Mercedes EQC

Pedro Tiago

Active member
2600kg de carro, feio e uma das piores eficiências dos SUV EVs, consegue ser pior que o iPace.

Aquela queda na informação do SOC faz-me lembrar a autonomia no meu Ex-Seat Altea, que à medida que o deposito esvaziava, a autonomia decrescia a um ritmo cada vez maior.

Aquela info de 18.5kwh/100 no painel... LOL... que aldrabice! O Bjorn não ficou convencido disso, mas o Ev-database diz 22.5kwh/100 de média, e 24.6kwh/100 em Autoestrada com tempo quente.

Podem começar a espalhar o #EQCGATE :)

Carlos Costa

Moderator
Staff
O Bjorn já publicou um vídeo onde esclarece tudo sobre a suposta ineficiência do EQC. Tratou-se de um problema num dos módulos da bateria, como aliás seria de esperar, atendendo à descida da autonomia de forma descontrolada. Podemos ver filmes semelhantes a este com outros modelos que ele testou no passado.

Não digo que um construtor tradicional possa arrumar com a Tesla, até porque a legião de fãs é enorme, e isso é bom, mas até me arrisco a dizer que pode fazer bem melhor, com maior qualidade de materiais, melhor montagem, construção muitíssimo mais rigorosa e com a tinta toda!!! É normal que assim seja, a experiência é quase tudo!

Este EQC parece estar bastantes furos acima do Model X, em termos de qualidade global. Até o E-tron está. Aceitam carga muito rápida, são superiormente construídos, equipados e insonorizados e até nem são mais caros, portanto parecem opções muito válidas. E nem precisam de ter portas traseiras em forma de asa para chamar a atenção!! Em relação à inovação tecnológica ainda estão atrás da Tesla, não há discussão possível.

Os fãs da Mercedes podem ficar tranquilos, afinal foi só uma avaria.

Luis Neves

Moderator
Staff
Pois...vamos ver se não aparecem mais. O e-tron tem sido uma saga. Afinal, tudo bate certo: empresas experientes fazem tudo bem exceto a componente EV, onde apresentam erros primários; do outro lado, a falta de experiência leva a erros básicos de qualidade e montagem, mas na componente EV vão anos-luz à frente...

João Prates

Moderator
Staff
CKL
Olhar para esse carro e ver que consegue ser pior em eficiência que o iPace é decepcionante!
Não consigo perceber onde está a surpresa.

O EQC é maior e mais pesado, logo ou fazia magia face ao drivetrain do i-Pace ou é muito natural que consuma mais.
De estranhar seria ver o i-Pace mais leve e compacto gastar mais, isso sim seria surpresa.

Se gostamos do EQC ou não, isso é outra conversa, totalmente subjectiva, e sem discussão possível.
Se não tivesse público alvo não o faziam, ou faziam e não se vendia... não me parecer ser o caso nenhuma das hipóteses.

Estamos no fórum específico do EQC, espaço para acolher quem compra e/ou conduz esta viatura, portanto não me parece cordial esta avalanche de críticas subjectivas.
Não é assim que atraímos mais gente de quadrantes diferentes. Sejamos mais tolerantes por favor, não somos todos obrigados a gostar de amarelo... 😫

Pedro Tiago

Active member
O iPace não é assim tão mais compacto que o EQC, aliás em largura e espaço de carga consegue até bater o EQC.

Ok, no entanto o iPace é bastante mais leve e com um formato supostamente mais aerodinâmico, ainda assim não deixam de os categorizar ambos como SUVs.

O resto, como dizes, é subjectivo... (ainda não tive tempo para ver o segundo video do Bjorn)

Luis Neves

Moderator
Staff
O EQC tem pontos fortes. PAra quem procure um SUV deste segmento será certamente uma opção a ter em conta. Apenas quis dizer que de forma alguma "esmaga" a Tesla, como alguns achavam que ia acontecer quando as marcas alemãs entrassem em jogo. Quem privilegiar o design, a qualidade, insonorização, assistência, terá aqui uma alternativa à Tesla, sabendo no entanto que estará um furos abaixo em diversos aspetos ligados à vertente EV em relação à Tesla. O inverso também é verdade. Mais uns anos e iremos de ambos os lados evoluir e convergir e aí sim teremos excelentes produtos sem falhas em ambas as marcas.

Carlos Costa

Moderator
Staff
Apenas quis dizer que de forma alguma "esmaga" a Tesla, como alguns achavam que ia acontecer quando as marcas alemãs entrassem em jogo. Quem privilegiar o design, a qualidade, insonorização, assistência, terá aqui uma alternativa à Tesla, sabendo no entanto que estará um furos abaixo em diversos aspetos ligados à vertente EV em relação à Tesla. O inverso também é verdade. Mais uns anos e iremos de ambos os lados evoluir e convergir e aí sim teremos excelentes produtos sem falhas em ambas as marcas.
Precisamente. Nunca houve um carro perfeito, não seria agora que teríamos um EV perfeito.

Telmo Salgado

Moderator
Staff

One recent post on Autocar seems to confirm this. The U.K. outlet got a statement from Mercedes’ Research and Development boss, Marcus Schäfer, who put it very bluntly
‘ We have to watch customer demand and, at the moment, SUVs and crossovers are the absolute favorites. Those are our first priorities. ‘
In other words, he’s indirectly criticizing other automakers’ approach to creating a lineup of electric vehicles. So the likes of Volkswagen, whose first dedicated EV, the ID.3, is a hatchback, not a crossover, went down the wrong path in Schäfer.

Ai sim? E pickups, já agora de rodado duplo?! Também são favoritos nos USA!

Carlos Costa

Moderator
Staff
Ai sim? E pickups, já agora de rodado duplo?! Também são favoritos nos USA!
Já aí vem a Cybertruck! Não tem rodado duplo, mas também não precisa, leva tudo à frente!!

As marcas de automóveis visam o lucro, nada mais! Se a malta quer SUV's, pois é isso que terão!! Até o Prius se arrisca a virar SUV, não tenhas dúvidas. Marcas de luxo, marcas mais mainstream, todas elas estão a seguir esse caminho, e a Toyota é uma das principais culpadas. O RAV4 e o Lexus RX figuram entre os SUV pioneiros no mercado, e com vendas monumentais!

É mau? É! Também não sou fã, tenho 2 carros "normais" e gosto muito deles!

Telmo Salgado

Moderator
Staff
(...)Até o Prius se arrisca a virar SUV, não tenhas dúvidas. (....)
Nada disso. Com o awd-i faz melhor que muitos SUV porque a tração integral não tem de ser inimiga dos consumos.

É mau? É! Também não sou fã, tenho 2 carros "normais" e gosto muito deles!
Não precisas de colocar aspas, são esses os carros normais!

William Esteves

Well-known member
Eu só sei que se o EQA vem bom e a bom preço... A minha noiva ainda tem um BEV antes de mim... :LOL: :LOL: :LOL:

Ao contrário de mim gosta de SUV's e já lhe transmiti o bichinho dos BEV's, ainda troca o A180d 7vel... E depois continua a gozar comigo por estar à espera da Toyota :ROFLMAO::ROFLMAO::ROFLMAO::ROFLMAO:

(Mas entende a paixão :love: )

Top Inferior