RAV4 de luto pelo atraso no lançamento do irmão mais novo PHV

João Prates

Moderator
CKL
Para mim é o que me apetece dizer, lamento Toyota, mas é assim que nos sentimos também...

... de luto.

João Prates

Moderator
CKL
Sim, é só coisa de mais um ano e picos... para um carro oficialmente lançado agora...

Daqui nada parecem a Tesla, a aceitar reservas de carros para os quais não sabem sequer quando os vão começar a fabricar, quanto mais vender!

Não tolero essas jogadas de construtor algum, seja Tesla seja Toyota, é-me igual ao litro, se anunciam uma viatura têm de a meter nos stands à venda para quem quiser comprar.

Digo NÃO ao fanboyismo!

Telmo Salgado

Moderator
Vão mesmo lançar a viatura, mas demorará uns valentes meses...

Telmo Salgado

Moderator
Não posso ser menos fanboy do que já sou ao lembrar-te que a apresentação do RAV4PHV foi no Toyota Global, mas referido somente ao Japão. Foi no dia 8 de junho.

Na newsletter europeia nada encontro. Houve links de apresentação na Toyota USA, isso sim.

É portanto, a impaciência natural que está a funcionar… :giggle:

(eu pessoalmente não vejo pressa nenhuma em lançar mais modelos SUV, por isso atribuo pouca importância ao PHV deste modelo, mesmo que na realidade seja uma belíssima - tecnicamente - versão do RAV4)

Última edição:

João Prates

Moderator
CKL
Mau, basta reler a thread ó @Telmo Salgado !

Podes ver a produção mensal ridícula prevista para o Japão, a data de lançamento nos USA (e temos carradas de test drives de jornalistas aquando do lançamento) que já foi, o nº igualmente ridículo de unidades previstas para o mercado norte-americano, e a data prevista de lançamento na Europa para fins de 2020 inícios de 2021 que foi adiada por mais um ano...

Tudo isto está nesta thread, basta ler.

Para mim lançar um carro não é dizer "ah e tal fizemos 3 carros, foram vendidos, o lançamento está feito"!

Isso parece tal e qual, e continuo com a analogia, a Tesla quando quiz dizer que já tinha começado a comercializar o Model 3... outra vergonha... fez umas poucas dezenas de carros praticamente à mão para empregados e usou isso num show off lamentável a fingir que tinha dado início à comercialização... uma carrada de meses antes dos primeiros saírem da linha de produção automatizada...

Se eu quiser um carro e me disserem no concessionário que tenho de esperar mais de 3 ou 4 meses por ele, não vou pensar "ah este carro deve ser mesmo especial".
Vou é pensar "que incompetência é esta da marca que sabendo as filas de espera que tem não consegue produzir mais unidades deste modelo e faz os clientes esperar este tempo todo?".

São maneiras de pensar diferentes.
Cada um tem a sua.

Telmo Salgado

Moderator
Calma lá, a produção mensal ridícula para o Japão já foi explicada, existem muitas restrições aos carregamentos por lá, as expectativas eram muito menores que a realidade veio a demonstrar.

Esperei 4 meses pelo Prius+ e muitos outros clientes esperam às vezes mais.

Quanto tempo mediou entre as reservas (pagas!) e a entrega dos Model3? Carro especial, muito procurado, e líder de vendas inequívoco...

Não somos todos iguais, eu prescindia deste RAV4PHV em favor de Corolla, Camry e Prius+ terem opção PHEV....

João Prates

Moderator
CKL
Calma lá, a produção mensal ridícula para o Japão já foi explicada
Muito mal explicada, diga-se, como a realidade veio a comprovar, dando uma valente estalada na cara da Toyota que nem o seu próprio mercado interno compreende quando chega às "plugs". :cry:

Quanto tempo mediou entre as reservas (pagas!) e a entrega dos Model3?
Já me insurgi contra isso, a mim não me apanhas nessa curva, eu só dei o dinheiro porque na altura podia, mas se precisasse de carro nunca na vida ficava à espera do Model 3 anos a fio.
Mesmo o Model 3 hoje em dia tens para entrega quase imediata, portanto uma coisa é o marketing e propaganda manhosa da Tesla que convence os clientes a meter dinheiro sem saber sequer quando o carro vai entrar em produção, outra coisa é uma Toyota anunciar uma viatura e depois recuar por suposta falta de capacidade produtiva... o tanas... é o construtor #1!

Não somos todos iguais, eu prescindia deste RAV4PHV em favor de Corolla, Camry e Prius+ terem opção PHEV....
Idem, mas não é isso que está em causa.

Léo Grova

Active member
Eu continuo a bater na mesma tecla - não há recursos para construir tantas e tão grandes baterias.
Vai havendo disponibilidade a espaços.
Podem dizer que foi mau planeamento... ok, é uma maneira de ver a coisa. Mas acho que já são evidências a mais, que a produção de baterias é o entrave... e provavelmente por escassez de matéria prima.

E notem que ainda estamos num nicho.

Luis Neves

Moderator
Eu continuo a bater na mesma tecla - não há recursos para construir tantas e tão grandes baterias.
Vai havendo disponibilidade a espaços.
Podem dizer que foi mau planeamento... ok, é uma maneira de ver a coisa. Mas acho que já são evidências a mais, que a produção de baterias é o entrave... e provavelmente por escassez de matéria prima.

E notem que ainda estamos num nicho.
A constrição não está na falta de matérias primas, mas sim na falta de fábricas...estas aparecem quando os construtores derem sinais inequívocos de mudança para os EV e não apenas de irem fingindo o lançamento de um ou outro modelo para vender o menos possível.

Léo Grova

Active member
Luis, há uns tempos atrás li este artigo

que me parece muito bem escrito, e dá uma visão global do problema, incluindo até os constragimentos inerentes à pandemia.
A questão é complexa, multifactorial, e na minha opinião, muito relacionada com as matérias primas.
À tecnologia actual, entenda-se.

Não é só vontade e fábricas.

Um construtor automóvel dito tradicional, terá sempre maior dificuldade em competir com uma Tesla pelo acesso às cadeias de distribuição relacionadas com as baterias.
O único produto/foco da Tesla é/são os BEVs. Os construtores tradicionais, neste momento têm cotas de Co2 a cumprir - têm que investir na eletrificação - mas concomitantemente têm toda uma estrutura pesadíssima de ICE para alimentar/gerir.

Última edição:
Top Inferior