Posto de hidrogénio em Vila Nova de Gaia

A Salvador Caetano irá a curto prazo receber as células de combustível da Toyota (se bem que limitadas a 35Bar), e a parceria está a surtir efeito!


Certamente irá servir uma futura frota de autocarros a H2 a ser produzidos por estes, apenas espero que as contas sejam bem feitas e devidamente comparado com a solução a bateria.
 

Telmo Salgado

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Era engraçado saber os dados referentes à cadência/caudal entregue, e em especial qual a origem do H2, se é reformação de metano a partir da rede de distribuição de GN ou eletrólise.
(y)
 

Rodrigo Melo

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Umas fotos do tejadilho do carro da CaetanoBus.

De cima para baixo:
5 reservatórios de 35 MPa (350 bar)
3 baterias ForseePower, células LTO
1 fuel cell Toyota Mirai

Em relação ao H2, dificilmente virá de electrólise, sai muito caro.
 

Anexos

Que bela visão! Muito obrigado pela partilha!

Uma só célula tem capacidade para a locomoção? O consumo do eCity Gold penso rondar os 125kWh/100km (variando com os consumos dos módulo de ar), o que é muito mais que o Mirai.
 

João Prates

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A última estação que vi de electrólise estava desactivada na Linde de Cheganças, precisamente pelo custo ser incomportável.

Ou arranjam tecnologia de electrólise mais barata e mais eficiente ou estamos simplesmente a mover a poluição e as emissões de um lado para o outro.

Isto porque produzir H2 a partir da reforma de gás natural tem emissões também monstruosas, não estou bem certo mas creio que eram 9 partes de CO2 por cada parte de H2.

Uma maluquice, mas uma maluquice muito barata, que só vem prejudicar a utilização do H2 como alternativa aos BEV pelos motivos que se percebem.
 

Rodrigo Melo

New member
Que bela visão! Muito obrigado pela partilha!

Uma só célula tem capacidade para a locomoção? O consumo do eCity Gold penso rondar os 125kWh/100km (variando com os consumos dos módulo de ar), o que é muito mais que o Mirai.
A Caetano pensa que um módulo chega! ;)
O meu educated guess concorda....
Saberemos em breve! ☺

A última estação que vi de electrólise estava desactivada na Linde de Cheganças, precisamente pelo custo ser incomportável.

Ou arranjam tecnologia de electrólise mais barata e mais eficiente ou estamos simplesmente a mover a poluição e as emissões de um lado para o outro.

Isto porque produzir H2 a partir da reforma de gás natural tem emissões também monstruosas, não estou bem certo mas creio que eram 9 partes de CO2 por cada parte de H2.

Uma maluquice, mas uma maluquice muito barata, que só vem prejudicar a utilização do H2 como alternativa aos BEV pelos motivos que se percebem.
Para referencia, relativamente a Fuel cells (guardar nos favoritos!)


 

Telmo Salgado

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Cliente Ecowatt
Uma pergunta...este posto permitirá de alguma forma o abastecimento de ligeiros, se existirem?
 

Joaquim Silva

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Uma pergunta...este posto permitirá de alguma forma o abastecimento de ligeiros, se existirem?
Presumo que aquilo que pretende perguntar será antes: este posto poderá vir a permitir o abastecimento de viaturas particulares? (que não sejam viaturas de transporte coletivo de passageiros, viaturas camarárias, viaturas afetas à Salvador Caetano, ...).

É certo que até ao momento não parecem haver intenções firmes de a Salvador Caetano passar a comercializar FCEV, quanto à Hyundai deve ser quase parecido, mas pelo menos a Hyundai já trouxe para exibição pública em Portugal o Nexo, e o mercado europeu é livre, há livre circulação de bens...
 
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