Resultados lastimáveis para a Dácia no EuroNCAP

João Prates

Archie Bunker
Pois é, os resultados das viaturas Dácia testadas este ano estão MUITO longe de ser animadores... apenas ⭐⭐

A NCAP já se pronunciou criticando a clara falta de vontade da Dacia em fazer melhor:


Cito:
"“Safety has moved on”, says Michiel van Ratingen, Secretary General of Euro NCAP, “and the biggest strides forward are now being made by using high-tech to prevent accidents from happening. Clearly, Dacia have found their market and they’re sticking to it, but a two-star rating shows little ambition, even for a low-cost product. "

Mas as coisas não se ficam por aqui... quando se sabe que duas estrelas já é péssimo, fontes próximas da marca alegadamente afirmaram que "esperam conseguir pelo menos 1 estrela" para o Dacia Spring, o modelo BEV!


Isto porque aparentemente o Spring tem por base a plataforma do Renault K-ZE, que por sua vez deriva do Renault kWid, viatura comercializada pela marca nos mercados "emergentes", que teve 0 estrelas na sua versão original... ouch... cito:

"This is what an internal source close to the matter told us, saying that the manufacturer has set a goal of one star in the EuroNCAP crash test. "


A sério Dácia !?!?!?
 
Última edição:

Carlos Bernardino

Active member
JURO mas JURO que no tópico do "Dacia elétrico acessível" ia meter isto!

Note-se que os Dacia não costumavam ter grandes resultados mas acho isto inadmissivel.

Não se trata de ser anti "isto" ou adepto "daquilo". Estes produtos... não.

Claro que é um modelo acessível! Mas à custa disto e doutras poupanças que na realidade não são poupanças nenhumas..

Vejam o video. Está ao nível do que pior se fazia há 20 anos atrás

Lamento
 

Rui Tavares

New member
O Dacia Spring está muito leve o que poderá significar que pode não diferir muito do kwid na estrutura do carro, digo isto só de opinião pessoal.
 

Telmo Salgado

Moderator
O grupo Renault tinha obrigação de zelar por um melhor desempenho no teste.
Associar ao baixo preço está uma natural justificação, mas tolda a imagem do construtor.
 

João Prates

Archie Bunker
Inacreditável.

E pelos comentários, a serem verdade, no recente restyle retiraram os airbags laterais e de cortina... não admira alguns parâmetros destes resultados serem desastrosos.

Há coisas em que não se pode poupar, a segurança é uma delas, estes resultados em 2021 são inadmissíveis, e só provam que os mínimos para homologação estão ultrapassados.
 

Nuno Cardoso

Well-known member
É incrível, se o Dacia já achava mal, mesmo sendo uma marca de "gama baixa" onde são utilizados componentes do mais barato para se obter o carro mais barato, num Renault é simplesmente inadmissível... Z de Zoe e de Zero mesmo. Sem airbags laterais num carro atual?

Uma frase que está no relatório e que também acaba por me preocupar a mim como condutor de outros veículos é "(...)the Zoe would be a moderately aggressive crash partner to other vehicles.". Ou seja, é perigoso para os que viajam nele e pode ser perigoso para os que chocarem com ele...

E o Dacia pelo menos tinha eCall, este nem isso.
 
Top Inferior