How Tesla is Taking Over the World

William Esteves

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Bom vídeo, mas algo imparcial, não entendo... :)

Sim, a Tesla tem os melhores elétricos e de longe! Mas também estão longe de fazerem os melhores carros...

Sim a Tesla tem a melhor rede de carregamento do mundo, mas também não faz sentido cada marca ter a sua... E temos cada vez mais pontos de carregamento, a questão infra-estrutural de carregamento de todos os outros vai-se solucionar graças ao exemplo da Tesla, sem grandes investimentos destes...

Camiões de longo curso elétricos? Estou genuinamente para ver se de facto vai pegar... 200L de gasóleo a 250Wh/kg são 8 TON de baterias, e um trator ronda 1300L de gasóleo...A questão econômica em camiões de longo curso simplesmente não está lá com a legislação Europeia... Distribuição urbana sim, todo o sentido, que é exactamente o oposto do que a Tesla está a fazer...

Para terminar, nós estamos claramente na fase inicial de adoção, e o Elon penso que referiu que a Tesla não seguirá para baterias de estado sólido porque LIoN tem muita vida...
E é verdade, mas várias empresas já tem milhões investidos no que vira a seguir às SSB, como as químicas Li-air ou Met-Air que a Toyota tem investigado com densidades 5 ou mais vezes superiores!

Pelo que gostei do vídeo, mas não entendo a ideia bastante generalizada em entusiastas Tesla de que a Tesla vai falir com tudo o resto... Nem o iPhone o fez... :)
 

João Prates

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não faz sentido cada marca ter a sua...
Tens razão, mas enquanto não for economicamente viável a exploração de estações de carregamento, prefiro que cada marca tenha a sua, que depender da miserável rede pública.
Enquanto não atingirmos um volume considerável, podes esquecer ver privados a custos decentes a instalar postos.

Veja-se o caso da Ionity... queres melhor exemplo?

200L de gasóleo a 250Wh/kg são 8 TON de baterias
Concordo a 200% contigo, i.e. com a actual tecnologia de baterias é de doidos para longo curso em cargas pesadas.
Mas nem só de cargas pesadas se faz longo curso... o volume é factor igualmente limitativo... como muito bem sabes.

Elon penso que referiu que a Tesla não seguirá para baterias de estado sólido porque LIoN tem muita vida...
O Elon vai para onde tiver mais dinheiro a ganhar. O que ele diz hoje pode mudar amanhã, e ele não vai ser parvo de perder dinheiro.
Ele diz o que tem de ser dito para valorizar o negócio que tem hoje. O amanhã será o que tiver de ser. É assim em qualquer negócio.

E é verdade, mas várias empresas já tem milhões investidos no que vira a seguir às SSB, como as químicas Li-air ou Met-Air que a Toyota tem investigado com densidades 5 ou mais vezes superiores!
E acredito piamente que serão o próximo passo, e mais cedo do que se pensa... dou-te uns 5 anos no máximo.
Vais ver como depois disso todos os fabricantes vão querer entrar a sério nos BEV, e como a Toyota (espero eu!) desiste logo da estupidez tremenda da H2.

não entendo a ideia bastante generalizada em entusiastas Tesla de que a Tesla vai falir com tudo o resto...
Tipico de fan-boys. Mas eu próprio partilhei o vídeo, porque 90% do que lá está é verdade.
Tirando o fan-boyismo, os construtores tradicionais que se cuidem. Os grandes e mais flexíveis e avançados tecnologicamente pode ser que ainda recuperem, mas os outros... 💀
 

William Esteves

Active member
Veja-se o caso da Ionity... queres melhor exemplo?
Quando li o press release, confesso que me custou a a acreditar que era mesmo o que parecia... E infelizmente estava a ler bem... Foi surreal!

Concordo a 200% contigo, i.e. com a actual tecnologia de baterias é de doidos para longo curso em cargas pesadas.
Mas nem só de cargas pesadas se faz longo curso... o volume é factor igualmente limitativo... como muito bem sabes.
Sim, sem duvida, e de facto o meu comentário foi algo quadrado, podia ter sido de facto mais abrangente como foste.
Por agora vou só acrescentar que o diferencial para já, é ainda muito elevado... O autocarro urbano da Caetano, custa sensivelmente mais do dobro da versão a gasóleo, mas conta com uma bela garantia para o pack de baterias! Já nos camiões que se têm visto (mais direcionados para a distribuição urbana), custam cerca de 4x da versão a gasóleo...
Como nota final, já conseguimos transformar o GNC em GNL, talvez o H2.... :)

E acredito piamente que serão o próximo passo, e mais cedo do que se pensa... dou-te uns 5 anos no máximo.
Vais ver como depois disso todos os fabricantes vão querer entrar a sério nos BEV, e como a Toyota (espero eu!) desiste logo da estupidez tremenda da H2.
Por vezes até custa a acreditar que o próprio fundador acreditava mais nas baterias/BEV's que os atuais! Veja-se o conceito da bateria de Sakichi! E quando chegarem as baterias Li-Air/Metal-Air (que inclusivamente a Toyota está a desenvolver e já existem protótipos com 0,1C), até nos pesados fará pouco sentido o H2... Ficando apenas talvez a aviação de longo curso?


