Novo concept Lexus LF-Z

Telmo Salgado

Moderator
Recordo que o Prius, no seu projeto G21, partiu de uma folha em branco para a produção em 40 meses.
Não havia tecnologia adaptada, nem software, nem periféricos, zero. Tudo feito do nada, ou melhor, construído a partir das ideias e fornecedores que trabalharam em conjunto. Dezenas, centenas de milhares de horas. Um feito.

Existindo já BEVs, de modelos próprios e outros feitos em parceria, muito know-how, não se compreende este tempo de 60 ou mais meses.

É certo que agora é massificado, as responsabilidades são outras porque há concorrência, mas o desenvolvimento teria de ser muito mais rápido.

Minha opinião, eu que sou fã do que este grupo faz, quando faz. E pelo meio deixaram-se levar pela arrogância de comerciais manhosos e criaram anticorpos em comunidades pró-sustentabilidade. Mesmo com o princípio de que já faziam bem os HV e PHV, trazendo para o ambiente uma frota mais amiga (exceto nos EUA, novamente na arrogância local), entrar mais a sério com BEV tiveram anos de "atraso".

João Prates

Archie Bunker
Não tenho a menor dúvida que foi muito mais complexo e difícil conceber o Prius de raíz que é hoje fazer um BEV, a todos os níveis, e ainda mais quando se tem a experiência que tem em campos tão comuns entre os HVs e os BEV como são os inversores, baterias, e motores elétricos!

Concordo a 200% com o mestre @Telmo Salgado , o que não é tão comum como isso quando se trata da Toyota e dos seus [inexistentes] BEV :LOL::LOL::LOL:

William Esteves

Not Shakespeare
Aqui vai a minha aposta:

• Versão base:
    • 75kWh de bateria (288 módulos NCM622)
    • 400km WLTP
    • 150kW à frente e 80kW à retaguarda (Motores 2A + 2B)
  • Versão superior:
    • 100kWh de bateria (384 módulos NCM622)
    • 500km WLTP
    • 150kW à frente e 150kW à retaguarda (Motores 2A + 2A)
  • CCS para a Europa, CHAdeMO para a Asia

Especificação dos motores:
image.png

William Esteves

Not Shakespeare
Não tema caríssimo, ele vem aí :p

Entretanto e com mais alguma calma, e a fazer pausa aos 4seg:

image.png

Será em eTNGA:
new-toyota-e-tnga-platform-detailed-every-model-will-be-electrified-by-2025_8.jpg

Com arrefecimento líquido, e não a ar...

Última edição:

Telmo Salgado

Moderator

Telmo Salgado

Moderator
Cá estaremos para questionar, ao William e ao Insidevs... :sneaky:

William Esteves

Not Shakespeare
Vamos tentar decompor isto...

Em 2020 a Lexus anunciou o LF-30, em que apontava a seguinte especificação para 2030:
image.png

E com este novo concept já aponta para 2025:
image.png

Mais autonomia e desempenho com menos bateria em menos 5 anos... Já é um bom começo!

Com isto, não significava que os BEV's só chegam em 2025! A marca aponta que até 2025 haverão 20 novos modelos ou versões que vão incluir HV's/PHV's e BEV's.

São referidos 2 novos lançamentos ainda este ano... 1 é o já conhecido NX, qual será o outro? O novo LX?

João Prates

Archie Bunker
LoL é Deus no céu e ForoCochesElectricos na terra para o @Luis Neves ... enquanto eles não escreverem o mesmo ele não confirma... :ROFLMAO::ROFLMAO::ROFLMAO:

EDIT: Vejam os comentários... toda a gente pensa o mesmo... não estamos sós...

1617121027778.png

1617121047405.png

1617121065220.png

É tão triste, e pior que tudo, é dar-lhes razão.
Há anos a fio que clamamos pelo mesmo... ninguém naquela casa ouvia... não havia procura diziam então... agora é correr atrás do prejuízo... da imagem massacrada já não se livram!

Luis Neves

Moderator
Quando muita gente diferente fala no mesmo, podemos assumir que não há fumo sem fogo. O site diz que não está confirmado. Eu é que acho que alguma coisa se passa dado o falatório, que inclui dados concretos.

Se sair este ano ou no máximo em 2022 será excelente, daqui a 3 ou 4 anos se calhar já virá tarde.

E sim, a imagem da Toyota anda pelas ruas da amargura em todo o lado onde há adeptos da mobilidade elétrica - uma pena.

William Esteves

Not Shakespeare
Parece confirmar-se. Excelentes especificações.

Contudo, tem pinta de vir a ter um preço final que não é para mortais. Mas é preciso começar por algum lado.

Interessante o volante, vamos ver se dá a mesma polémica que na atualização do model S....

O comprimento do concept aponta para o mesmo comprimento do ultimo Lexus GS, algo similar ao série 5 ou classe E... É uma gama algo elevada.

Do volante não acredito que avance para produção, e em OT também não entendi a polémica à volta do volante do novo Model S... Já não é nada de novo... A Aston Martin já o tem no Victor, no Vulcan e no Valkyrie... A Mercedes já o tem no Project 1... A Braham também...

Quando muita gente diferente fala no mesmo, podemos assumir que não há fumo sem fogo. O site diz que não está confirmado. Eu é que acho que alguma coisa se passa dado o falatório, que inclui dados concretos.

Se sair este ano ou no máximo em 2022 será excelente, daqui a 3 ou 4 anos se calhar já virá tarde.

E sim, a imagem da Toyota anda pelas ruas da amargura em todo o lado onde há adeptos da mobilidade elétrica - uma pena.

A marca é clara, será a realidade em 2025.

Até lá, virão versões "intermédias", deixei a minha sugestão aqui: Novo Concept Lexus LF-Z/RZ450e?

João Prates

Archie Bunker
Este vídeo é de facto impressionante:

Fica o amargo de boca de saber que isto é só um concept, e que até entrar em produção muita coisa vai cair do agora especificado, e principalmente não saber QUANDO vai ver a luz do dia nas nossas estradas.

Fazer imagens CGI apregoando mundos e fundos é fácil... meter na estrada são "outros 500"...

Top Inferior