Sion: Driven by the sun - cada vez mais perto

Luis Neves

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
A pequena área útil de painéis que é possível embutir num carro e a má orientação dos mesmos face ao sol não permite armanezenar energia de forma muito relevante. O carro vai na mesma depender a 90% ou mais de carregamentos na corrente...

Confesso que tenho alguma dúvidas sobre a utilidade destes sistemas, parece bem mais interessante (se os preços das baterias baixarem) meter painéis em casa e armazenar a energia para depois carregar o carro.
 

João Prates

Moderator
Staff
A pequena área útil de painéis que é possível embutir num carro e a má orientação dos mesmos face ao sol não permite armanezenar energia de forma muito relevante. O carro vai na mesma depender a 90% ou mais de carregamentos na corrente...
O carro tem 1.2 kWp instalados no total, dos quais vamos supor que uns 500 a 600 Wp têm normalmente incidência directa quando estacionado ao sol.
Com 500 Wp num dia de verão em Portugal podes contar sensivelmente com 4 kWh produzidos.

Se cada painel no carro for independente (MPPT independente), mesmo os que estão com radiação difusa acabam sempre por produzir alguma coisa.
Não me admirava se o carro de verão conseguisse produzir uns 5 kWh diários nestas condições.

Se pensares que os Prius PHV actuais têm cerca de 6 kWh úteis de bateria... não parece ser assim tão pouco pois não?
Para muita gente no seu dia a dia eu diria que 90% das vezes NÂO PRECISAM de carregar da tomada, e não o inverso.

Confesso que tenho alguma dúvidas sobre a utilidade destes sistemas, parece bem mais interessante (se os preços das baterias baixarem) meter painéis em casa e armazenar a energia para depois carregar o carro.
Aqui sem dúvida alguma que sim!
Mesmo sem baterias, um sistema de autoconsumo fotovoltaico que carregue o Sion directamente é infinitamente mais eficiente e racional.
Quanto mais não seja porque os módulos serão de melhor eficiência e potência, e a orientação solar será perto do ideal, mas nem toda a gente consegue ter solar em casa...
 

João Prates

Moderator
Staff
Penso que o PHV solar tem 180 Wp de potência no módulo PV, portanto é fazer as contas... deve andar pelos 1,5 kWh diários, ou seja 1/4 da bateria útil.
 

Luis Neves

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
O carro tem 1.2 kWp instalados no total, dos quais vamos supor que uns 500 a 600 Wp têm normalmente incidência directa quando estacionado ao sol.
Com 500 Wp num dia de verão em Portugal podes contar sensivelmente com 4 kWh produzidos.

Se cada painel no carro for independente (MPPT independente), mesmo os que estão com radiação difusa acabam sempre por produzir alguma coisa.
Não me admirava se o carro de verão conseguisse produzir uns 5 kWh diários nestas condições.

Se pensares que os Prius PHV actuais têm cerca de 6 kWh úteis de bateria... não parece ser assim tão pouco pois não?
Para muita gente no seu dia a dia eu diria que 90% das vezes NÂO PRECISAM de carregar da tomada, e não o inverso.
Pois, mas estamos a falar do cenário mais otimista, no melhor período do ano (ca. 1/3 do ano),e em países com muito sol como Portugal.

Se fizermos as contas à média anual e projetarmos a situação para uma média europeia...huummmm.....
 

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
Penso que o PHV solar tem 180 Wp de potência no módulo PV, portanto é fazer as contas... deve andar pelos 1,5 kWh diários, ou seja 1/4 da bateria útil.
Num dia de bom sol, talvez. A média na distribuição anual do sistema de 500Wp daqui de casa é de 2kwh diários.
 

João Prates

Moderator
Staff
Sim Luis e Telmo, falava (acho que referi acima) num bom dia de verão.

Situação óptima portanto.
 

Luis Almeida

New member
A Sono refere que, em condições óptimas, os painéis solares permitirão fazer 34km diários.

