Grupo Volkswagen - o próximo grupo dominante na mobilidade elétrica?

O foco das grandes empresas é o lucro, nunca foi a sustentabilidade ambiental, emissões e impactos.
No caso da Toyota, teve a visão estratégica muito cedo, preparando-a para resultados com algum pendor de sustentabilidade.
No caso da vw, foi o oposto, lucrou até onde pôde, agora as coisas apertam e só uma Comissão Europeia benévola é que ainda permite alguma folga. Pode deixar de permitir, atendendo às notícias de pacto verde.
A VW sempre espremeu o limão até ao limite.

Exemplo emblemático: TDI PD. Só quando não dava mais é que passou para os CR, com atraso e desvantagem face à concorrência. Resultado? Dieselgate...

A Toyota está a fazer o mesmo com o 1.8hsd e as baterias NiMH. Vai espremer todos os cêntimos que este conjunto puder dar. É normal. A diferença é que se antecipou tanto, que pode continuar a fazê-lo.

Telmo Salgado

Moderator
(...)
A Toyota está a fazer o mesmo com o 1.8hsd e as baterias NiMH. Vai espremer todos os cêntimos que este conjunto puder dar. É normal. A diferença é que se antecipou tanto, que pode continuar a fazê-lo.
Acontece é que o HSD é simplesmente o único caminho possível para baixas emissões com motor térmico para quem não puder carregar eletricamente...

Telmo Salgado

Moderator
Tens razão, no fundo o meu post é uma opinião que deveria ser mais balizada.
Quando me refiro a HSD deveria ser mais focado no que ele contém e que é, até agora o melhor. Eu fui mais longe ao dizer único porque os outros não chegam ao nível.
HSD - Atkinson + bateria tração + variação contínua (full hybrid)
De entre os que mais se aproximam são a Ford (muito semelhante ou até idêntico) por partilha de propriedade industrial.
Seguidamente vemos os Hyundai (com DCT), Mitsubishi e Honda (com uma única relação), capazes de um bom desempenho.

É esta a base para a verdadeira redução de emissões que se deve tentar massificar para a grande percentagem de viaturas que não pode carregar.
Usar um Otto ou Miller com uma DSG mild-hybrid é um caminho tortuoso e até desadequado ou infeliz para um construtor da dimensão da vw.

Telmo Salgado

Moderator
Pois, alguém com muita credibilidade confirma as minhas reservas pessoais em relação às projeções publicitadas pela vw...

Telmo Salgado

Moderator

Maior empenho nesta tecnologia, por parte do grupo vw, revela atenção na evolução das baterias, posicionando-se na linha de conceção e fabrico.
A era das SS parece promissora!

João Prates

Moderator
CKL
Espero que sim Telmo, espero que sim.
Precisamos urgentemente de mais marcas com posturas sérias nos BEV.

Mesmo sendo remota, a hipótese da VW estar a sério nos BEV seria a melhor forma possível de atenuar a desgraça que fez e continua a perpetuar com os diesel.
No dia que os BEV derem mais rendimento que os ICE ao grupo, niguém duvida que o primeiro passará a ser a prioridade da casa.

Já vamos tarde!
Vá lá VW!

Top Inferior