O meu Diário de Bordo do painel solar AQS

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
Olá, eu sou o painel solar do megalómano e maníaco Telmo, e tenho 6m2, e da minha instalação circulante faz parte um depósito enorme de 300litros. Nasci em 2011 para lhe aquecer as águas de banhos (e à família) e ele resolveu fazer uso delas também para alimentar máquinas de lavar roupa e loiça.
Vou fazendo aqui o meu registo de ocorrências...

Última edição:
Bom dia Telmo e painel solar AQS.

Que adaptações fizeram para poder usar nas máquinas de lavar?

Cá por casa apenas temos possibilidade de uso nas águas sanitárias.

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
Olá, Bruno.

Ligámos (eu deixei que o Telmo fizesse, vá) o circuito da água quente às máquinas na sua admissão, com respetivas válvulas.
No caso da máquina de lavar roupa (está junto à antiga caldeira a gás que fazia o AQS) ele fez uma derivação e uma válvula termostática para não subir muito a temperatura, para as lavagens de 30ºC e 40ºC não serem afinal mais quentes.
Na da loiça o Telmo arriscou um pouco mais e ligou direto, mas ele confia na minha termostática principal que dá 48-52ºC ao circuito da casa. Derivou sob a torneira da cozinha, que está ao lado da máquina.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa fala com ele.

Fantástico!

Já agora mais uma questão!

Consegues com estes consumos dar conta de tudo? Ou seja, banhos, utilização das máquinas e utilização de água quentes do dia-a-dia?

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
Viva!

Pois eu tenho 6m2, e um depósito enorme, nasci forte demais para o uso de banhos somente, tenho de sobra para os 250 ciclos de lavagem que cada uma das máquinas me pede por ano.
Noto muito quando está encoberto, nessa altura o Telmo procura antecipar-se e fecha a válvula da máquina da roupa para que o meu depósito não fique frio.
Enfim, um maníaco...

Não diria maníaco, mais organizado e eficiente!!
Mas não lhe digas que o gabei....

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
Além de maníaco é preguiçoso, tem muitos dados sobre mim e o meu painel do lado (um conjunto de 500Wp para autoconsumo) e não se dá ao trabalho de partilhar nesta nova casa...

Top Inferior