Pacto Verde da União Europeia

Telmo Salgado

Moderator
https://expresso.pt/internacional/2019-12-12-Lideres-europeus-tentam-acordo-sobre-a-neutralidade-climatica-em-2050

Sem rodeios, a UE está a assistir a um lançamento da estratégia de coesão virada para a sustentabilidade. A redução das emissões de CO2 está claramente na agenda.

Esta visão de médio-longo prazo vai colocar sob foco as renováveis, com tudo o que de positivo tem para um menor impacto.

É hora, meus senhores. Há que abanar o nosso confortozinho de região desenvolvida.
 
de discursos, promessas e intenções está o inferno cheio.
Quando vejo autênticos cancros a circular nas nossas cidades felizes e contentes até tenho vontade de ter uma cybertruck para os levar na frente...

Vou aguardar por medidas concretas.
 

Telmo Salgado

Moderator
Julgo que são patamares distintos de emissões.
Os veículos que vemos circular são de emissão local de poluentes, prejudicando a saúde pública, mas sem constituirem diretamente mais contribuição para a questão dos GEE que outros mais limpos aparentemente e que emitem CO2 em barda.

Medidas concretas terão de aparecer ;)
 

Rui Amaral

Active member
Mais do mesmo.....nem com a "Greta" lá vão.
 

Telmo Salgado

Moderator

Telmo Salgado

Moderator
Temos para consulta pública a revisão ao PRR proposto pelo governo:


No seu geral é um plano de recuperação, que o país tanto precisa, mas contém alguns pontos relativos ao ambiente e energia:


A Dimensão Transição Climática constitui-se como uma ambiciosa agenda de sustentabilidade, que altera significativamente o panorama da mobilidade, da descarbonização, da bioeconomia da eficiência energética, acelerando a transição para a utilização de energia limpas e renováveis, desenvolvendo a economia circular e alterando o paradigma da mobilidade, tendo em conta a necessidades de preservar o futuro das novas gerações. Por outro lado, a forte aposta na eficiência energética conduzirá a um salta qualitativo para a população portuguesa, reduzindo fortemente as situações pobreza energética, que, no presente, afetam milhares de famílias.

Na Dimensão Transição Climática será aplicada uma tranche de financiamento que corresponde a 21% do total de subvenções do PRR. Esta dimensão integra um total de 5 componentes, das quais resultarão 8 reformas implementadas através de 14 investimentos. São objetivos destes investimentos, por exemplo:

  • Apoiar a aquisição de frotas de transportes públicos limpos (325 autocarros e 4 navios para percursos fluviais) e a instalação dos respetivos postos de carregamento/abastecimento;
  • Apoiar soluções de eficiência energética, atribuindo cheques a 100 mil famílias em situação de pobreza energética;
  • Contribuir para reduzir em 40% os consumos de energia primária na Administração Pública;
  • Apoiar intensivamente a renovação de edifícios residenciais, públicos e de serviços;

Traduzido em valores, estes 21% de subvenções correspondem a 2928 Milhões de Euros.
 
Top Inferior