Regeneração inteligente - ID.4

William Esteves

Not Shakespeare
A VW, decidiu tomar uma postura totalmente diferente da referência do mercado (Tesla) no que diz respeito à regeração:

Fonte: Intelligent regenerative braking on the Volkswagen ID.4; coasting a priority

Ou seja, prefere manter o movimento do que converter para energia na bateria, já que esta conversão acarreta perdas energéticas

Prefiro este tipo de abordagem à da Tesla, em que é mais fácil deixar de acelerar sem reduzir velocidade de forma considerável, não obrigando a modular constantemente a pressão no acelerador.

o sistema de patilhas permite fazer as duas coisas. colocas a regeneração máxima para conduzir como tu gostas, e se tiveres o pé cansado colocas zero para deixar o carro rolar livremente...
Ainda me hão-de convencer que o sistema de patilhas é melhor do que simplesmente dosear o acelerador para o ponto certo...:)

Hugo Pardal

Active member
o meu i3 também tem condução só com um pedal e eu preferia ter o doseamento com patilhas.

para ambiente urbano é muito bom a condução só com um pedal mas em AE já seria porreiro (mais confortável) ter menos regeneração ou mesmo nenhuma.

Telmo Salgado

Moderator
Não tem nada de inovativo. A Hyunday (e a KIA) já fazem isso nos seus EV, sendo possível ajustar o nível de regeneração (desde nulo) com as patilhas no volante.

Mas, claro, como é VW, eles tem de fazer de conta que inovaram :rolleyes:

Tenho a ideia que o Prius 1G de 1997 funcionava assim, exceto com a ligeira regeneração na fase 1.
Mas pronto, passaram mais de 23 anos, e a minha memória é mais fraca que a da vw.
Talvez os 0,25g não fossem bem assim na fase, e o balanço de energia para a bateria, limitado pela pequena dimensão da mesma, tivesse mais pendor para a travagem hidráulica. Um atraso de vida, a Toyota. Em 1997 podiam ter copiado o que as outras marcas faziam…:sneaky:

Telmo Salgado

Moderator
Sim, sublinhei a tua apreciação. A modificação da regeneração é bastante interessante, e o grupo Hyundai/Kia bem como a Mitsubishi trouxeram isso. Acho que foram pioneiros.
Não tão inteligentes como a vw, claro… :sneaky:

Top Inferior