Inquérito - Quem tem solar fotovoltaico em casa?

Que potência instalada em solar fotovoltaico tem na sua casa?

• Não consigo ter porque moro em apartamento

Votos: 6 31,6%
  • Moro em moradia/vivenda mas não tenho fotovoltaico

Votos: 5 26,3%
  • Tenho até 1.5 kW

Votos: 6 31,6%
  • Tenho entre 1.5+ kW e 4 kW

Votos: 2 10,5%
  • Tenho entre 4+ kW e 10 kW

Votos: 0 0,0%
  • Tenho entre 10+ kW e 30 kW

• Tenho mais de 30 kW

• Total de eleitores
    19
Comunidades de condónimos, implica certamente vários prédios... pensar no falar da questão na próxima assembleia geral.
Por exemplo para 3 prédios de 6 andares, 28 condóminos por prédio, alguns ausentes ou ainda por vender, será possível fazer alguma previsão de custo inicial versus o tempo de retorno do investimento feito, com todas as variáveis possíveis, terá de ser bastante atrativo economicamente falando, ou ninguém quer ouvir de ter que investir para poupar, tanto da conta mensal do gás e da água como não gastar tantos recursos fósseis...

Duarte Semedo

Moderator
Votei com base nos painéis fotovoltaicos instalados na casa dos meus pais. No meu apartamento não tenho.
Mas como fui eu que os incentivei a instalá-los, sinto que também são em parte meus.
Penso que tem 3,5 kW instalados. Começaram a produzir em Junho de 2009, e já injectaram na rede pública 55 MWh. (microprodutor)

O meu condomínio tem um telhado incrível e consumo constante na garagem do prédio (sempre luzes ligadas), o que encaixava que nem uma luva...

Infelizmente é um prédio com pouco conceito de retorno financeiro...

Pedro Oliveira

Active member
Já deixei o meu voto, não tenho mas ando a pensar no assunto á bastante tempo.

Votei.
No prédio onde vivemos (a companheira é proprietária eu sou quem lhe faz companhia) não existem painéis solares nem vejo interesse no assunto.
Mas na próxima reunião de condóminos levantarei a questão.

Crisóstomo

Pedro Sá

Member
Tenho, para aquecimento da água, só não sei a potência. Quando regressar de férias, vou averiguar.
Tenho também andado a pensar em adquirir um para autoconsumo.

Entretanto, adquiri uma coisa destas para carregar o tlm por estes dias (há 15 dias que é por aqui que o carrego). Não acumula, mas dá para carregar powerbanks (estou também a considerar a aquisição de uma powerbank solar)

Bruno R. Almeida

Well-known member
A minha resposta pode mudar nos próximos meses! Mas atualmente fala-se no prédio em adquirir, nem que seja para reduzir consumo do elevador!

Rui Amaral

Active member
estou também a considerar a aquisição de uma powerbank solar
Olha eu ja tive e não é "como eles dizem" basicamente tens de carrega-la por USB e andares com ela ao sol ou deixa-la num local com luz solar de preferencia,para ela ir mantendo a carga.,costumam ter uns LEDs indicadores de carga que piscam quando esta a carregar, porque se for so para carrega-la com o Sol leva varios dias e pode acontecer que a bateria interna inche. Na net existem muitas a venda mas muitas delas são manhosas.

Top Inferior