Sion: Driven by the sun - cada vez mais perto

João Prates

Archie Bunker
Cada vez mais considero este patinho feio como muito bem lhe chamas para meu segundo carro... cada vez mais...

Acho a forma como eles vão partilhando info ao longo do próprio ciclo de desenvolvimento uma coisa do outro mundo, nunca vi nada assim.

Ainda me passa uma coisinha pela tola e faço uma reserva... 🤔

José Rosado

Well-known member
Todo o conceito é interessante, mas os sucessivos adiamentos (ainda piores que a Tesla) levam-me a crer que este projecto não passará do papel :(

João Prates

Archie Bunker
Não têm tido, penso eu, mais adiamentos que a Tesla, e muito menos considerando as limitações impostas pela pandemia.
Quem acompanha o projeto sabe que até agora nunca parou, e as alterações e melhoramentos que já foram feitas e testadas com sucesso são inúmeras.

Estares a dizer isso só demonstra que não te tens dado ao trabalho de ver os vídeos que aqui postamos do que eles vão partilhando, o que obviamente é direito teu, mas deixa apenas que te diga que se tiveres tempo e os vires um atrás de outros vais perceber que o avanço é extraordinário para alguém que ao contrário da Tesla não tem apoios nenhuns de governo nenhum nem de grandes investidores, ou vendas de gigantes como ebay como PayPal para servir de semente...

Já houve sim uma fase crítica em que estiveram para fechar, mas os próprios potenciais clientes salvaram-na de forma extraordinária, como também podes ler aqui neste tópico nas páginas anteriores.

Nada na vida é garantido, obviamente, mas este projeto vai até ao fim com a certeza possível.
Uma coisa é certa, eles só existem graças aos clientes, e têm envolvido os clientes nas decisões do projeto de uma forma como nunca ninguém tinha visto, o que se saúda.

Vê os vídeos partilhados nesta thread, estou certo que rapidamente mudas de opinião.

José Rosado

Well-known member
Atenção que não disse aquilo por maldade ou algo do género... Já cheguei a ver um vídeo no fully charged do que seria um protótipo essencialmente pronto e pouco faltaria para entrar em comercialização há uns bons 2 anos e até agora nada :(

Parece haver sempre um update ou uma modificação nova a justificar o adiamento por mais algum tempo. Quando um projecto entra neste ciclo, não é bom sinal...

João Prates

Archie Bunker
Já cheguei a ver um vídeo no fully charged do que seria um protótipo essencialmente pronto e pouco faltaria para entrar em comercialização há uns bons 2 anos e até agora nada :(
Também vi esse vídeo, e era basicamente o Fully Charged a ser o Fully Charged... muito descontraído e aliciante, mas sem rigor nenhum.

Já vamos no terceiro protótipo, as decisões para fechar a configuração e os materiais já foram tomadas, já se fechou esse ciclo, já nada pode ser alterado, agora é afinar pormenores e dar início à produção.

As últimas alterações tiveram a ver com a segurança, devem ter tido resultados menos bons nos crash tests preliminares e decidiram mudar a estrutura de absorção à frente, o que alongou mais o carro em 16 cm (tudo isto é dito no vídeo, só estou a repetir o que já lá está, não devia ser preciso, o vídeo foi partilhado com um propósito...).

Parece haver sempre um update ou uma modificação nova a justificar o adiamento por mais algum tempo. Quando um projecto entra neste ciclo, não é bom sinal...
Só parou quando ficaram sem dinheiro, e mesmo assim parou relativamente falando, porque muitas actividades tiveram de parar, mas não parou por completo.
Tem havido muita iteração com os clientes, e o carro tem evoluído dentro do possível para aquilo que a maioria dos reservistas considera ser o caminho certo.

Mas como disse no post anterior, tudo o que podia ser mudado para satisfazer os clientes já foi feito, o projeto está fechado, agora só entram coisas que forçosamente tenham de entrar por requisitos legais ou coisa parecida.

Daqui em diante é aperfeiçoar detalhes e entrar na fase de preparação de produção que como a Tesla veio demonstrar é um inferno em si mesmo, e não é fácil.
Mas eles já conseguiram ir buscar pessoas muito experientes para responsáveis por essas áreas a outros fabricantes como a Daimler, Siemens, etc, não vão sem know-how.

Desculpa mas já dou por mim a repetir coisas que estão nos vídeos.
Se fosse para estar a gastar o meu tempo a escrever e a descrever item a item o que é explicado nos vídeos não os tínhamos partilhado.
Se tens tempo para ler isto também tens para ver os vídeos, e assim ficas a saber na 1ª pessoa, sem eu correr o risco de explicar algo mal sem querer.

Fernando Amaral

Active member
Uma imagem vale mais que mil palavras (exceto se forem minhas, claro):

Captura de ecrã 2021-07-02 113745.jpg

Captura de ecrã 2021-07-02 113825.jpg

Captura de ecrã 2021-07-02 113903.jpg

Captura de ecrã 2021-07-02 113947.jpg

João Prates

Archie Bunker
Uma imagem vale mais que mil palavras (exceto se forem minhas, claro):
Mais um bocadinho publicavas cada frame do video LoL... bom mesmo era partilharmos o link do video do youtube para a malta poder ver... ah... espera lá.... pois...
Não te esforces, quem quiser que veja o vídeo, postaste aqui não foi? Tá feito, que se mexam um bocadinho na cadeira, só lhes faz bem... para queimar o pão... :devilish:

Top Inferior