ou "dar uma" tudo bem, mas casar... nope, no way.

Top Inferior