Elon Musk e o Twitter... ou "os putos divertem-se"

João Prates

Moderator
CKL
Toda a gente sabe quão fácil é para o Elon Musk se estampar ao comprido no Twitter, com afirmações que acabam por lhe sair caras, o recorde vai em 20 milhões de USD.
Há ali uns repentes típicos de adolescente que não se consegue conter, que na verdade em nada abonam a imagem de quem devia ser antes de mais um gestor responsável.

Desta feita parece ter sentido uma necessidade qualquer de responder ao recorde de Nürburgring do Porsche Taycan, e então faz este post no Twitter:

A internet ficou em brasa com isto, como era de esperar, e chegou ao ponto do ex-campeão de F1 Nico Rosberg se auto-oferecer (auto-promover diria eu) para realizar o teste:

Só que pelos vistos como noutras ocasiões, a impulsividade dá mau resultado, e em pouco tempo a imprensa veio esclarecer que de acordo com o gestor da pista, não havia qualquer reserva feita:

Road & Track disse:
A representative for the German track told Road & Track in an email that "Tesla did not send us a record request and did not rent an exclusive time slot." The representative further said that the Nordschleife is "fully booked through the season," and added, "I think that there is no availability for Tesla to set up a record attempt in the next days."
Pois... Elon Musk pensou que era só chegar, fechar a pista, e era tudo dele? Um bocadinho nada presunçoso não?

Entretanto parece que arranjaram uma solução intermédia, a possível, para entrarem em pista, participando da Industry Pool da semana.
Mas como se explica neste artigo original da Road & Track, laptimes são totalmente proíbidos, até por razões de segurança, por isso não se percebe muito bem que carta terá a Tesla na manga.

Pessoalmente não consigo perceber como é que um gestor com a responsabilidade do Elon Musk se envolve nestas coisas, faz-me confusão, sempre fez.
Em segundo lugar não vejo como sendo obrigação de um sedan familiar conseguir bater o recorde de um super desportivo, não faz qualquer sentido para mim.

Claro está que não tendo essa obrigação, se o conseguir será um feito histórico que então sim, mete a Porsche em muito maus lençóis, e então é que nunca mais ninguém cala o Elon Musk!!! :ROFLMAO:

Pelos motivos expostos pela Road & Track, não me parece plausível de todo um recorde oficial, a menos que a Tesla pague e toda a gente aceite, um tempo exclusivo de pista.
Seja feito o que seja, exige-se que o Model S tal como o Taycan rolem com configurações standard possíveis de comprar por qualquer cliente, e não "kitados" especialmente para o feito.

Temos circo!
Podem ir buscar as pipocas!

João Prates

Moderator
CKL
Seja feito o que seja, exige-se que o Model S tal como o Taycan rolem com configurações standard possíveis de comprar por qualquer cliente, e não "kitados" especialmente para o feito.
Parece que estava eu a adivinhar... só não acerto no raio do euromilhões...

Tesla Model S Caught At The 'Ring [UPDATE]

Claro que há quem diga que se conseguirem bater o recorde DEPOIS vão tornar disponíveis os opcionais utilizados por esta viatura para qualquer cliente comprar... :cautious:

Mas convenhamos, isto é torcer as regras a nosso belo prazer, ou não será?
Quando se entra nestes "joguinhos" de interpretações e truques rocambolescos perde-se a face, digo eu.

Carlos Costa

Moderator
Só para lembrar os menos atentos, há um familiar compacto fumarento com tracção dianteira e 320 cv que faz apenas menos 1,8 seg. em Nurburgring que o Taycan, que tem o dobro da potência. Não basta força bruta para se ser rápido. E, pelas alterações que saltam à vista, os técnicos da Tesla já perceberam isso!!

Bruno R. Almeida

Active member
Boa tarde,

Pelo menos em Laguna Seca já o fez, e com uma nova opção chamada "Plaid mode".

Noticia na internet

João Prates

Moderator
CKL
Estava para cá vir mais tarde, mas já que puxaste o assunto antes... cá vai:
Sabem o que é o Plaid mode?

É a modificação da transmissão do Model S para ter não 2 mas sim 3 motores!

Acham isto normal?

A Porsche faz um recorde em pista com um carro configurado com todas as opções de série, tal como qualquer cliente pode comprar na loja.
A Tesla para TENTAR bater o recorde da Porsche entra com um carro equipado com o drivetrain PLAID tal como fez em Laguna Seca, que é algo que ainda está em R&D!

Se isto não é ter mau perder, não sei o que seja, sinceramente.
Custa assim tanto reconhecer que um concorrente tem o recorde de pista para EVs construídos em série (disponíveis nos stands)?

Se vamos para protótipos então nesse caso a Porsche também pode vir com novos protótipos, e por aí vão todos a fora, que será engraçado mas não é disso que se trata!

A Porsche tem o EV produzido em série mais rápido em Nürburgring Nordschleife, ponto final parágrafo.
Se a Tesla sonhasse sequer que era possível fazer o mesmo com um Model S produzido em série não andava com tanto trabalho a fazer protótipos "plaid".

A Tesla fica com o melhor tempo em drag strip (típico dos americanos), e a Porsche fica com o carro com o melhor comportamento em pista.
Qual é o problema? O Model S é um sedan familiar, o Taycan é um desportivo, qual é o espanto?

Chegarem ao ponto de adicionar mais um motor é para mim uma vergonha monumental, um embaraço maior do que simplesmente reconhecer os louros da Porsche.
Eu tinha vergonha.

