Regulamento do Autoconsumo de Energia Elétrica

Telmo Salgado

Moderator
Em março de 2020 a ERSE emitiu este regulamento, entre alguns outros pontos, para conferir o enquadramento aos DL162/2019 (coletivo e comunidades) e DL153/2014 (autoconsumo individual.

Destaco uma novidade para mim, para o qual gostaria de ver aqui debatido e observado, relativo ao acerto de consumos por via de cálculo do injetado na rede em períodos de 15 minutos...

A EDP já tem isto no seu site:

https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/perguntas-frequentes/pt/solucoes-sustentaveis/energia-solar/energia-solar-autoconsumo-como-e-que-a-energia-que-consumo-e-produzo-e-contabilizada/faq-17681/

cito:

Até hoje, apenas era possível deduzir ao seu consumo a energia produzida instantaneamente pelos seus painéis solares. A partir de agora, a energia produzida será agregada em períodos de 15 minutos, e será utilizada para compensar o consumo de energia durante o mesmo período. Deste modo, a cada 15 minutos, e independentemente das variações da produção e do consumo de energia, será calculado o saldo entre a energia produzida e a energia consumida, o que resultará num maior aproveitamento da energia produzida pelos seus painéis solares e, portanto, numa redução da sua fatura.

A partir de agora, a energia produzida será agregada em períodos de 15 minutos, e será utilizada para compensar o consumo de energia durante o mesmo período
será verdade?? isto é interessante
Ou seja se tivermos um consumo de pico durante 5min de 1500wh por exemplo e nos restantes 10 zero, se produzirmos 500wh constantes durante os 15min o liquido é zero...
Isto será aplicável por todos os comercializadores? Estarão todos os contadores preparados para esta matemática toda??

Vou questionar a yesenergy.

Telmo Salgado

Moderator
Eu tenho muitas dúvidas que isto seja fácil de quantificar para nós, consumidores...
A razão de partilhar aqui foi também perceber como isto se pode materializar e se efetivamente é vantajoso numa solução de painéis acima do ótimo, sem a colocação de acumuladores, claro.

Top Inferior