PHEV ou Híbrido para empresa

Ruben Miguel

New member
boa tarde
Em breve vou fazer um teste drive de 2 dias com um Prius, ainda não sei se será a PHEV ou Hybrid, pois estou a espera da confirmação do vendedor .

A viatura é para aquisição atraves da empresa e será para fazer TVDE.
Tenho facilidade de carregar em casa.

Neste momento utilizo um toyota híbrido e faço em media cerca de 350km por dia, não são seguidos, existem periodos de paragem e normalmente faço uma viagem de 30km e regresso a casa (nas calmas) vazio, por vezes fico 2 a 3 horas sem pedidos, até a hora de ponta aonde é necessário fazer mais km.
Existem dias que se fazem 250km outros 500km...
Existem aqueles periodos de maiores pedidos non-stop aonde se faz 250km de seguida, sao raros mas acontecem quando menos se espera.

A utilização sera 20% urbano, 35% AE e localidades remotas 45%

A zona aonde resido tem muitas recolhas longas entre 6km a 10km p/viagem seguido de uma viagem de 6km, e acabo por regressar a casa.
Por vezes é uma recolha de 7km, seguido de uma viagem de 30km + regresso a casa a 30km
O meu objectivo é:
optimizar o consumo actual
viatura mais Leve que o SUV
mais confortável
menor custo de manutençao
modo 100% electrico para regressar a casa quando as viagens terminam longe da morada.

Nesta zona apanho todo o tipo de clientes, praias, trilhas, turistas, clientes locais, noctívagos de todo o tipo, e o piso e a condição das estradas em algumas localidades é mau.

Neste momento faço entre 750km a 800km por deposito atestado (cerca de 33L) ou 5.0L/100km, e as vezes com muitos pedidos de viagem não podemos pensar em economia de combustivel o que acaba por estragar a media.
Uma viatura electrica está fora de questão, pois o proprio algoritmo da plataforma tende a "cortar" viagens acima de 30minutos em veículos eléctricos.

Da autonomia que o PHEV ofereçe em muitas deslocações encaixam na perfeição, noutro cenario o modo Híbrido mantém a viatura a rodar.

Opinioes precisam-se
obrigado

Bruno R. Almeida

Active member
Boa tarde @Ruben Miguel,

Pela discrição apresentada, o 4G PHV seria a maquina ideal para ti, pois tem um range de +/-50km para deslocações EV e posteriormente terias um dos Híbridos mais eficientes do mercado.

Se tentares maximizar então os carregamentos então creio que tens ai uma formula vencedora!

Top Inferior