O mais fascinante nestas palermices "Tesla Co." é que atualmente o Model S já está a 50% do volume de vendas de 2018 (EUA), por ter um concorrente interno de peso (Model 3 Performance) comparativamente ao Model S P100 L, e nem mesmo o preço de saldo a que agora se vende ajuda a combater esse facto. Com este anunciado potencial Model S melhorado, quem é que vai querer comprar os Model S durante os próximos 12 meses?

Eles até talvez sejam capazes de criar um Model S 100+ com discos de travão em cerâmica, instalar 3 novos motores e alargar as vias, mas vão manter o mesmo chassi/carroçaria de 2010-2011? E vão cobrar mais 20 ou 30 mil dólares americanos por isso? Vão ganhar dinheiro com isso? É isso a nova geração do Model S?

Até estou para vêr quando a Porsche entrar no modo de produção/comércio que lhes é habitual: Weissach Paket, Tequipment, GT, GTS, GT RS...

De qualquer das formas, no Nürburgring o carro na frente é sempre um Porsche, quer seja o 919 Evo, o 956, o 911 GT2 RS MR ou outro qualquer, a Tesla só se humilha e mostra que está sempre no lugar atrás!

João Prates

Moderator
CKL
Não acho de todo que a Tesla esteja sempre no lugar atrás, antes pelo contrário, a Tesla anda à frente de todas as outras marcas em 90% daquilo que faz.
Não fosse a Tesla e ainda hoje não tínhamos a vaga de EVs que temos em todos os outros fabricantes.

Devemos MUITÍSSIMO à Tesla e ao seu espírito aventureiro caro Joaquim, muito mesmo!
O que para mim torna ainda mais incompreensível e imperdoável ter o seu CEO a fazer estas figuras tristes que se podiam perfeitamente evitar.

Preocupem-se com a miséria que são os service centers, o atendimento lastimoso que faz os clientes desesperar para serem antendidos, a qualidade da pintura e outros factores de construção típicos de quem só quer mostrar nºs de vendas e não se preocupa minimamente com qualidade... enfim... há tanta coisa pela qual "levar nas orelhas", que porem-se a jeito para mais uma (ainda por cima evitável) não tem justificação possível.

William Esteves

Well-known member
Para mim a Tesla está a pegar pelo lado errado...

Já perdeu na velocidade de carregamento e nada faz???

Isso sim, é um ponto importante a rever!

Carlos Costa

Moderator
Não acho de todo que a Tesla esteja sempre no lugar atrás, antes pelo contrário, a Tesla anda à frente de todas as outras marcas em 90% daquilo que faz.
Não fosse a Tesla e ainda hoje não tínhamos a vaga de EVs que temos em todos os outros fabricantes.
100% de acordo. Aliás, isto nem é uma simples opinião, é pura e simplesmente uma constatação dos factos! Por isso nem se compreende muito bem a necessidade que o Elon tem em andar a meter-se nestas aventuras parvas.

João Prates

Moderator
CKL
A cada dia que passa descobre-se mais uma batotice da Tesla...

Literalmente sem querer hoje dou com este tweet que mostra mais uma feature nova (não produção) do Model S P100D+

Sim, leram bem, travões de cerâmica! Esta tinha-me passado ao lado até agora.

Daqui a pouco mete um P100D com um motor Merlin de um Falcon 9 e nem assim consegue bater o recorde da Porsche... humilhante!

Só pergunto uma coisa: Se com toda esta artimanha ao fim de 1001 testes e aldrabices face ao modelo de produção, conseguirem de facto bater o Taycan, que valor terá esse recorde???

Pedro Lopes

Active member
Eu nem percebo a necessidade deste tipo de disputa. Um carro para o dia a dia, não é um carro de corridas e vice-versa.
Quando escolho um carro, não olho para a performance da marca nos circuitos.
Tendo algum conhecimento sobre como são construídos os carros de competição, sei que há sempre um certo grau de modificações para andar na pista. Em certos casos, são verdadeiros protótipos, que do carro de série só têm o nome.

João Prates

Moderator
CKL
Eu nem percebo a necessidade deste tipo de disputa. Um carro para o dia a dia, não é um carro de corridas e vice-versa.
Essa é a opinião de um tipo ajuízado, não é a do Elon Musk. Só faz figuras tristes, ninguém lhe tira a porra do teclado/twitter da frente...

Tendo algum conhecimento sobre como são construídos os carros de competição, sei que há sempre um certo grau de modificações para andar na pista. Em certos casos, são verdadeiros protótipos, que do carro de série só têm o nome.
Pois mas o que a Porsche fez foi rolar com um pré-produção que era exactamente a configuração que se pode comprar nas lojas, a versão final.
Portanto falamos de um carro que desde a suspensão aos acessórios, pneus, etc, é tudo de série, e não de carros preparados para o circuito sequer.

João Prates

Moderator
CKL
E parece que todas as alterações produzidas no Model S convertendo-o num protótipo de um modelo que ainda não existe estão a conseguir dar muito bom resultado:

Ficamos todos a saber que se a Tesla quiser consegue fazer um carro mais rápido que o Porsche Taycan no Nürburgring, brutalmente mais rápido a serem verdade os -20 segundos.

Agora quais as características do carro, quanto custa, e quando vai estar à venda... isso não interessa, o show-off é o mais importante, a "medida da pila" como dizia o @Carlos Costa.

Só não se percebe bem porque é que a Tesla podendo ter este carro à venda nos stands, e a rolar nas estradas, precisou do lançamento do Taycan para o fazer...

Aguardemos a data de inicio de venda deste Model S Plaid. O Porsche Taycan está na rua, todos o podem comprar, enquanto o Model S Plaid é uma brincadeira de R&D.

EDIT: O pormenor de estarem a abastecer os Model S Plaid a partir de geradores Diesel é nojento, simplesmente nojento!

Photo by Stefan Baldauf

Última edição:
Top Inferior