Rede interna de carregamentos - Tesla

José Rosado

Well-known member
Os preços para outros utilizadores podem ser pouco atractivos ou como disse podem criar sistema de reservas para os donos de Tesla.

Até à abertura, é uma incógnita, por isso pode vir a correr bem ou mal... :unsure:

William Esteves

Not Shakespeare
O acesso à rede, mais certamente, será pela app... Que terá de ser aberta à "restante população".

A minha maior questão é mesmo o valor acrescentado para a Tesla...

Ainda na última apresentação de resultados, a venda de carros continua a dar prejuízo, e com esta medida a Tesla deita ao lixo o seu maior diferenciador que é a rede SUC... Dificultando ainda mais a sua venda...

É que autonomias, já vem aí melhor... Qualidade de construção, também... Preço também... Velocidade de carregamento também...
A única que assim vai à frente é o desempenho.

Pode não ser tudo num único carro, mas as soluções já estão aí e as pessoas ajustam conforme as suas necessidades e gostos, nem todos estamos à procura do mesmo...

Claro que, para a mobilidade elétrica é uma enorme mais valia... Para a Tesla... Estou para ver...
Quantas vendas não deve a Tesla ter conseguido graças à sua rede SUC?

Pedro Lopes

Well-known member
Eu estou dividido. Se por um lado os proprietários de Tesla perdem a exclusividade da rede, por outro ela será rentabilizada pela marca. Isto tudo dependerá muito da forma como for implementada a abertura. Já quando o Model 3 começou a ser fabricado, os proprietários do Model S/X estavam receosos de que a rede ficasse congestionada. Mas o que aconteceu foi que a rede foi reforçada e expandida, não causando congestionamento...

William Esteves

Not Shakespeare
O acesso a apoios públicos para a evolução das infra-estruturas implica, sempre, o acesso a todos...

Certamente, e nada mais que mínimo obrigatório, os utilizadores com carro Tesla terão algum tipo de benefício... Mas não poderá ser muito restritivo já que correm o risco de não obter os apoios...

Em Portugal, poderá funcionar como a rede do Continente.

João Prates

Archie Bunker
Aparentemente sim, mas se a rede for ainda mais ampliada e expandida, já terei a ganhar
Quando começares a chegar aos SuC e tiveres de ficar à espera porque está tudo ocupado, maioritáriamente por outras marcas de veículos, quero ver esse optimismo.

Pessoalmente parece-me que a Tesla estará com graves problemas financeiros para dar um passo destes, onde perde a sua maior vantagem competitiva.
Não se abre mão de uma rede proprietária como a que eles têm a não ser por necessidade extrema, IMHO.

O tempo dirá.

Bruno R. Almeida

Wellness Coach
Partilho convosco a minha opinião.

O acesso a 3ªs provavelmente será feita de uma forma muito restritiva ou inteligente se assim o quiserem pensar.

Por exemplo: coloque-se o caso de existirem 14 mangueiras num HUB, a Tesla rapidamente pode apenas disponibilizar apenas 5 inicialmente ou apenas 1 para OCA (outros construtores automoveis) conforme perceba que os seus carros estão a programar rotas com chegadas/passagens para carregamenti a esse HUB.

Com o desenvolvimento da tecnologia e aplicação do 5G creio que será relativamente fácil para a Tesla adaptar-se a disponibilização das mangueiras conforme as necessidades dos seus clientes ou a disponibilidade no momento do carregadores.

Consegui passar a minha ideia? Ou estarei a fantasiar demasiado? e vai é mesmo ser "bar aberto"?

João Prates

Archie Bunker
Era giro, num mundo ideal em que os utilizadores são todos extremamente literados e que conseguem perceber a tal alocação dinâmica.

Agora pensa na ti maria, ou no padeiro da serra, a chegar a um SuC e ter de perceber quais os stalls que pode utilizar e quais não...

Nem com a rede da Mobi-e as pessoas às vezes percebem como fazer as coisas, quanto mais com a Tesla a ligar e desligar postos aos "OCA" conforme as necessidades...

Ou ficam todos os stalls disponíveis, ou têm de deixar alguns permanentemente reservados em cada SuC apenas para clientes.

E mesmo assim vai haver granel... basta pensar que poucos percebem ou sabem que existem destination chargers dos mesmos dois tipos, para clientes e para outros...

Quantas vezes já viste malta a tentar ligar-se a um DC da Tesla para carregar a sua viatura de "OCA"?

E quantas vezes já viste malta perguntar se pode carregar os seus carros nos postos da Tesla?

Ainda queres mais confusão com regras de alocação dinâmica?

Ou estarei a fantasiar demasiado?
Acho que sim, e não é pouco.

Bruno R. Almeida

Wellness Coach
@João Prates boa chamada a realidade.

Sim, a questão dos destination chargers então é mato.

A preservarem os seus clientes, será efetivamente a questão de posto permanentes Tesla e outros mistos.

