Sion: Driven by the sun - cada vez mais perto

João Prates

Archie Bunker
Impressionante!
Para mim isto vale tanto ou mais que a Tesla.

A Tesla começou com um indivíduo podre de rico depois de vender uma das mais bem sucedidas empresas da era da internet por largos milhões.
A Sono começou com dois tipos e um crowdfunding para arrancar... e agora 50M€ extra para se manterem fiéis aos seus princípios.

É preciso dinheiro para fazer mais dinheiro, essa é que é a verdade.
Nunca pensei que um projecto destes fosse possível com este modelo de financiamento, estou impressionadíssimo!

Well done!
 

Telmo Salgado

Moderator
Uma perspetiva de como este Sono Sion terá as células em cada painel:



 

João Prates

Archie Bunker
Devem ter pensado nisso, mas desvirtuava o projecto e eliminava o elemento diferenciador.
Pois, tens razão.
Para já enviei um email agora mesmo a indagar sobre a temperatura da bateria em climas quentes, vamos aguardar a ver se respondem, conto que o façam para podermos esclarecer.

EDIT: já agora partilho o sumo do email com as perguntas sucintas:

When the vehicle is parked all day long in the scorching sun, not just 10min, 30 min or 60 min, but the entire day, what temperature does the battery go up to?
If the vehicle is out on the sun with near or above 40ºC ambient, I reckon the battery will never be bellow at least 50ºC with all radiance taken into account.

Have you ever measured the temperature the Sion battery can reach, from 12:00 to 16:00 in the afternoon while being parked all day?
What happens to a battery sitting there very hot while receiving charging from the solar cells?

Do you have active cooling mechanisms like A/C cooling down the battery in this scenario?
What do you do to preserve battery lifetime?

We would appreciate if you could send a quotable answer to these concerns so that we can publish online at our site.
 
Última edição:

João Prates

Archie Bunker
Bom, veio a resposta da Sono Motors, que não foi no meu entender nada esclarecedora, até divaga por campos que nem estavam em causa:

Sono Motors disse:
(...)
Together with our partner ElringKlinger, we have developed a liquid-cooled lithium-ion battery specifically for the Sion. Our battery consists of 192 cells. We have taken the different technologies for lithium-ion batteries into consideration and also the various possible cell formats, and opted for the prismatic cell shape. Among other advantages, it offers very good cooling characteristics. Liquid cooling allows the temperature of the battery to be precisely controlled, thus extending its lifetime.

As the temperature of the battery will be precisely controlled, we at Sono Motors do not see this as a critical topic.

Pois. Parece uma resposta típica da geração FB, para quem frases com mais de 5 palavras são um esforço brutal, imaginem com mais de 5 linhas...
Há limites para a síntese, e acho que o meu email (ver post anterior) não foi assim tão extenso ou ininteligível, a questão a pedir esclarecimento era bem clara.

Não tive outro remédio que não responder de volta:

Thank you for your clarification and warm email.
However unless I’m misunderstanding it, it does not seem to clarify our point, as we are concerned with battery temperature while parked.
In other words we are concerned with battery temperature while parked and charging by its solar cells, not with battery temperature while driving or charging from the grid.
Are you saying that even with the car off and parked the liquid cooling system kicks in and cools the battery?
If so, wouldn’t the liquid cooling system take more energy than what the solar cells can provide just to run the liquid through the battery?
I’m sorry, but I can’t really fully understand the full implications of your answer.
 

Carlos Costa

Moderator
Não vejo grande futuro para esta Sono, sou sincero. O Sion consegue ter pior aspecto que um Dacia Logan, o que, por si só, não deixa de ser incrível!!
 

Telmo Salgado

Moderator
Aqui a função toma papel primordial: ter área para painéis. É o design na sua vertente técnica pura.
Tal como o Toyota Prius 4G e outros que tal, cuja aerodinâmica gera curvas que nem todos gostam.
 
Sono Motors contrata o Instituto Fraunhofer.
"Juntamente com o Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar ISE em Freiburg, a Sono Motors está a trabalhar num projeto para testar e certificar a integração solar na carroçaria de veículos elétricos. O processo de aprovação do Sion, também denominado homologação, deve ser acompanhado por um reconhecido prestador de serviços de testes. A cooperação também mostrará em que outras áreas de aplicação a tecnologia pode ser certificada."
Mais informação aqui.
A saga continua...
 
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