Roubo de catalizadores dos PRIUS

Luis Neves

Moderator
A função de um catalizador num híbrido é a mesma de numa viatura convencional. Não estou a ver porque razão serão mais ricos em alguns elementos químicos. Aliás, a terem alguma diferença até deveria ser para menos, pois o processamento de gases de escape é menor...
Não estou também a ver como este negócio pode funcionar sem a intervenção de meia dúzia de instalações que devem ser facilmemte identificáveis pela polícia. A separação destes elementos não é certamamente trivial nem fazível manualmente pelos ladrões, alguém tem de fazer um processamento industrial para recuperar os elementos em causa.

A função de um catalizador num híbrido é a mesma de numa viatura convencional. Não estou a ver porque razão serão mais ricos em alguns elementos químicos. Aliás, a terem alguma diferença até deveria ser para menos, pois o processamento de gases de escape é menor...
Não estou também a ver como este negócio pode funcionar sem a intervenção de meia dúzia de instalações que devem ser facilmemte identificáveis pela polícia. A separação destes elementos não é certamamente trivial nem fazível manualmente pelos ladrões, alguém tem de fazer um processamento industrial para recuperar os elementos em causa.
https://www.bbc.co.uk/news/amp/business-49767195 . E em relação á polícia aqui nem vale a pena falar. Não estão minimamente interessados

Telmo Salgado

Moderator
Obrigado, Artur pelo link.
Since hybrid cars have two power sources - electric and petrol or diesel - the catalytic converter is used less frequently to process pollutants. The metals are less likely to corrode, meaning they are worth more and thus attractive to thieves.

Em ambos os casos, gasolina ou híbrido, o valor do material é elevado:

Os diesel também têm mas obviamente estão mais contaminados.

Vi no You Tube

que nos Estados Unidos e Canadá são frequentes os roubos de catalizadores (?) de carros Prius porque novos custam 2500 euros (ou dóllars) e os roubados valem 200 euros. Será verdade?

Última edição por um moderador:

Telmo Salgado

Moderator
Também se passa no Reino Unido.
Existem empresas com soluções para desincentivar o gamanço, "cat-lock" talvez.

Edit - Acho que já houve um tópico aberto sobre isto...mas como não encontro talvez fosse ainda em Prius-PT.

Antonio Mateus

Active member
Alerto para o aumento exponencial de roubo dos catalizadores em vários modelos.

Calhou ao meu primo numa carrinha Corolla HSD com um mês de uso, e no Concessionário estavam mais três todas da mesma zona residencial (devem actuar por áreas concentrando "esforços").

Tambem li hoje que houve prisões esta noite em Leiria apanhados em flagrante já com vários catalizadores cortados.

Situação transversal a outros países.

João Bastos

New member
Em Outubro,2020 comprei o protector de catalizador feito na Romenia!
Comprei via Espanha a um agente, mas não vale a pena, paguei mais caro e veio directamente da Romenia!
Ainda está ao mesmo preço (184€ com iva incluido). (Não me pediram mais por direitos alfandegários).
A instalação é muito simples e faz-se em +/- uma hora numa oficina qualquer (ex. oficina de pneus).
O meu prius é um 2G, tem 15 anos (166.000 Km) e acaba de fazer a inspecção com distinção!
Saudações!

Top Inferior