Quarentena

Cesar Dias

New member
Boa tarde,queria colocar uma questão ao grupo a ver se alguém me pode ajudar,estando eu em casa já há duas semanas e com o Prius phv de 2017 na garagem,como é que posso por o motor a gasolina a trabalhar sem tirar o carro da garagem?
Alguem tem ideia como se faz,é que já fui ver ao manual e não consegui descobrir nada!
Agradeço desde já alguma ajuda,e peço desculpa pela minha ignorância nesta situação.
Cumprimentos ao grupo.
Cesar Dias.

Boa tarde Cesar.
1 - Ligas o carro, mantém em P, regula a temperatura para o máximo de aquecimento e em automatico.
ou
2 - Ligas o carro, mantém em P, liga o desembaciador do vidro frontal.
Como o motor está frio, qualquer pedido de aquecimento (do habitáculo ou do para-brisas) faz ligar o motor.

Se o objectivo é carregar a bateria de tração ,
1-Ligas o carro, mantém em P, liga luzes e ar condicionado em frio. Na primeira fase a bateria de tração vai-se descarregando até que activa o motor e passa a carregar a bateria de tração. Quando o motor desligar, tens a bateria carregada.

Atenção aos gases de escape. Mantém a garagem bem ventilada.
Espero ter sido útil

Telmo Salgado

Moderator
Bom dia, César!

A pergunta é boa, as respostas e dicas vão surgindo.
Porém, pessoalmente não encontro justificação para as preocupações de ligar o MCI regularmente. A gasolina aguenta vários meses e o sistema também não se danifica com paragens prolongadas.

Armando, a bateria de tração não é a principal, logo no PHV destinada a ser carregada externamente?

João Prates

Moderator
CKL
Bom dia @Cesar Dias,

Antes de mais obrigado por teres colocado esta questão visível a todos para que todos possam beneficiar das respostas.

Para também eu poder contribuir com algumas ideias, gostaria que respondesses a algumas questões de contexto primeiro:

1) Por que motivo pretendes forçar o MCI a ligar?

2) Que nível de carga de bateria de tração tens (em %)?

3) Tens garagem arejada que podes abrir o portão (tipo moradia por exemplo), ou está em garagem de prédio/box?

4) Em que é que a explicação na pág. 99 do manual não te satisfaz? Que ponto(s) encontras em falta?

1586778035526.png

Última edição:
Até numa quarentena o Prius PHEV é stress-free, incrível....

"coloque o sistema híbrido em funcionamento pelo menos uma vez a cada 2 ou 3 meses" e "quando o cabo do carregamento já não for necessário, remova-o imediatamente".

Bem menos picuinhas que muitos (talvez todos?) os BEV do mercado em situações similares.

Haverá alguém que diga mal deste pináculo tecnológico?

Por este bom exemplo de engenharia (e por ser fã assumido do grupo Toyota) é que compraria mais depressa um PHEV do grupo, que um BEV de muitas outras marcas.

Cesar Dias

New member
Boa tarde,eu quero por o MCI a trabalhar para carregar a bateria de 12v em primeiro lugar E também gostava de saber como por o MCI a trabalhar.
A bateria de tração está a 100%, a garagem que tenho é arejada e posso abrir o portão,quanto á explicação da página 99 não me diz como por o MCI a trabalhar de imediato e era isso que eu queria saber.
Agradeço a ajuda do fórum.Obrigado.

João Prates

Moderator
CKL
eu quero por o MCI a trabalhar para carregar a bateria de 12v em primeiro lugar
Ligar o MCI não faz falta nenhuma, estávamos bem tramados se a bateria de 12v só fosse carregada quando o MCI fosse a trabalhar... ainda para mais num PHV...
A bateria de 12v está permanentemente a ser carregada pela bateria de tracção e transformador DC/DC assim que o carro entra em READY após start.

E também gostava de saber como por o MCI a trabalhar.
No PHV não é fácil meter o MCI a trabalhar excepto metendo em modo de inspeção.
Há truques que podem resultar, como meter o A/C no máximo de calor e ligar desembaciador ao máximo, mas pode até não resultar se a bomba de calor der conta do recado.
O mais fácil será meter o carro em modo de carregamento forçado da bateria, mas para isso não pode estar já carregada acima do limite de SoC desde modo (salvo erro 80%).

Seja como fôr, gastar gasolina e poluir apenas "porque sim", sem qualquer utilidade, é muito má prática que desaconselhamos de todo.
Como o @Telmo Salgado muito bem referiu, não há qualquer necessidade de fazer trabalhar o MCI em paragens de poucos meses.

A bateria de tração está a 100%
Ora aqui está algo que NUNCA deves fazer!!!!!!!!
A bateria de tração nunca deve estar demasiado tempo a 100% (mais que um par de horas) seja no PHV seja num BEV, ter o SoC a 100% está a colocar a bateria em esforço!!!
Para manter o carro em quarentena deves colocar o nível de SoC perto dos 60%, mais coisa menos coisa.

É sabido que a Toyota é muito conservadora com os níveis reais de SoC vs. níveis indicados ao condutor, mas ainda assim, estar semanas a fio nos 100% é um erro tremendo.
Vai dar uma volta com o carro para o fazer baixar o nível da bateria, é o melhor que tens a fazer.

Agradeço a ajuda do fórum.Obrigado.
Sempre às ordens.
Mas posta sempre publicamente, para todos poderem beneficiar das respostas como referi anteriormente.

Última edição:

Luis Neves

Moderator
Até numa quarentena o Prius PHEV é stress-free, incrível....

"coloque o sistema híbrido em funcionamento pelo menos uma vez a cada 2 ou 3 meses" e "quando o cabo do carregamento já não for necessário, remova-o imediatamente".

Bem menos picuinhas que muitos (talvez todos?) os BEV do mercado em situações similares.

Haverá alguém que diga mal deste pináculo tecnológico?

Por este bom exemplo de engenharia (e por ser fã assumido do grupo Toyota) é que compraria mais depressa um PHEV do grupo, que um BEV de muitas outras marcas.
Dá vontade de dar uns berros aos trolhas que administram a Toyota, não é? Cadê o BEV que todos esperamos (e desesperamos)?

(desculpem o off-topic).

Léo Grova

Active member
Luis, se releres o teu DB, está lá a resposta à tua pergunta.
😁
Eu dou uma dica - mais ou menos na altura que tu nos explicas porque escolheste o Prius PHEV.
😉
E desculpem-me também a mim o off topic.

Top Inferior