Grupo Volkswagen - o próximo grupo dominante na mobilidade elétrica?

Telmo Salgado

Moderator
É muito fácil fazer FCV, já existe tecnologia e cadeia de valor, não precisará de investir grande coisa. Aliás, até 2016 o investimento do grupo vw em eletrificação era muito reduzido...

João Prates

Archie Bunker
Muito sumarenta esta publicação!
Só li mais em pormenor agora, e ainda assim não tive tempo para ler tudo como deve ser, mas achei uma piada do catano ver que se viram para o modelo CASE...

Tem a sua piada de fato, ver uma marca que nem conseguiu até ao momento acertar/finalizar o software do seu primeiro BEV, que começou a vender ainda com problemas, e já dizem que querem ser uma empresa que explora a vertente do software da mobilidade eléctrica... tem a sua graça...

Quando alguém que nunca fez uma corridinha de jogging matinal promete começar por dar o primeiro passo caminhando há que congratular a iniciativa, mas quando essa mesma pessoa em vez disso promete ganhar a maratona... epá... por muitos recursos que tenham, como se diz em gestão de projetos, 9 mulheres juntas não dão à luz um bebé num mês...

Telmo Salgado

Moderator

Está na calha um investimento aqui no país vizinho. O @Luis Neves já tinha referido, mais fica aqui a notícia!

William Esteves

Not Shakespeare
Só se comprarem à Toyota e mudarem o logo, não se vê qualquer investimento nesse sentido....

Ainda agora, dia 7, a marca referiu em âmbito de Cross-industry CEO Alliance:

"The members view themselves as an “action tank,” working together on cross-sector pan-European projects at scale: cross-EU charging infrastructure for heavy duty trucks, integration of EU power systems (in particular grids), digital carbon footprint tracking, sustainable and healthy buildings for the future of work and living, e-buses for Europe, green hydrogen value chains and the rapid development of battery production. Further projects are being prepared, including one involving low carbon steel. The CEOs will deliver their first tangible results and discuss implementation with high-level EU representatives at a summit set for autumn 2021."

A negrito e sublinhado são sinais do investimento no hidrogénio.

Fonte: Cross-industry CEO Alliance backs EU plan to cut carbon emissions by 55% by 2030

São sempre notas muito sublimes a VW e o H2... Mas está lá... Penso que inclusivamente partilhei outras ha pouco tempo.

EDIT: Aqui, também:

"The VW Group has exactly the right strategy with a strict focus on electric mobility. E-mobility is no longer about WHETHER, but only about HOW. To be exact: HOW can we make the transition as fast as possible? The electric drive portfolio for the upper automobile categories of the premium segment is broader: We are also focusing on plug-in hybrids, and in the future, also on the hydrogen drive: Our research and development activities for fuel cells are located here in the competence center in Neckarsulm. In this way, we will also meet the performance and range requirements of fleet customers with long distances to cover."

Fonte: Speeches at the 130th Annual General Meeting | Audi MediaCenter

Deixem garantir a expansão da rede de abastecimento e veremos a conversa a mudar, não tenhas dúvidas disso.

Face à proteção que o estado Alemão sempre deu à sua indústria automóvel... Achas mesmo que o país iria investir tanto em H2 se não fosse por eles? Achas que seria pela Toyota ou pela Hyundai?

Repara no atual estada da arte: HRS Availability Map

O impulsionador da rede de HRS é a Alemanha, e disso não há dúvidas.

Em 2025 o panorama automóvel vai ser muito diferente do que hoje parece...

Última edição:

João Prates

Archie Bunker
Repara no atual estada da arte: HRS Availability Map
Esse mapa é brutal!
Mais de 100 postos de abastecimento de H2 a 700bar para automóveis na Alemanha!!!

Se conseguirem abastecer todas eles com H2 verde isso muda totalmente o paronama, quer-me parecer.
Para quem não tem como abastecer de electrões em casa ou no trabalho, que seria a melhor solução sem dúvida, sendo o preço do H2 verde competitivo... não sei não...

Com o tempo ultra-rápido de abastecimento, por comparação mesmo com as Ionity o H2 a 700bar ganha em km/h de abastecimento, de longe.
E não me parece muito difícil a curto/médio prazo o H2 verde bater os preços escandalosos da Ionity... e se isso acontecer... bye bye HPC para BEVs...

William Esteves

Not Shakespeare
O de VFX está associado ao abastecimento de CNG/LNG, já está definido o local e fim de obra (inicio de 2022).

O biometano neste caso é de Lixeira, pela DouroGás Renovável: Biogasmove, projeto de demonstração - Dourogás Renovável

Este biometano já abasteceu algumas vezes as viaturas de recolha de resíduos, que trabalham a CNG, para a Resíduos Nordeste, e foi também injetado na rede de GN da cidade de Mirandela.

Última edição:

João Prates

Archie Bunker
É uma das coisas que a minha mulher me diz que via lá fora aos pontapé quando trabalhava na área, as vacarias todas a aproveitar o metano para próprio aquecimento das instalações e produção de energia, e que sempre estranhou não se fazer nada por cá.

No fundo é uma fonte de energia desperdiçada, com grave impacto no efeito de estufa, e que a ser utilizado representa um ganho duplo, muito bem.

Telmo Salgado

Moderator
Com os MCIs do costume, a gastar cerca de 20% a mais que os Atkinson...

Top Inferior