Lexus UX300e press-kit com muito sumo

João Prates

Archie Bunker
Ora viva,

A Lexus Europe acaba de publicar o seu press-kit sobre o UX300e:


Nele podemos encontrar um pdf com muito sumo para analisarmos em detalhe e discutir os pontos mais relevantes.
Deixo esse pdf aqui em anexo para não se perder com o tempo.
 

Anexos

  • lexusux300e-presskit-01.10.20-screen.pdf
    7 MB · Visualizações: 98

William Esteves

Not Shakespeare
Fiabilidade e longevidade:


“For maximum control, battery voltage sensors have been adopted to monitor the voltage of each battery cell and block, as well as the battery cell temperature. This enhanced level of battery voltage detection, in tandem with the car’s advanced Battery Management System, results in maximum usable battery cell capacity, leading to an extended driving range.“

“Designed to last the entire life of the UX 300e and equipped with an advanced battery management system, the lithium-ion battery pack delivers over 300 km of range and has been developed for minimum deterioration.”

Bateria para a vida útil do carro 👌

“Extreme heat reduces both battery life and BEV performance. For this reason, Lexus engineers working on the new UX 300e developed a sophisticated air-cooled system for the battery cells which is both safer and lighter than water-cooled systems and additionally provides air conditioning for the cabin. Benefitting from over 15 years of experience with hybrid batteries, refrigerated air ensures that stable battery output can be attained even under extreme battery load conditions, such as at high speed and during repeated rapid charging. With no danger of the leaks sometimes associated with liquid cooling, the system works by circulating cooled air inside the sealed battery pack. The system has been optimised to enhance the UX 300e's performance, battery life and charging performance as well as the interior comfort.”

Bem, depois de ter tido uma fuga de água no radiador aos 21 ano, nada a apontar!

“Because battery output decreases in cold weather, Lexus developed a heating element system under each of the battery modules. This minimises the impact of cold weather on the UX 300e’s driving range, ensuring full power is available from the start. With this heating system, maximum battery output can be achieved even in extremely cold conditions (-30°C), with a charging time reduced from 25 hours without the heating system to only 8h15. While the battery heaters are operating, the DC/DC converter decreases the high voltage output of the battery so that maximum power can be supplied to the 12V auxiliary power sources and heaters.”

Testada até -30c!

“Importantly for the planet, when the UX 300e reaches the end of its life span, Lexus has a take-back scheme to ensure it is recycled safely and responsibly. Currently Lexus is retrieving more than 90 per cent of its batteries in Europe, but the aim is to achieve a 100 per cent take-back rate through all operations.”

E com a preocupação do que irá acontecer amanhã.

Penso que a Toyota vai no caminho certo, tendo preferido menos autonomia e menos velocidade de carregamento para atingir a fiabilidade e longevidade pretendida!
 

João Prates

Archie Bunker
Bateria para a vida útil do carro 👌
Penso que a garantia oferecida é simplesmente única no mercado, e só por isto dá vontade de comprar o trambolho (toda a gente sabe que odeio SUVs), bold é meu:

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10-YEAR EV BATTERY
EXTENDED CARE


With all the above-mentioned measures, Lexus is confidently offering a 10-year (or up to 1.000.000 km) extended care on all functional defects of the BEV main battery and capacity degradation below 70%, provided that the regular health checks foreseen in the maintenance program are executed through the Lexus network.

By default, a manufacturer warranty of 8 years (or 160.000 km) will apply only in case of degradation of the BEV battery capacity retention below 70%, and 5 years (or 100.000 km) on all functional defects of the BEV main battery.

In addition to the battery extended care, the UX 300e owner will benefit from the 3-year vehicle warranty and 5-year cover (or 100.000 km) on drivetrain defects.
 

William Esteves

Not Shakespeare
Sim, a própria garantia da confiança ao produto.

Aproveito também para partilhar o seguinte ponto:

UPGRADED BRAKES AND TYRES

On the UX 300e, ventilated discs are fitted front and rear, improving the braking performance of the first all-electric Lexus. The shape of the front brake dust cover has also been optimised to ensure excellent cooling performance.”

Isto é devido à legislação que falei no ID.4, não só a regeneração não pode ser contabilizada, como a travagem de fricção tem a obrigatoriedade de conseguir parar o veículo com o motor ao máximo.
Como o UX300e é o UX mais potente, a travagem teve de ser melhorada.

Quererá isto dizer que o UX não foi inicialmente contemplado para ter variante BEV?
 

João Prates

Archie Bunker
Especialmente para os que têm a mesma preocupação do @Luis Neves, note-se que a bagageira AUMENTOU na versão eléctrica!

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INTELLIGENT BATTERY PACKAGING


The new UX 300e crossover package is ideal for electrified urban driving. While the 2.640 mm wheelbase contributes to a smooth, stable ride and cabin roominess, the 4.495 mm length and best-in-segment 10,4 m curb-to-curb turning diameter help make this all-electric Lexus easy to manoeuvre and convenient to park. As part of the UX family, the overall visibility in the UX 300e is enhanced by a low bonnet enabled by the new (GA-C) platform and the low-mounted drivetrain.


