Erro no consumo do CB dos Toyotas

Hoje durante as minhas meditações automobilísticas (enquanto conduzo), veio-me à ideia uma possível razão para que a nossa média CB tenha um erro em relação à média real que registamos com as viaturas. Vai ser uma justificação curta mas gostaria de partilhar convosco e se alguém quiser opinar estou cá para ver/ler. Aqui segue:

Ora bem, no meu caso o CB apresenta uma média que difere geralmente entre 5 a 10% da média real (sendo que a maior parte das vezes corresponde a 0,3l/100km. Também já reparei que existe uma outra leitura que apresenta um erro entre 5 a 10% e que é no velocímetro. Tenho sempre uma diferença entre 5 a 10 km/h entre a velocidade do velocímetro a mais em relação à que é medida pelo GPS. Assim sendo, uma vez que a média é calculada com base na distância que o veículo circula e se a distância que veículo circula baseia-se na velocidade x tempo, então o erro que está associado ao velocímetro vai influenciar o cálculo da média. Ou seja, como o veículo circula menos do que aquilo que é medido, a média terá que ser obrigatoriamente superior na mesma proporção.

Digam de vossa justiça ;)

Edit: O erro de velocidade é apenas no velocímetro pois no menu de serviço do sistema de entretenimento indo à opção de sinal do veículo o erro é praticamente inexistente.
 
Última edição:

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
Do que tenho verificado, os erros (são desvios do real, proporcionais) do consumo são de 6% nos 1.8, abrangendo todos os HSD com essa motorização: Prius 3G, Prius+, Auris 1G, Auris 2G, Prius 4G, C-HR, CT200h...
Dos 2.5 não tenho elementos, o Filipe foi dos primeiros a mostrar que é bem "comportado".
No 1.5 (Prius 2G e Yaris) é igualmente muito rigoroso com o real.
 
Sim concordo com todos que não chega aos 10% e poucos são os que praticamente não têm. Mas o meu ponto com este post, se calhar deveria ter dado outro título, é se este erro não será provocado pelo erro do velocímetro.
 

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
A razão deste desvio é para mim desconhecida, confesso que nunca percebi a origem...
O que parece ser certo é a precisão do CB, mesmo com a propagação dos 6% de diferença. Ou seja, aplicando os 6% temos um rigor notável.
 

Luis Neves

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
Sim concordo com todos que não chega aos 10% e poucos são os que praticamente não têm. Mas o meu ponto com este post, se calhar deveria ter dado outro título, é se este erro não será provocado pelo erro do velocímetro.
Não creio por uma razão simples, o carro sabe exatamente a velocidade real a que se desloca. A média que apresenta no CB no trip A ou B é a média real. É fácil de ver, mete-se o CC por exemplo a 120 km/c e faz-se reset ao CB, ao fim de um biocado a velocidade média que o CB indica é inferior aos 120 km/h de acordo com o desvio do velocímetro. No 3G eram quase 10 km/h, no 4G está nos 5 km/h.
 
Começo a ver realmente algumas lacunas na minha teoria e esta a ficar cada vez a cair mais por terra.

Realmente o erro do velocimetro não é proporcional à velocidade a que vai o veículo, o erro é quase igual seja a 50 seja a 120, portanto se influenciasse a média como eu afirmei o erro da média variava consoante se fizesse só AE ou cidade.

Colocar no CC a 120 km/h a mim iria dar no gps cerca de 112 km/h, seria uma boa experiência para se realizar e comprovar se os valores medidos no odómetro, velocimetro etc. estariam corretos. Um dia que me lembre irei fazer isso ;)
 
Top Inferior