A pequena área útil de painéis que é possível embutir num carro e a má orientação dos mesmos face ao sol não permite armanezenar energia de forma muito relevante. O carro vai na mesma depender a 90% ou mais de carregamentos na corrente...
O carro tem 1.2 kWp instalados no total, dos quais vamos supor que uns 500 a 600 Wp têm normalmente incidência directa quando estacionado ao sol.
Com 500 Wp num dia de verão em Portugal podes contar sensivelmente com 4 kWh produzidos.
Se cada painel no carro for independente (MPPT independente), mesmo os que estão com radiação difusa acabam sempre por produzir alguma coisa.
Não me admirava se o carro de verão conseguisse produzir uns 5 kWh diários nestas condições.
Se pensares que os Prius PHV actuais têm cerca de 6 kWh úteis de bateria... não parece ser assim tão pouco pois não?
Para muita gente no seu dia a dia eu diria que 90% das vezes NÂO PRECISAM de carregar da tomada, e não o inverso.
Confesso que tenho alguma dúvidas sobre a utilidade destes sistemas, parece bem mais interessante (se os preços das baterias baixarem) meter painéis em casa e armazenar a energia para depois carregar o carro.
Aqui sem dúvida alguma que sim!
Mesmo sem baterias, um sistema de autoconsumo fotovoltaico que carregue o Sion directamente é infinitamente mais eficiente e racional.
Quanto mais não seja porque os módulos serão de melhor eficiência e potência, e a orientação solar será perto do ideal, mas nem toda a gente consegue ter solar em casa...