Projeto DIY - Gerador Eólico

Joao Ferreira

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
Gostava de partilhar com todos vós o desejo de realizar um projeto DIY de Gerador Eólico, contudo por falta de formação académica na área (engenharia) aceito sugestões/ ideias para melhoria do que passo a expor, ou para alternativa.

Das procuras que fiz pela net encontrei um projeto que me pareceu interessante e completo, dada a baixa potência prevista no mesmo o ganho em euros será marginal, mas irá permitir-me (de uma forma low cost pelo menos espero) aferir algum conhecimento sobre a matéria e validar se as condições de vento são suficientes para aumentar a escala do mesmo.

A ideia seria usar como base o projeto MKIII 50 Watt 3d printable Wind Turbine partilhado no thingverse e dar algum uso à impressora 3D que para lá por casa. Mas estou aberto a outras sugestões.

O custo previsto da construção das peças, usando a informação dos tempos e quantidades de PLA necessário fornecido pelo autor é de:
20€ em PLA
10€ em Electricidade

A isto será necessário adicionar o custo com parafusos e o motor do gerador.
creio que o motor usado é um 17HM19-2004S de 12/24v e 2Amp mas isto carece de validação por parte do criador do mesmo.

Eu preferia usar algum motor usado que ande lá por casa, por exemplo de uma impressora velha... - opção a ter em consideração e a analisar a sua viabilidade

Tenho ainda algumas duvidas, por exemplo:

1- que tipo de inversor devo usar para poder injectar na rede a potencia gerada (mesmo que pouca).
2- será útil ou conveniente usar uma bateria entre o gerador e a rede, ou seja, o gerador carrega a bateria e a bateria injecta na rede da casa a potencia gerada a um ritmo estável?

Alguns conteúdos relacionados:

1- Esquema detalhado do projeto
2- Detalhe das peças a Imprimir

Última edição:

Bruno R. Almeida

Active member
Projeto muito interessante!

Tens ideia da energia gerada, num "dia ideal"?

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
João, julgo que existem algumas razões para a bateria, e uma delas é justamente ter acumulação das flutuações típicas da produção eólica desta dimensão...

Joao Ferreira

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
Projeto muito interessante!

Tens ideia da energia gerada, num "dia ideal"?
este prototipo apenas tem 50w de pico (para brincar no inicio), o mesmo é bastante complexo mas é isso que o torna interessante :)

Bruno R. Almeida

Active member
Boa tarde João!
Já colocaste a Impressora a funcionar?

Top Inferior