Model Y - chegou!

Luis Neves

Moderator
Muitos meses antes do previsto, a Tesla a surpreender com o início de produção do model Y.

Mais 6 cm de comprimento, para um total de 4,75 m, e acima de tudo bem mais alto do que o model 3, passando de 1,44 m para 1,62 m*. O espaço e versatilidade da mala não tem nada a ver. Pena, mais um vez, a tática da Tesla de suprimir a versão RWD da gama, a qual custaria cerca de 4.000€ a mais que a equivalente do model 3, disponibilizando apenas a variante AWD.

Aqui um video oficial que demonstra a modularidade do bicho. Ainda não consegui ver o segundo alçapão na mala, que não existe nas versões de 7 lugares.

Parece que vem com bomba de calor e as primeiras impressões sugerem ser mais silencioso e rolamento que o model 3.

Se acertarem com a tinta e apertarem bem os parafusos, podemos ter aqui um best seller. :)

E aqui um video mais completo.

E mais outro interessante onde se pode ver o tal segundo porão da mala (pouca profundidade, dá para objetos planos).

* exatamente igual ao model X.

Última edição:

William Esteves

Not Shakespeare
O Y parece um salto quantitativo face ao 3, a Tesla parece que aprendeu muito e rápido!

A bomba de calor devia ser standard em toda a gama :)

João Prates

Archie Bunker
* exatamente igual ao model X.
O que é pena, porque vem colocar o Y exactamente no patamar dos SUV de proporções parvas sem necessidade, e lá vai a eficiência aerodinâmica ao charco.
Isto para além de ficar uma bisarma sem necessidade. Podiam ter feito um Model 3 de 5 portas com maior qualidade, mas não, o factor comercial claro que tinha de lá estar... SUV...

Não suporto SUV, pronto, que me perdoem os adeptos, são gostos, embora o meu tenha uma profunda fundamentação racional, no meu entender claro.
Que saudades dos coupés lindos... fazem-se carros a combustão tão lindos, porque raio não se faz o mesmo nos BEV!?!?!? Raios partam!

Alguma coisa bate isto por exemplo?
1584269417845.png

A bomba de calor devia ser standard em toda a gama :)
Concordo!

Última edição:

João Prates

Archie Bunker
Pois, o povo também quer ir para os supermercados açambarcar e para as praias e concertos com carradas de gente com COVID-19... é o que temos... fado, futebol e fátima... dá nisto...

Andam os engenheiros a fazer MCIs e MGs mais eficientes, transmissões e inversores mais eficientes, para depois a "moda SUV" mandar tudo para o lixo, é revoltante!

Depois admiram-se que as emissões de CO2 estejam a subir em vez de descer... pois... não há milagres...

Luis Neves

Moderator
Mais uma review. Que mala! :)

Vamos ver os ratings EPA. A autonomia anunciada é muito próxima da do model 3...

A frente é baixa, parece quase ao nível do model 3, o que deve ajudar bastante na aerodinâmica. É alto mas com um perfil ascendente muito suave. Diferente de alguns SUV que parece levarem uma parede à frente.

João Prates

Archie Bunker
É alto mas com um perfil ascendente muito suave.
Mas para que serve então esse perfil tão alto?
Que utilidade tem teres 2 ou 3 punhos fechados (especulo) de espaço da cabeça ao tejadilho???

Espera lá... onde está a cortina da mala??? Não tem!?!?!?
Tudo o que vai na mala fica à vista!?!? Não pode ser... não acredito!

Como é nos outros Tesla (S 3 X)?
:rolleyes:

Última edição:

João Prates

Archie Bunker
Um video muito bonito do model Y da marca:
Pronto... sai um Tesla Model Y branquinho para Coimbra sff...

parece que o carro não tem chapeleira na mala?!
errr.... eu tinha acabado de perguntar o mesmo no post anterior:

Espera lá... onde está a cortina da mala??? Não tem!?!?!?
Tudo o que vai na mala fica à vista!?!? Não pode ser... não acredito!

Como é nos outros Tesla (S 3 X)?
:rolleyes:

Última edição:

William Esteves

Not Shakespeare
Do que tenho visto, outra grande melhoria face ao TM3 é haver espaço para os pés dos passageiros de trás, debaixo dos bancos da frente!
Confesso que para mim, o TM3 atrás é ergonicamente terrível... Consideravelmente pior que o meu Avensis de 1999... À frente existe ampla regulação para se ficar bem, atrás é simplesmente terrível a meu ver.