Porque 90% do que lá está é verdade.
Tirando o fan-boyismo, os construtores tradicionais que se cuidem. Os grandes e mais flexíveis e avançados tecnologicamente pode ser que ainda recuperem, mas os outros... 💀
Sem sombra de duvida!

A Tesla já vale em bolsa mais do que a VW e a BMW juntas....não acordem não.
Deixa-me começar por dizer que a Tesla conseguiu mudar mentalidades e o que tem feito é extraordinário! E admito, foi a Tesla que mudou (por provar com factos e avanços tecnológicos) que de facto o H2 para ligeiros, é já hoje uma completa estupidez!

Acrescento também que não invisto em ações (sejam quais forem) nem sou analista... Mesmo que tivesse comprado ações na altura dos tostões, já as teria vendido a muito tempo...

Dito isto, consideras sustentável o atual valor bolsista da Tesla? Que tem a Tesla assim de tanto valor?
-> Fez menos de 400.000 carros em 2019;
-> Em termos tecnológicos, a Porsche não ficou afinal, assim tanto atrás na primeira tentativa de BEV... Sim, muito mais caro o Taycan, mas não vamos sequer comparar a qualidade de contrução, materiais, ergonomia... A Tesla precisava de investir e muito para se aproximar à qualidade da Porsche.
-> Rede de carregamento, seria preciso mais dinheiro que o valor da BMW e da VW combinadas para a superar?
-> Tem na melhor das hipóteses 2,5 fábricas (GF1, e GF2/3 em diferentes estados de construção) e o projecto para a 4ª.
-> Mais de 100 atualizações desde que o TM3 saiu, mas uma delas foi rádio! Não considero update, considero uma correção... E nem todos foram melhorias, tem sido muito falado o "nerfing" dos carregamentos e não fez tanto barulho como o #RapidGate do Leaf...

Não sou descrente na Tesla, considero sim que tem muita sorte por os proprietários deixarem passar muito coisa como "feitio" e não compreendo o valor bolsista... Espero que os donos/acionistas não se virem contra a marca de forma massiva caso isto seja de facto uma bolha.
 

Bruno R. Almeida

Active member
@William Esteves, o valor bolsista não depende exclusivamente dos bens imoveis. O valor das acções são extremamente indefinidas e voláteis. Por isso nunca foi, nem será fácil investir em bolsa. Existem triliões de formas de analise e critérios para tal e mesmos assim é completamente imprevisível os valores de cotação.

@Joel Sousa esses processos podem ser melhorados com bastante rapidez! São processo de acerto e experiencia feita. A questão deste Post, tem que ver com a tecnologia e os seus ínfimos pormenores.

Na realidade a eletrificação já existe no mercado comercial a 23 anos, mas foi a Tesla que pegou nela e a levou um pouco mais alem dos limites.

Por isso se refere ao longo das nossas opiniões que os grandes fabricantes tem que se adaptar e HOJE já estão atrasados.

As empresa e os seus CEO, deveriam entender de 1 vez por todas que as empresas deve ser geridas como um ser vivo e não algo amorfo. O ser vivo está em constante adaptação e mudança, alias a mudança é a única coisa que se mantem constante. E muitos fizeram "ouvidos moucos" as transformações dos paradigmas, quer seja de mobilidade, quer seja ambientais, que seja económicos..

Muita água ainda irá correr....
 
Direi que basta a Tesla adquirir um construtor tradicional em apuros e resolve rapidamente a parte da construção de automóveis. Não me parece é que isso seja prioridade para o Elon Musk.
 

Telmo Salgado

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Não me parece que um construtor tradicional em apuros possa ajudar a resolver a qualidade...se está em apuros é porque os seus produtos não têm rigor e/ou não são lucrativos.
 

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Já vimos que as filosofias japonesas e americanas colidem no que diz respeito a todo o processo produtivo. :confused:
 

Telmo Salgado

Moderator
Staff
É a filosofia do trabalhador que a faz ser americana.
E bate certo, tendo corrido os rumores da Panasonic na Gigafactory sofrer perdas por desperdício...(MO americana)...felizmente vai melhorando.
A Tesla naturalmente também terá evolução...
 
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