O porquê da Toyota / Lexus não terem mais PHV ou EV

Estive agora a ler uma notícia sobre a BMW e a MINI terem interrompido novamente a entrega dos seus PHV (série 3, 5, etc) e novos recall dos modelos já a circular.

Já tinha acontecido mais de uma vez (pelo menos que eu saiba 2 vezes num curto espaço de tempo) também com a Ford e o Kuga com respectiva paragem nas entregas e recall das unidades em circulação.

Haverá outra situações / marcas nas mesmas situações.

A Toyota e a Lexus possuem a tecnologia HEV mais fiável do mercado e com atenção e aprendizagem na condução, consumos baixos e TCO muito competitivo para não dizer imbatível.

O PHV Prius nunca teve que eu saiba chatices, mas quando foi desenvolvido teve a vertente PHV considerada o que não foi aparentemente o caso noutros modelos (Auris, CH-R, Corolla, etc).

Como o Telmo disse e muito bem, não é só pôr uma ficha num carro ligar à corrente e já está. Tem de se considerar TUDO para se adaptar a PHV ou EV

Há por ex. riscos grandes de incêndio (vide marcas acima) e já aconteceu também com a Tesla.

Compreendo a frustração de muitos de vós, mas os Japoneses são conservadores, trabalhei vários anos com eles ( CEO e Board), e a minha estadia no Japão só comprovou isso.

É certo que eles podiam fazer mais, mas estão a ganhar já muito dinheiro com os HEV. Para quê complicar o que é simples e rende.

Quando guiei o Mirai deram-me a entender ter mais fé por exemplo no hidrogénio e que estes PHV e EV, do modo que estão é transitório e o investimento mais difícil de ser recuperado. Preferir investir em algo com mais futuro.

A ver vamos.

Última edição:

Joao Ferreira

Moderator
Como o Telmo disse e muito bem, não é só pôr uma ficha num carro ligar à corrente e já está. Tem de se considerar TUDO para se adaptar a PHV ou EV
verdade.
mas se pegaram no mci e sistema hibrido do prius e o replicaram no auris, corolla etc... porque raios nao pegam no sistema phv do prius e fazem a mesma coisa? nao venham com a conversa do espaço pois a corolla st tem disso aos magotes...

João só um detalhe mas importante, o motor "base" do Prius é o mesmo mas tecnologia já com diferenças na electrónica, potência / sistemas de depuração, etc. vs estes novos modelos.

Voltamos ao mesmo, não é só fazer copy - paste., replica-se e já está. Pode e dá barraca com custos na carteira, na imagem entre outros.

Não tenho a certeza se a Corolla foi desenhada para PHV (creio que não) e não se poder fazer a adaptação também por espaço, cablagens, electrónica, etc.

Telmo Salgado

Moderator
nao venham com a conversa do espaço pois a corolla st tem disso aos magotes...

A Corolla ST tem disso aos magotes, mas depois iria ficar com a versatilidade do hatchback.
Aguardemos pelo contacto mais pormenorizado com o Mégane PHEV para tirar mais conclusões...

Joao Ferreira

Moderator
"base" do Prius é o mesmo mas tecnologia já com diferenças na electrónica,
vou deixar os que percebem mais do que eu esclarecer este ponto.
mas tenho quase a certeza que o corolla partilha a 100% o sistema motriz com o prius 4g

Joao Ferreira

Moderator
Telmo já li aqui num post que não consegui identificar e também com análise na imprensa sobre algumas duvidas do sistema usado pela Renault.

Muito complexo de construir, gerir e com fiabilidade a comprovar alem da eficiência e consumos.

É bom que tudo corra bem pois o grupo Renault (com a Nissan e a Mitsubishi) tem feito alguma coisa.

Telmo Salgado

Moderator
O que me faz mais confusão é a caixa de 4 robotizada e o motor térmico nebuloso em termos de tecnologia da eficiência utilizada.
Se funcionar bem na prática, fico feliz, e terei de acrescentar isso ao meu olhar técnico. Vivo debaixo da minha perceção toldada pela colagem suspeita à tecnologia HSD Toyota e no bom trabalho que a Hyundai/Kia fez no MCI, posso estar algo cego a outras formas de interpretar o caderno de encargos da eficiência e complexidade do projeto.

Última edição:

Telmo Salgado

Moderator

João Prates

Moderator
Deixo apenas uma reclamação sobre o título deste tópico, "O porquê da Toyota / Lexus não terem PHV ou EV".

Se quiserem podem escrever "O porquê da Toyota / Lexus não terem mais PHV ou EV", agora como está é que não pode ser.

A Toyota foi o primeiro construtor a lançar um PHV para o mercado, ninguém o fez antes, o Prius 3G PHV foi o pioneiro, o primeiro PHV do mundo produzido em série.

O debate do porquê estar até hoje com uma escolha muito limitada de PHVs, até agora restrita ao Prius e a partir daqui apenas com o RAV4 é pertinente, mas o título mente.

EDIT: E no capítulo dos EVs, já temos à venda em alguns países da Europa o Lexus UX300e, que a muito breve trecho será lançado em Portugal também.

Última edição:
Top Inferior