A filosofia da empresa, eco-friendly, sharing e DIY, levou-me a fazer a reserva de um Sion há, sensivelmente, um ano.

Esta semana recebi um email dando um desconto de 1% sobre o valor da viatura (€25.500) para mim, e para cada pessoa que usasse o meu código como referência na aquisição de um.
Se alguém quiser estiver interessado, aqui fica o código para obter o referido desconto: "luis167979". Ou pode fazê-lo directamente por aqui: sonomotors.com/en/preorder/?r=luis167979 ;)
 

Alexandre Jesus

New member
Quem estiver interessado neste projecto e for subscritor da newsletter já saberá que dificilmente terá um final feliz: chegaram à conclusão que estavam a apostar nos parceiros errados e que precisam angariar o valor equivalente à venda de dois mil carros até final do mês para sobreviverem!
Parece ser infelizmente uma sentença de morte.
 

João Prates

Moderator
Staff
Hello,
Normally, people don’t really talk about this. People especially don’t talk about this when times get tough. But we don’t work that way, so let’s talk about money.

What happened.

In our pursuit of providing sustainable mobility to everyone, we have attempted to fit into “norms” that we have now realized we don’t believe in. We changed our ways to be more attractive to investors that have the means, but do not share our values. We have had the opportunity to take money, and in exchange, give up the vision. This would have been the end of the Sion and its core concept. We decided to reject the offer and ensure the continuance of Sono Motors in line with our principles. Yes, we lost time, but we will never change our beliefs. We believe in a future in which cities belong to people and not to cars. We believe in a future where energy is produced without burning fossil fuels. We believe in a future where mobility is electric and shared. And we know we are part of a movement.

What happens.

Thanks to you, our beliefs are within reach and not just a dream. And in realizing that it is you and the thousands of others who have shaped the Sion, we now know how to move forward. By going back to where we came from ⏤ back to you. We have learned that the classic way of financing could not work without surrendering our values. This is why we're addressing you. In order to continue with the Sion, we need 50 million euros by 30 December. This is equal to 2,000 full price down-payments. This amount listed is necessary in order to invest in production facilities and the production of prototypes.

This is a tough message, and we are well aware of it.

We founded Sono Motors with the mission to fight against climate change; to fight for a planet worth living on. If you are willing to push the project forward and you still believe that we, together, can drive the change, there are ways to support. It is now in your hands whether the Sion will make it onto the streets. So, let’s create a world where people think forward and are willing to take matters into their own hands. You can count on us to fight for it.

Navina, Jona & Laurin

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.
 

João Prates

Moderator
Staff
Hallo,

4 evenings, 4 cities and more than 5 million euros – unbelievable! Thank you so much. During these community events many questions could be answered and wide-ranging discussions took place. The most pressing questions concerned the security of your investment, what are our plans on spending the 50 million and what is going to happen in the future.

What about an assurance of my financial contribution?

If you support us, how safe is your money? The most important point: Reserve now – and pay only when the campaign is successful. In other words: The amount for your new reservation or top-up payment will not be due until the threshold of 50 million euros has been reached. Every reservation counts – whether it is 500 or 25,500 euros. Donations and loans are not linked to the threshold and flow right away into our operational business.

How will we spend 50 million?

Until the start of production, the entire development of the Sion will cost around 255 million euros. With the 50 million target of our campaign, we are financing our next steps: the construction of series prototypes, the commissioning of tooling and production facilities at our partners’ premises as well as the testing of our vehicles.

How can we reach the remaining 205 million?

The decision to take this step together with our community implies as well that we want to go all the way, till the start of production of the Sion, with you. With the serial prototypes we will offer further test drives, which have blessed us with more than 10,000 reservations so far. Of course we remain open to suitable investors who share our values and vision. Find attached a video and a detailed overview, which explain the full financing strategy until the start of production.
 
Top Inferior