HONDA CRV 2.0 CRV SR HYBRID - Cosmic Blue

Artur Santos

New member
Finalmente venho colocar aqui a minha experiência com este bicho que possuo desde o fim de Maio .

Nao perdi muito tempo na escolha. Tinha um CRV Diesel com um contrato de 4 anos a expirar . Andei a ver o que estava disponível e fixei-me no XC60 da Volvo, no RAV4 Híbrido e para o CRV Híbrido . Mas como já' andava a conduzir Hondas há muitos anos e sendo o híbrido da Honda um salto qualitativo enorme em relação ao modelo anterior, (nomeadamente na área da tecnologia e segurança) o escolha para mim foi óbvia.

Neste momento tenho 4500 kms feitos e estou muito satisfeito .Confortável, espaçoso (tem mais espaço que o modelo antigo, que já era muito)e há uma sensação de robustez e de segurança quanto se entra no carro. Algum do kit incluido no carro: O automatic cruise control, lane keep assist, o sistema de detecção de movimento traseiro quando se faz marcha atrás, sistema de SOS que faz chamada de emergência em caso de acidente/ou quando os airbags sao accionados. O que também e' bastante notável, e a ausência de ruído do motor, raramente se nota, aparte das subidas ou acelaracao súbita, quanto o ruído típico dos híbridos se nota.

O sistema híbrido e' um pouco diferente de outros modelos que andam por ai. Na maior parte das situacoes o motor de combustão carrega o motor eléctrico que por sua vez move o carro, e nao há caixa de velocidades. No percurso entre casa e o trabalho os últimos dois KM's sao feitos em modo eléctrico. E ao contrario do que li nos testes, onde se escreve que em AE os consumos pioram, eu consigo melhores medias nos meus depósitos quando faço mais AE do que o normal. Media actual 5.99/100.

Desvantagens? Também as há. A bagageira e' mais pequena por causa das baterias e nao há "spare". O Infotaintment e' típico da Honda, confuso e arcaico. Mas vem com Android auto e Apple car play, graças a Deus. Eu gostava muito de colocar fotos aqui, mas levo sempre com a mensagem de que as fotos ocupam muito espaço. Vai-se tentando...

Cumprimentos

Artur Santos

New member
É um full hybrid. Ao contrário do Insight e os CRZ este já se move em electric mode. Levou alguns anos mas finalmente lá se decidiram... No máximo á volta de 3kms. A diferença entre este sistema e o híbrido "convencional" é que na maior parte das situações, o motor de combustão entra em funcionamento com o propósito de carregar a bateria e não para mover o carro. A bateria passa a carga para o motor eléctrico...

Telmo Salgado

Moderator
Viva, Artur. Julgo que o sistema é igual ao do Outlander, uma relação fixa alta que só entra em maior velocidade (daí a eficiência maior), sendo um híbrido-série nas restantes situações.
Haja soluções e concorrência para a imensa massa de carros térmicos gastadores que ainda se vendem!!!

Artur Santos

New member
Boas Telmo. Não conheço o sistema híbrido/PHEV Outlander, pensava que o sistema do Honda era único no mercado, estou errado então. A diferença é só na caixa . Outlander tem CVT, o CRV não tem caixa de velocidades. Quanto á concorrência, absolutamente! Especialmente nesta altura com tanta escolha e com custos que começam a estar bem acessíveis ao consumidor comum, especialmente eléctricos.cptos

Telmo Salgado

Moderator
Bom dia, Artur!

Vai alimentando este diário de bordo (y)

Artur Santos

New member
Boas. Muitas desculpas pela longa ausencia. O meu trabalho por aqui foi e ainda e' muito durinho por causa do Covid. Trabalhinho de Segunda a Sabado desde as 5.30 da manha ate' as 4 da tarde desde Fevereiro do ano passado e sem muitas ferias, nao da' muita oportunidade para outras coisas.

O CRV Hybrid tem dois anos e meio . Problemas nunca deu a' parte de um recall (parece-me que a nivel mundial) para mudar a Fuel Pump, o que foi feito no ano passado. Por causa do Covid a Honda veio buscar e entregar o carro para esse efeito, o que e' de registar. Consumos andam nos 5.1 e parte interessante destes consumos (ou talvez nao) e' que sao tao baixos em AE como em percursos urbanos. Estava a' espera que fossem mais altos em AE mas nao e o caso. O sistema hibrido "diferente" talvez explique muito.

As viagens sao confortaveis, o barulho exterior vem mais dos pneus, motor raramente se ouve. Direccao muito precisa, nao adorna quase nada em curva, e espaco tem muito. Algumas viagens feitas com 5 pessoas mais bagagens, sem reclamacoes. A unica coisa de realmente decepciona e' o Infotaintmen. Mas e' tipico da Honda, nunca foram bons. A App store da Honda tem o numero incrivel de 4 apps , desde o inicio... Mas para o resto sempre ha' o Android Auto e Apple Car play

Dois anos e meio depois, continuo satisfeito com o bicho ... watch this space

Top Inferior