Novo concept Lexus LF-Z

William Esteves

Not Shakespeare
A Lexus está cada vez mais próxima de anunciar o próximo concept para BEV com 300kW (Motor de 150kW à frente e à retaguarda em plataforma dedicada), será o RZ450e?


1-A1-F712-C-0893-444-C-9-AA8-81-D6-EEFE81-F7.jpg




8-F788839-AC2-F-4-ABF-A4-E8-6-AADD59-CA719.jpg


E o protótipo:

DD8-E0-F47-E355-4908-8-BC9-4794-DA384031.webp


Fonte: LEXUS ANNOUNCES 2020 GLOBAL SALES RESULTS
 

William Esteves

Not Shakespeare
É um SUV no caminho certo da eletrificação.

E se depender do sucesso deste SUV a expansão da linha motriz para tipologias diferentes (sedans), espero que vendam e muito!

Deverá ser a primeira iteração Lexus em eTNGA!

Tenho também uma forte suspeita de que será o concept terá o nome de Lexus LBX, registada a relativamente pouco tempo.
 
Última edição:

William Esteves

Not Shakespeare
Hoje fomos presenteados com o anúncio de um novo concept por parte da Lexus:

800_mar23-1900jst-teaser3.1-full-16x9.jpg


O vídeo pode ser visto aqui:


Fonte: LEXUS TO REVEAL NEW CONCEPT CAR SPEARHEADING EXCITING AND SUSTAINABLE BRAND VISION

A Lexus anuncia que:

"Lexus will introduce its renewed brand vision, along with a new concept car previewing the next generation of Lexus vehicles, during an online event to be broadcasted on Tuesday March 30, 2021 at 12:00pm CET"


Algumas imagens em detalhes:

image.png


image.png


image.png


image.png


Abaixo, podemos facilmente perceber de que tipo de carro se trata:

image.png


Portanto, é claramente um crossover coupé!

Pelas imagens apresentadas, também podemos dizer sem sombra de dúvida que é o concept que foi inicialmente mostrado aqui:


E referido de forma leve aqui:


Tudo isto e seguindo os registos que a Lexus tem feito, tudo me leva a acreditar que este concept será o Lexus LF-Z, o estudo que irá ser o preview da versão de produção RZ450e.

A ser verificado, será o primeiro BEV Lexus construído em plataforma dedicada eTNGA!
 

William Esteves

Not Shakespeare
O concorrente mais próximo será o Polestar 2, ainda não disponível para Portugal 😜

64_polestar-2.jpg


Seja qual for o modelo, a Tesla não tem concorrência no papel... E a meu ver não vai ter no futuro próximo!
As especificações dos Tesla são tremendamente melhores que todas as outras marcas, a um preço inferior.

Este Lexus será para quem procura um BEV não Tesla, seja por qual razão for (materiais, acabamentos, design, experiência geral, etc...).... O que não invalida que não venham a ter bons volumes de vendas como já foi demonstrado em alguns mercados!
Será a meu ver, concorrente do Polestar 2, o i4... Não do TM3.
 
Última edição:

Telmo Salgado

Moderator
Este Lexus marca o início de uma nova era, que tudo indica que será mundial.

 

Telmo Salgado

Moderator
O posicionamento Lexus foi sempre de luxo e quase sempre partilhou os trens e chassis.
Haverá certamente BEV nas duas marcas, mas dado o maior porte dos modelos Lexus, e "suvismo", terão de ser mais eletrificados para poderem estar sem multas no espaço europeu.
 

William Esteves

Not Shakespeare
A Lexus está efetivamente em processo de restruturação, pensa-se até que a Toyota irá evoluir em alguns modelos para se posicionar ao lado das germânicas BMW/Mercedes/Audi e avançar a Lexus para um patamar mais elevado, aproximando os modelos de topo à Porsche por exemplo.
Isto é visível no Highlander e Camry em que tanto a qualidade como preço subiram face às gerações anteriores, e ao LS/LX/(LF/TX?) que devem subir igualmente de patamar nas próximas gerações.

Face às motorizações a Lexus vai obter um maior portfólio, que irá desde as 0 emissões a um novo motor V8 TT para equipar o LX/LS/LC/(LF/TX?).
Como FCV poderá faltar algum tempo adicional de R&D, 180cv não é de todo aceitável para a Lexus num carro de segmento D.

A eletrificação da Lexus está a continuar pelos PHV que vai começar no NX ( 2022 Lexus NX (350h / 450h+) ), e seguirá pelo futuro RX em RX450h+.
O BEV RZ450e surgirá possivelmente no final este ano ou inicio do próximo, como MY2022.

RZ450e está registado, se a memória não me falha, na Europa, China, Califórnia, Islândia, Nova Zelándia, Israel, Estados Unidos e Austrália... O que me leva a crer que sim, será um modelo global para comercializar em volume, à diferença do UX300e que tem uma produção limitada.
 

William Esteves

Not Shakespeare
Se pelo UX300e/CHR/IZOA/(...) concordo contigo já que foram adaptações a plataformas já existentes e planeadas para permitir caso necessário, este RZ450e e o SUV já em preview pela Toyota não....

Os próximos BEV do grupo serão em plataforma dedicada, tendo sido desenvolvidos para serem BEV apenas... E estes próximos serão finalmente o resultado do grupo criado e chefiado pelo Akio Toyota em 2016 ( Toyota Adds News In-House EV Team For "Fast-to-Market Products" ) que evoluiu para a ZEV Factory ( Toyota Establishes Dedicated Zero-Emissions Vehicle Division ).

O tempo que demorou desde o início de desenvolvimento à entrega no mercado foi bastante curta, fruto de novas ideias e estruturas internas (um dos principais intuitos da ZEV Factory).
 

William Esteves

Not Shakespeare
Os tempos habituais rondam os 6~8 anos.

Os BEV em eTNGA vão rondar os 5~6, partindo de uma folha verdadeiramente em branco... Este tempo engloba todo o desenvolvimento do conceito e filosofia da plataforma verdadeiramente dedicada ao contrário da MEB da VW.
Os BEV fora de plataforma dedicada foram menos de 4 anos, utilizando plataformas existentes.
 
Top Inferior