Prius 4G com menos de 30.000kms avariou?

Custa a crer? Tive um 2G 3 anos e tal e fiz 60 ou 70.000 kms. Avarias nunca.
Depois tive um 3G 7 anos e com 80.000 nunca avariou. Agora um 4G com menos de 30.000kms e menos de 4 anos de repente avariou. Motor nada, volante bloqueado, e todas as luzes dos paineis a piscar. Pouco depois tudo se apagou.
E depois? Chamar o ACP que foi direto á bateria ligou uns instrumentos e pediu-me para por o motor a funcionar. Arrancou á primeira, mas...todas as luzes se acenderam em todos os paineis e só passado vinte minutos começaram a apagar-se. Mas o motor estava a funcionar normalmente. Segunda-feira lá vou á oficina relatar o sucedido. O mecanico do ACP disse-me que é uma avaria rara num Prius com tão pouca kilometragem.
Em tempo, esta falha repetiu-se dois dias depois com a mesma solução da anterior.

Última edição:
Creio que é 12V
Ai vai foto

Anexos

• bateriaPRIUS.jpg
    bateriaPRIUS.jpg
    330,6 KB · Visualizações: 18

Luis Neves

Moderator
Bateria de 12V pifada dificilmente se pode qualificar como avaria.

Como sabemos, as baterias de 12V nos híbridos são muito sensíveis a situações em que o carro está parado e ligado durante algum tempo, podendo descarregar rapidamente e entregar a alma ao criador. Nada que uma bateria nova não resolva de imediato.

A mim aconteceu-me no 3G PHV, numa lavagem geral de interiores, deixaram o carro com as portas abertas durante umas horas, quando o fui buscar tinha "morrido".

Telmo Salgado

Moderator
Viva, Joaquim!

Estás com um relativo azar, de facto as baterias de 12V costumam demorar mais a falhar, mas recordo o caso do Guilherme Martins que teve de substituir a do 3G dele antes dos 4 anos.
De resto, os 4G estão a demonstrar uma robustez até bastante superior aos 3G, o que dá algum descanso (y)

Paulo Lapa

Well-known member
Evito ter as portas da frente abertas demasiado tempo no 2G e 3G dado a luz de cortesia nas mesmas e quando ando a limpar desligo a luz central para evitar estes desconfortos.
Ter em atenção quando parado ao fim de 1 min. desligo o power, ex: espera da malta... 🙋‍♂️

Boas,

Há um factor que poucos nos lembramos nestas situações, quando adquirimos a bateria nunca sabemos se foi fabricada há 1 mês, 1 ano ou mais,
portanto a garantia conta desde a montagem e nunca se sabe quanto tempo vai durar.
Isto aplica-se a muitos dos bens que adquirimos.

Telmo Salgado

Moderator
Bom dia, Joaquim!
Tens novidades que possas partilhar?
Abraço

Bom dia,
Desculpem o atraso mas, só agora posso relatar a minha recente ida á oficina.
O principal serviço que lá me levou foi o problema da bateria. Mas aproveitei para fazer a revisão anual (revisão dos 60.000 km num carro com 30.000) e a ida á inspeção (ITV). Confesso que achei caro por estes serviços pagar € 330.
Quanto ao problema principal - os falhanços da bateria - não adiantaram nada que eu saiba. Só me disseram que tenho de lá voltar depois de fazer 500 km.
E assim foi. Paguei e daqui por uns tempos lá voltarei com +500 km feitos para então saber o que se passa com a bateria. Se é que entretanto não se vierem a repetir os falhanços de arranque recentes.
Em resumo a qualidade do serviço pareceu-me inferior ao que me habituei a receber nos mais de 10 anos que sou cliente daquela empresa na compra de carros (já lá vão 5) e revisões/reparações.

Telmo Salgado

Moderator
A ida à ITV anda pelos 40euros, mais a MO de um técnico durante 30min ou 1hora.
Juntando isso à revisão (típica de 200euros) e mais algum diagnóstico, não me surpreende esse valor...

Paulo Lapa

Well-known member
Na troca da bateria 🔋 do meu 2G também tive que andar +500kms para ver se aparecia erros nos registos, fui eu que troquei a 🔋 daí pôr a zero tudo o que possa estar em memo.
PL🙋

Rui Santos

Saturn_Guardian
Revisão dos 40K Auris Gen 2 anda nos 230€, considerando a bateria e levar ao IPO acho que está dentro do esperado.
Quando o carro tiver 5 anos os valores ficam mais interessantes.
Sim no meu caso quando comprei o carro o stand tinha a bateria de 12V sempre desligada, então quando foi à revisão antes de me entregarem não deu para fazer o teste. Vai fazer na quarta-feira, quase 2 meses depois lol.

Última edição:
Top Inferior