Face à dimensão, estou em linha com os demais, não acompanho esta moda dos SUV's... Nada bate um belíssimo sedan para mim :)

Dito isto, a Tesla foi extremamente inteligente!

Se o 3 já está economicamente similar à concorrência direta, o Y vai destruir tudo...

tesla-model-y-mercedes-glc300-rear-size-comparison.jpg

O GLC200 (a gasolina, com Start&Stop glorificado que dá 14cv de apoio elétrico) começa nos 62,900€ sem adicionar qualquer extra.

O TMY LR+AWD começa nos 65.000€.

Telmo Salgado

Moderator
(...)
O GLC200 (a gasolina, com Start&Stop glorificado que dá 14cv de apoio elétrico) começa nos 62,900€ sem adicionar qualquer extra.

Tecnologia ineficaz. É ridículo os construtores tradicionais andarem a brincar aos ICE.

D

Deleted member 66

Guest
que carros para "betinho rico" já há que chegue! :devilish:
Sem piada aqui à minha pessoa, certo ? ;)
Agora a sério, dentro da comunidade Tesla, existem proprietários com posses, mas também aqueles como eu que pagaram o veículo a custo. Por isso há de tudo.

Última edição por um moderador:
Como já muitos repararam, o Model Y é uma espécie de reciclagem a 70% dos componentes do Model 3.
É excelente (?) para a Tesla, talvez nem tanto para muitos consumidores e potenciais clientes.

Não me incomoda em especial ser um Crossover, (já agora, não me parece que se qualifique como um SUV-Sport Utility Vehicle) sendo que para mim Crossover significa: não se qualificando como hatchback/sedan nem como Veículo Utilitário.

Faz-me confusão não poder rebocar, aparentemente. Como não possui eixo posterior autonivelente, espero que mais tarde venha a existir essa opção, o ideal era mesmo poder ter suspensão pneumática em ambos os eixos.
Por fazer grande aproveitamento de componentes do Model 3, a Tesla não conseguiu ainda vislumbrar a utilidade de os bancos da frente poderem ter gavetas porta objetos, e já agora bolsa de arrumos nas costas dos bancos.

Já a ausência de "chapeleira" deve ser para tentar evitar que também no Model Y o vidro lateral posterior seja um dos preferidos no ataque dos assaltantes. No model 3, por ser um sedan a questão não se colocava, uma vez que nos sedan a "chapeleira" é fixa, sendo uma parte integrante da carroçaria, mas neste modelo é realmente incompreensível, não fosse a questão da "reciclagem a 70% dos componentes do Model 3".
Creio que ainda vão criar uma cortina retrátil para venda como acessório.

Porque razão é mencionado o GLC200? Esse modelo nem sequer é o mais comparável ao Model Y AWD, já para não falar que esses preços também não são propriamente comparáveis (veículo com motor de combustão interna / veículo elétrico).
A comparar com o Model Y AWD, talvez o mais indicado seja o GLC coupé 300 4Matic, mas como é habitual, a Mercedes-Benz propõe equipamentos adicionais opcionais com que a Tesla nem sonha (só como exemplo, pode-se especificar discos de travão maiores para qualquer modelo, mesmo para o base...).

Telmo Salgado

Moderator
O preço desse GLC coupé 300 4 matic é?... ;)

William Esteves

Not Shakespeare
Porque razão é mencionado o GLC200? Esse modelo nem sequer é o mais comparável ao Model Y AWD, já para não falar que esses preços também não são propriamente comparáveis (veículo com motor de combustão interna / veículo elétrico).
A comparar com o Model Y AWD, talvez o mais indicado seja o GLC coupé 300 4Matic, mas como é habitual, a Mercedes-Benz propõe equipamentos adicionais opcionais com que a Tesla nem sonha (só como exemplo, pode-se especificar discos de travão maiores para qualquer modelo, mesmo para o base...).

Usei o GLC, pela questão dimensional, e ser o mais próximo que encontrei de foto lado-a-lado.

Na versão GLC200 por ser o acesso de gama, o mais barato, para demonstrar que em termos financeiros o Tesla está extremamente bem cotado face ao mercado.

Top Inferior