Luis Neves

Moderator
Acho prematuro especular sobre o que vai acontecer sem se saber os detalhes. Ao que percebi em tempos, em alguns países (Noruega?) terão existido algumas ajudas públicas em algumas estações. Nos EUA se calhar também. No limite mínimo se calhar estamos apenas a falar disso.

Se estamos a falar numa abertura mais geral, dependerá dos moldes em que for feito, apesar de algumas tropelias que a Tesla vai fazendo aos clientes, estou certo que que os responsáveis não ignoram que a rede de carregamento é um argumento que leva muitas pessoas a opterem pela marca, e a perda dessa exclusividade tornará muito linear que as pessoas optem por comprar carros da concorrência, que já vão sendo muitos e bons. Ganhar nos carregamentos e perder nas vendas não parece um cenário interessante, por isso terá de ser algo nuito bem pensado.

Mas veremos, para já pouco ou nada se sabe.

Rui Amaral

Active member
Um passaralho contou-me que a Tesla vai atribuir 50/50 nos stalls, ou seja, metade Tesla-only e outra metade para os (cabeça-OCA).
Ass: Ilha da Fantasia serie 1977 - 1984.

João Prates

Archie Bunker
No limite mínimo se calhar estamos apenas a falar disso.
Não, não estamos, o quote original era do próprio Elon Musk, foi ele que disse que gradualmente iam abrir a terceiros em todos os mercados e não apenas num ou noutro país.

Ganhar nos carregamentos e perder nas vendas não parece um cenário interessante, por isso terá de ser algo nuito bem pensado.
Exatamente.

E sobre a ocupação dos postos, acho que a malta nem está a ver a real dimensão da coisa...
É que estão se calhar a pensar em chegar aos SuCs e ter lá "mais carros", enfim, "desde que não sejam demasiados face à oferta"... mas não é assim tão simples.

Lembrem-se os donos dos Tesla que os vossos carros carregam bem mais rápido que a maior parte da concorrência.
Dito de outra forma: Não só vão ter mais carros a ocupar os stalls, vão lá ficar tempos infinitos a carregar, o que vai empandeirar muito mais a utilização.

Imaginem chegar a um SuC e ter quase tudo cheio de Leafs e Zoe... e/ou carradas de TVDEs... boa sorte...
Eu se tivesse um Tesla estaria f@#ido com a situação, estão a mudar a meio do campeonato as regras do jogo, e sou eu que saio prejudicado, ia estar em brasa eu...

Luis Neves

Moderator
Não, não estamos, o quote original era do próprio Elon Musk, foi ele que disse que gradualmente iam abrir a terceiros em todos os mercados e não apenas num ou noutro país.
Do que vi ele apenas escreveu "até ao final do ano" a uma pergunta meia lacónica. Não refere em lado algum que mercados são abragidos, se todos se parte, nem há qualquer pista sobre o modelo. É esperar....

João Prates

Archie Bunker
Não refere em lado algum que mercados são abragidos, se todos se parte, nem há qualquer pista sobre o modelo. É esperar....
Bolas que és teimoso... se eu digo que ele disse, não estou por certo a inventar não é?
Se leres logo nos primeiros comentários do tweet encontras não?

Vá lá, eu faço uma bola em redor... a cores e tudo... haja pachorra... :devilish:

1626977946366.png

João Prates

Archie Bunker
Sim claro, tanta promessa quebrada, não seria nada de espantar, mas seria se fosse algo a que os clientes tivessem a ganhar...
Sendo uma coisa onde o cliente só perde, seja em valor da viatura, seja em conforto de utilização, não me parece que possa ser considerado uma "promessa" é mais uma "ameaça".

Como referi atrás, o tempo dirá.
Para já, e se for implementado, já dei a minha opinião sobre o tema.

O que não consigo perceber é que quando "prometem" algo extraordinário toda a internet se mete de pé a aplaudir e os posts não param por todo o lado, é a loucura, mas já quando é algo que vos tira qualidade de vida ou vos prejudica, há que meter paninhos quentes e dizer que nada está decidido, para ter calma...

Giro.

Luis Neves

Moderator
Eu não ligo a promessas mas também não vou entrar em stress com problemas antes de se materializarem. Até porque se as coisas tiverem potencial de correr mal, certamente vai haver reação dos proprietários, e a Tesla já deu provas muitas vezes de mudar como os cataventos quando cheira a complicações.

Acho que a Tesla perdeu o foco e começou a gastar demasiada energia em coisas sem grande utilidade, como cybertrucks e S plaids com não sei quantos motores, para já não falar do FSD que não vai atingir durantes muitos e bons anos (e, na verdade, pouca falta nos faz).

Da minha parte preferia que se concentrassem a desenhar e produzir um bom model 2, a preço compatível. Isso, sim, seria mais um bom contributo para a mobilidade elétrica e para empurrar as outras marcas nesse sentido.

Top Inferior