Manutenção bateria doméstica

Alex Ramos

New member
Olá,
Com base na informação que vou tendo ao longo dos anos reti que as baterias devem ser carregadas o mais lentamente possível.
O sistema solar que tenho 10x 400w carrega a minha bateria 12.6kwh muito rapidamente, às 13h já está a 100% ficando a tarde toda a 100% e isto não me parece bem.
O que fiz foi limitar a 5A em vez de 20A para a carga só ser concluída no fim da tarde/dia e logo de seguida começar a descarga.
No inverno já não é assim e tenho de tirar o limite e voltar aos 20A para aproveitar toda a radiação.

Que conselhos me dão para ajudar a prolongar a vida da bateria, estou paranóico com isto?

10x LG 390 bifacial
Solax X1 Híbrido 5kw
TriplePower 12.6kwh
20200523_002553.jpg
20200523_002536.jpg

Obrigado
Alex

Carlos Costa

Moderator
Staff
Acho que estás a proceder correctamente. Manter a bateria durante tantas horas nos 100% não lhes deve dar muita saúde.

Alex Ramos

New member
Está aí um belo sistema! Deve originar uma poupança incrível.

Como faz essa limitação?
A limitação e feita no software do inversor.
A poupança é sempre relativa dependendo do de cada caso.
Eu tenho o sistema a funcionar desde o fim de fevereiro.
Assim sendo 82.73% da energia veio de solar os restantes 17.27% da rede, este número vai alterar bastante durante os próximos meses.
No mês de Maio mais de 95% vem de solar e este número tende a subir conforme entramos no verão.

0.png

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Um excelente tópico!!
Alex, a bateria é de Pb?

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Bom dia!
Pois de facto com Lítio convinha operar dentro de um SOC menos elevado. A não ser que o controlo de carga já tenha essa "proteção"...
Se fosse chumbo, os 100% é a melhor condição, do que me recordo.

Alex Ramos

New member
Não tenho nenhuma info sobre o melhor SoC além da ficha técnica.
O BMS só tem controlo da descarga máxima, o fabricante anuncia a bateria com 6000 ciclos a uma descarga de 90%. Eu tenho a minha a fazer 80% descarga ou seja a descarregar no max ate 20% SoC
Screenshot_20200525-170142_Drive.jpg

Alex Ramos

New member
@Alex Ramos , no seu lugar tentava alterava para fazer 10-90% em vez de 20-100%.

Tipicamente, as baterias de lítio não gostam dos "extremos".
Concordo, mas não dá para regular a carga máxima apenas a mínima.
Daí ter criado este post.
Estou a tentar não ter a bateria muito tempo com a carga máxima, para isso estou a ajustar com a velocidade de carga para não alcançar os 100%.

Última edição:

Alex Ramos

New member
Hoje acho que consegui um bom equilíbrio na carga e descarga da bateria fiz a carga a 4.5A chegando no fim da tarde a pouco mais de 80% SoC e com uma utilização típica da casa para esta altura do ano o SoC pela manhã antes da nova carga andará perto 20% SoC

Gráfico de hoje
Screenshot_20200526-014557_SolaxCloud.jpg

Top Inferior