Portas Prius 2G + kit GPL

Pedro Pereira

New member
Boa noite a todos.

Não vi local para apresentação . Sou o Pedro Manuel Pereira, com 32 anos, residente na zona de lisboa ( Barreiro) e recentemente contactei com um moderador do forum ( da zona da Guarda) que me convidou a registar.

Pois bem. Comprei um 2G com 215 mil kilometros mas como é segundo carro não ando muito em cima dele. Agora vou começar a usar mais , com o começo das aulas.

Tentei ver aqui no forum a questão das portas. Porque é que não se seguram? Já levei cada encosto.... Pode magoar uma criança pequena. Que soluções tenho para isto?

Aproveito a oportunidade para questionar sobre a luz do motor ligada. Já fui ao mecânico, apagou o erro ( erro P0420 Fator Convers Catalisador). O erro apareceu uns 10 km depois de sair da oficina. O carro é a GPL e as velas foram substituídas aos 190 mil e o motor está aparentemente normal.

Fico grato pelo vosso contributo e ajuda e possíveis recomendações. ( graças a este forum compreendi a necessidade de mudar óleo da Transmissão.

Grato,

Pedro

Última edição por um moderador:

Joao Ferreira

Moderator
bem vindo Pedro. o primeiro post devia ter sido na área de apresentações :)

pelos problemas que descreve espero que o carro tenha sido mesmo um bom negócio. o erro mencionado poderá estar relacionado com o sistema de escape, catalisador e ou sensores de massa de ar...
para descartar problemas mais graves de motor que sistema de lubrificação de válvulas tem esse kit GPL?

sugiro passar com o carro na Toyota para fazer um diagnóstico exaustivo ao mesmo pois se a luz acendeu novamente ao fim de 10km é pq algo de grave se passa.

Já terá tido algum toque lateral o carro?
O suporte da porta, é uma peça que tem perto das dobradiças, por vezes quando se tem de arranjar escolhem não meter...

Pelo erro, deverá ser o catalisador, possivelmente por uma ineficiente afinação do sistema de GPL...

Aconselho a perceber a fundo o real estado do veículo, poderá ter saltado alguma manutenção o anterior proprietário...

Telmo Salgado

Moderator
Bem vindo.
A luz acesa e alguns erros como esse já é quase tão antiga como as conversões. Conheço alguns casos Toyota em que isso acontece com regularidade, em particular nos motores VVTi como é o caso. Nunca aprofundei mas julgo que tem essencialmente a ver com desvios da relação A/F devido às imprecisões da regulação do gás e que a sonda de oxigénio alarma, além de poder trabalhar também com uma temperatura ligeiramente acima do normal.
A solução? Talvez ir apagando o erro, a substituição da sonda não resolve os problemas porque não vai à causa...Substituir sim se acender quando a gasolina.

Uma dica: verifica regularmente o nível do óleo do motor, é normal o consumo de lubrificante, tipicamente um atesto de 0,5 a 1 litro entre revisões.

João Prates

Moderator
CKL
Não vi local para apresentação .
Isso é no mínimo estranho, na home page está bem visível sem ter sequer de fazer scroll down, que dificuldades sentiste na tua pesquisa, e como a fizeste?

Tentei ver aqui no forum a questão das portas. Porque é que não se seguram? Já levei cada encosto.... Pode magoar uma criança pequena. Que soluções tenho para isto?
Não seguram? "encosto"? Desculpa? De que falamos? Podes colocar umas fotos pfv?
Como deves imaginar carro algum, seja de que marca for, nem que seja um Tata, tem as portas a "não segurar", whatever that means.

Quer-me parecer que esse carro levou uma valente porrada e estará todo desalinhado, ou algo parecido.
Vir perguntar para o resto da malta porque é que as portas não seguram é que para mim não faz qualquer sentido, isso era admitir por hipótese que tal situação seria normal.

Aproveito a oportunidade para questionar sobre a luz do motor ligada. Já fui ao mecânico, apagou o erro ( erro P0420 Fator Convers Catalisador). O erro apareceu uns 10 km depois de sair da oficina. O carro é a GPL e as velas foram substituídas aos 190 mil e o motor está aparentemente normal.
O @Joao Ferreira e o @Telmo Salgado já disseram tudo, creio.
Isso cheira a conversão para GPL feita às 3 pancadas, mas sem uma verificação exaustiva ao sistema e sem ver nem mexer no carro não podemos ser mais assertivos.

Pergunta do milhão de dolares:
Como é que compraste um carro nesse estado sem teres primeiro feito a investigação ao seu real estado?
Pelo menos as portas parece-me pela gravidade do que descreves ser relativamente fácil de validar, uma visita à oficina para avaliar o carro é sempre fundamental para mim na compra de usado!

Carlos Costa

Moderator
Penso que o Pedro se estará a referir ao facto de as portas do Prius, ao serem abertas, não terem aqueles dois ou três bloqueios ao longo do curso de abertura. As portas ficam "soltas" e podem magoar uma criança, é verdade, sobretudo quando abertas em declives. Penso que será isso.

Quanto ao resto, é rezar para ser um problema de afinação. Substituir o catalisador ou intervir directamente no motor poderá implicar despesas avultadas.