With the compact lithium-ion battery installed below the rear seats and under the cabin floor, rear space is hardly compromised at all compared to other UX models (16,4 mm less rear headroom), whilst the boot space is actually increased by 47 litres (deck to luggage cover) to 367 litres (loaded to luggage cover) compared to the UX 250h hybrid. Finally, a hands-free power rear tailgate makes loading the UX more convenient.
 

William Esteves

Not Shakespeare
Mas a habitabilidade traseira diminui um pouco infelizmente, algo marginal que acredito não se notar.

Mas imaginando os pontos fortes do chassis, o casamento do pack com a carroçaria e outros exemplos como o Ioniq que não tem impacto de mala... Já era algo expectável.

O que não se compreende é o UX250h ter a mala reduzida pela bateria de tração...

Em 2010 até se aceitava no Auris, foi a meio da vida, foi a expansão da oferta híbrida...

O que não compreendo foi nos últimos 2/3 anos a Toyota ter lançado o Corolla 2.0HSD e o UX250h em que a bateria diminui a mala! Custa a acreditar que não houve melhor solução já que foram garantidamente pensadas desde o dia 0 para serem híbridas.
 

Carlos Costa

Moderator
Penso que a Toyota vai no caminho certo, tendo preferido menos autonomia e menos velocidade de carregamento para atingir a fiabilidade e longevidade pretendida!
Este UX será uma aposta segura, acima de tudo. Pela qualidade, acima de qualquer suspeita, e pela abordagem bastante conservadora. Não sendo referencial em nada, também não é tão mau como inicialmente chegamos a pensar. A garantia até 10 anos ou 1 milhão de km é uma cartada inteligente, sobretudo porque a Lexus sabe que ninguém irá fazer, em 10 anos, tal quilometragem, nem nada parecido. Enfim, areia para os olhos. Depois opta pelo sistema de refrigeração a ar, coisa que não é muito vulgar em packs de maior dimensão. Fica mais barato, mais simples, mais leve, percebo a ideia. É como os tambores dos ID's, desde que cumpram a função, para mim está tudo bem! Duas coisas que também saltam à vista, depois de uma leitura atenta deste press kit, é a quantidade de vezes que a palavra electrified é repetida, e ainda a menção ao famoso sistema Self-Charging Hybrid!

Pessoalmente não gosto do UX. Aliás, esteticamente esta mais recente fornada de SUV's da Lexus não me convencem nadinha, sobretudo porque alguns ângulos são difíceis de "engolir". Como BEV não aquece nem arrefece. Pelos vistos a Lexus tem vendido disto como pão quente, por isso só desejo que consiga fazer o mesmo com esta versão.
 

Luis Neves

Moderator
Pois, estava a esquecer-me que o UX é um falso SUV. Fui verificar e tem apenas mais 2 cm de altura que um Prius 3G....

Em todo o caso, não está muito bem empacotado, ou se calhar não acharam isso relevante.
 

William Esteves

Not Shakespeare
A maior altura dos SUV fica entre a plataforma e o chão. Lá dentro não se aproveita quase nada!

A primeira vez que andei num ML de primeira geração fiquei a pensar porque é que alguém queria aquilo... Habitabilidade terrível face ao tamanho da bisarma...

Pois, estava a esquecer-me que o UX é um falso SUV. Fui verificar e tem apenas mais 2 cm de altura que um Prius 3G....

Em todo o caso, não está muito bem empacotado, ou se calhar não acharam isso relevante.

E ainda pior no UX250h já que a mala desaparece... Felizmente a Toyota parece estar a mudar de mentalidade.... O Corolla Cross poderá substituir o CHR na Europa por exemplo, o Yaris Cross conseguiu uma excelente mala e é extremamente prático para a dimensão...
Devido a ser o primeiro BEV do grupo, já lhe tirei as medidas, e é praticamente do tamanho do meu Avensis... Lá dentro é que nunca se diria e então na mala.... :oops:
 

Hugo Pardal

Active member
Chademo e ainda por cima colocada do lado da estrada é que não lembra a ninguém!

A solução do CCS ficando na mesma porta de carregamento é tão mais elegante...
 

João Prates

Archie Bunker
Chademo e ainda por cima colocada do lado da estrada é que não lembra a ninguém!
Como é porta de carregamento rápido, para usar em PCRs e afins, o lado da portinhola não é grave, é grave sim quando é para os PCN de rua em estacionamento paralelo.

A solução do CCS ficando na mesma porta de carregamento é tão mais elegante...
Isso sim, foi a maior estupidez não terem usado CCS Combo, para mim significa apenas poupança de dinheiro para fazer um modelo mundial, o que é ridículo quanto a mim.
 

Hugo Pardal

Active member
Como é porta de carregamento rápido, para usar em PCRs e afins, o lado da portinhola não é grave, é grave sim quando é para os PCN de rua em estacionamento paralelo.

Eu, quando tinha o LEAF, carreguei num PCR na zona do Porto que, com este UX, tinha de colocar o carro em contramão para carregar.

é como dizes na maioria dos casos... mas não é 100%!


EDIT: fui confirmar qual é que era... é o PCR de Vila Nova de Gaia na Av. da República
 
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