Ora isto é que era... o sonho da fusão nuclear...

Carlos Costa

Moderator
Um projecto de 20 mil milhões, é rezar que dê frutos! Seria extraordinário, pelos vistos quase não há produto radioactivo gerado, resta saber se é seguro. Basicamente aquilo é... uma estrela!! 😲 Incrível!!
 

Luis Neves

Moderator
É um sonho de há muitos anos e acredito que seja uma questão de tempo até lá chegarmos. Energia ilimitada, zero resíduos e capacidade de ligar/desligar o sistema em qualquer momento.

Na verdade já houve pilotos que conseguiram reproduzir as condições em causa, apenas com o problema de terem consumido mais energia do que a produzida. O tempo resolverá. Resta saber é quanto.
 

Telmo Salgado

Moderator
Em 2014 alegadamente já conseguiram receber mais energia que a entregue ao processo.

Por outro lado, a escala e a estabilidade necessária está ainda por construir, e penso que será nisso que residem as expectativas...

 

João Prates

Moderator
CKL
O pouco que percebo do tema faz-me ser tão a favor desta tecnologia nuclear (fusão) como sou contra a outra (fissão).

Isto é um verdadeiro holly grail, mas não fazia a mínima ideia que já estávamos tão perto!

Uma excelente notícia para o planeta!

EDIT: Não percebo como é que se já se provou que isto é possível, que é realizável, não se juntam todas as nações industrializadas do mundo para meter isto a funcionar de vez e rápido. :confused:
 
Última edição:
Aparentemente menos complexo e dispendioso tanto a nível económico como energético, faltará continuar em marcha o desenvolvimento dos estudos, testes e ensaios necessários para que se avance...e depende do quê/quem?🤔
 
Top Inferior