LF-Z / RZ450e

William Esteves

Not Shakespeare
Relembro que a construção da ZEV Factory finaliza este ano, que é onde serão produzidos (pelo menos inicialmente) os BEV em plataforma dedicada do grupo.

O concept deverá estar muito próximo do que será o carro de produção, que deverá surgir em 2022.

Nota também que face às especificações apresentadas, deverá contar com as SSB em 2025... A meu ver será apenas com elas que o grupo Toyota vai "exigir" mais que 3C do pack.
 

Telmo Salgado

Moderator
Também haverá para breve um PHEV "mass market", será o NX"350h" PHV ou um UX"300"PHV?

O que está profundamente errado com essa fonte é esta frase:

Cumulative sales of electric vehicles from 2005 to the end of April 2021​


...

(onde se lê electric deve ler-se electrified)
 

William Esteves

Not Shakespeare
Não, será o NX450h+ (2022 Lexus NX (350h / 450h+)).

A TNGA-C também deve receber variante PHV, mas apenas para a China, no CH-R possivelmente.

A questão do erro... Até recentemente a Toyota chamava de Electric Vehicle todos os xEV, os BEV sempre foram BEV.

O termo electrified é Lexus apenas, para demarcar um novo patamar, novas tecnologias.

Também de valor, é a referência:
"In addition, by 2050, Lexus will achieve carbon neutrality throughout the entire vehicle lifecycle such as materials, parts, and vehicle manufacturing along with logistics, driving, and disposal/recycling."
 

Telmo Salgado

Moderator
Será o bZ4x da Lexus, ou é só plataforma, confirma-se, William?
 

William Esteves

Not Shakespeare
Será algo do tamanho/segmento do RX, com um posicionamento mais coupe/crossover:

Captura-de-ecr-2021-12-05-s-14-17-24.png


Contando que os 2950mm entre eixos se mantém, devemos ter espaço para "mais 1 fila" de células no pack, resultando em cerca de 80kWh de bateria (anteriormente apostava entre 75 e 100kWh)

O BZ4X tem 2850mm e consegue 8 filas de baterias, em 96s3p, resultando em 71,4kWh=355,2V x 201Ah (67Ah/célula). Com a tal fila adicional que deve ser possível nos 100mm de entre eixos adicional, conseguimos 80,3kWh=399,6V x 201Ah.

Para o futuro maior SUV de 3 filas de bancos, devemos ter 3100mm entre eixos e algo mais próximo dos 100kWh (Algo ao nível do HighLander, ou, BZ5X/Lexus TZ?)

Em termos de potências mantenho algo próximo do que disse anteriormente, sendo que houve alterações aos motores elétricos.

Deverá equipar na mesma com 230kW (similar à potência do novo NX450h+), mas divido da seguinte forma:
-> 150kW à frente e 80kW à retaguarda
-> 140kW à frente e 90kW à retaguarda

Os motores são os mesmos, mas houve ligeiro upgrade ao PCU, alterando ligeiramente as potências.
 

William Esteves

Not Shakespeare
Não, é outro segmento.

O BZ4X está para o RAV4/NX, como o RZ450e está para o RX/HighLander.

São todos TNGA? Sim, pelo que vai haver partilha de algumas peças, mas não será a versão Lexus do BZ4X
 
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