João Prates

Moderator
CKL
Já dizia o outro programa... "Assim se escreve em bom Português". Assim todos percebemos. (y)

Sobre o Prius 2G sinceramente não me consigo recordar, mas pelo menos 1 posição intermédia tinha estou em crer.

No Prius 4G PHV tenho de certeza 2 posições, uma a meio, outra em full open, embora possa validar quando o tiver de tirar da garagem.
No Prius 3G PHV creio ter pelo menos 1 posição, mas também não estou certo.

Como tenho os 2 lado a lado na garagem agora não consigo abrir as portas totalmente de nenhum deles, mas logo que retire um eu valido isso.
Em todo o caso essas molas nas portas vão-se espalmando com o uso, penso eu, pelo que portas com mais uso naturalmente têm menos força na mola, e em maiores declives não seguram.

Isto assumindo que a tua interpretação estará certa @Carlos Costa , mas o @Pedro Pereira quando puder já esclarece.

Rui Amaral

Active member
No meu 2G só segura a meio, nao posso confirmar 100% se tem outra posiçao mas parece-me que só tem uma.
Subindo a fasquia para 2 milhoes de dolares, fica a pergunta: Estando esse 2G ainda na rodagem, porque o "despacharam" convertido a GPL? Segundo o mitico @Joao Ferreira a conversão para gás tras beneficios a nivel de poupança.
Parece-me que a conversao correu mal e o antigo dono deu-lhe guia de marcha. Cuidado para nao ficares com "o menino nas mãos"!

Carlos Costa

Moderator
Estando esse 2G ainda na rodagem, porque o "despacharam" convertido a GPL? Segundo o mitico @Joao Ferreira a conversão para gás tras beneficios a nivel de poupança.
É o próprio mítico João Ferreira que está a tentar vender um Prius 3G convertido a GPL, apesar dos benefícios a nível de poupanças! E o carro dele não tem qualquer problema! As pessoas trocam de carro por inúmeras razões, e nem sempre é por avaria.

Rui Amaral

Active member
O @Joao Ferreira quer comprar outro PHV, a situação é diferente. Mas quem diz que o anterior proprietário já não sabia do tal erro? Ou só apareceu depois de estar a venda é? Naah....

Carlos Costa

Moderator
O o @Joao Ferreira quer comprar outro PHV, a situação é diferente.
O anterior proprietário deste 2G também podia estar interessado num PHV, ou num BEV, não sabemos. Comprar carro usado pode ser uma experiência muito positiva, mas também pode ser um martírio. É preciso cuidado com aquilo que se compra, especialmente com carros "mexidos" como os convertidos a GPL.

Joao Ferreira

Moderator
olha o offtopic malta.
Melões há muitos, sejam eles a GPL, electricos ou convencionais. Existem mecanismos que permitem mitigar o risco, historiais, check ups...

Infelizmente os mais velhos têm razão, por vezes o barato são caro!

João Prates

Moderator
CKL
Concordo com o @Rui Amaral (tenho de me ir benzer LoL), soa muito estranho vender um carro a GPL com um erro associado à conversão.
Duvido, embora seja naturalmente possível, que o dono circulasse com o carro assim com o erro permanentemente activo.

Mas voltando ao tópico que é que importa, esta é a mola de que eu falo, neste caso da porta do passageiro atrás esquerda do meu Prius 3G PHV:

1600166518353.png

Verifica @Pedro Pereira se o teu tem, ou se aconteceu como sugeriu o @William Esteves :
O suporte da porta, é uma peça que tem perto das dobradiças, por vezes quando se tem de arranjar escolhem não meter...
Se tiver mas já fizer pouca força, é comprar novos, não deve ser nenhuma fortuna, digo eu.

Bruno R. Almeida

Well-known member
Pedro Bem vindo.

Eu tive um Prius 2G e posso afirmar que tens 2 posições. Completamente aberta e meio caminho.

Quanto ao GPL, não sou de todo a melhor pessoa para ajudar.

Pedro Pereira

New member
Boa tarde.

Vou tentar responder a todos.

Antes da Compra solicitei verificação na Toyota e estava tudo bem.

A pessoa em causa possui dossier de todas as intervenções, de uma forma como nunca tinha visto.

A venda surge por ter tido a oportunidade de fazer um bom negócio com uma viatura nova híbrida.

O sistema de GPL instalado é Landirenzo, e tenho fatura de instalação numa oficina reconhecida.

O vendedor informou dessa anomalia mas disse que ao fim de 3 dias desaparece. O meu mecânico foi analisar e pensa que é por usar sempre a GPL. O Motor puxa bem mas iremos verificar.

Sobre a porta também fui alertado pelo vendedor. O que se passa é que qualquer uma das portas não segura a meio. Ele disse que isso se resolvia facilmente. Ele não resolveu porque não sentia necessidade. Parece ser uma mola muito identica á que o João Prates Publicou. Se eu abrir a porta , e se o carro não estiver em terreno plano, a mesma fecha pois estão "soltas".

Obrigado,

Pedro

Pedro Oliveira

Active member
O vendedor informou dessa anomalia mas disse que ao fim de 3 dias desaparece. O meu mecânico foi analisar e pensa que é por usar sempre a GPL. O Motor puxa bem mas iremos verificar.
E já fizeste a tentativa de desligar o GPL e andar só a Gasolina, para verificar se a mensagem continua a surgir?

Top Inferior