Eficiência Tomada->Bateria

Bom dia a todos,

Recebi a primeira conta do condomínio quanto à eletricidade consumida para carregar o meu Volvo PHEV, e fiquei muito surpreendido ao ver que o consumo total contabilizado pelo contador é significativamente mais do que o contabilizado pelo computador de bordo - 1300kWh contador para 900kWh no computador.

Certamente que pode haver algum erro de medida do lado do computador de bordo, e pode haver algum consumo no contador que não foi de carregar o carro, mas ainda assim estamos a falar de uma eficiência Tomada->Bateria de ~70%.

Qual é a vossa experiência neste indicador?

Obrigado,
Ricardo Salgado

João Prates

Moderator
CKL
Bom dia Ricardo,

Existem vários motivos que concorrem para a existência da diferença que relatas:

1) Grau de precisão (margem de erro) do contador;
2) Distância e secção do cabo eléctrico desde o contador à tomada/wallbox;
3) Amperagem/potência utilizada no carregamento;
4) Eficiência do on-board charger (o real carregador que se encontra dentro do carro);
5) Grau de precisão (margem de erro) do computador de bordo;
6) Erro na forma como estás a calcular manualmente o consumo do carro;

Apesar disso, e mesmo considerando tudo junto, acho demasiado elevado teres 30% de margem de erro, algo não bate bem.
Comecemos pelo factor humano (ponto 6 da lista), como chegaste à conclusão que os 900 kWh correspondem a 1.300 kWh?

Telmo Salgado

Moderator
Epa, que grande diferença mesmo :unsure:
Se o contador instalado é exclusivo do ponto de carga, excluindo outros consumos, na minha opinião a diferença pode estar nas contas menos rigorosas pelo computador de bordo, aliadas a uma natural perda no carregamento/descarregamento. Nalguns veículos já vimos a estimativa de consumos (nos movidos a combustível) falhar por mais de 10%...

Top Inferior