Perfis de carregamento rápido de EVs

Luis Neves

Moderator
Ora então aqui vai um resumo do valor mais relevante para carregamentos rápidos: a potência média de carregamento no intervalo de SOC dos 10% aos 80%. O valor mínimo é algo psicológico, mas tipicamente ninguém gostará de andar com menos carga do que essa. O máximo resulta do facto de a potência de carragemento em geral se reduzir bastanta acima dos 80%, pelo que não compensa em termos de tempo prosseguir a carga.

No caso dos tesla S/X e 3 LR os valores indicados serão um pouco superiores nos SC V3, mas até chegarem estes são os representativos. Falta apenas o Zoe, como é sabido na versão normal carrega a 22 kW e na versão de carga rápida, se bem me recordo, terá uma média ainda inferior ao Leaf de primeira geração, da ordem dos 32-35 kW.

Naturalmente alguns dos valores indicados pressupõem carregadores de potência superior à existente na rede nacional de PCR, os Hyundai/kia por exemplo ficarão pelos 46 kW de média nos nossos postos (para já). Como regra geral, qualquer modelo da lista abaixo com valores superiores a 46 kW, carregará a essa potência média de 46 kW quando ligado a PCR de 50 kW da nossa rede.

pm.jpg
 
Última edição:

Luis Neves

Moderator
Também notei. O gráfico é claro com um perfil um pouco inferior, mas não sabemos em que condições foi medido nem o número de vezes. Diria que a diferença pode estar dentro da margem de erro associada a variações de temperatura, etc.
 
Top Inferior