Dúvidas relativamente à transmissão do Prius 2g

Joao Almeida

New member
Olá a todos,

tenho um Prius 2g e há uns tempos cruzei-me com um post num fórum americano sobre problemas de transmissão.

Alguém sabe se isto realmente é um problema neste modelo?

Nos EUA estão a recomendar realizar a troca do óleo de transmissão, apesar de não fazer parte do plano de manutenção.

Para além do Prius 2g, recomendam também para qualquer modelo Toyota com caixa e-CVT.

Cumps

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Recordo-me de ler que essa recomendação advinha de alguns casos de maior condutividade do óleo e que em caso de falha dos isolamentos dos MG, o sistema acusava passagem à massa, com os respetivos erros associados e funcionamento reduzido.
A perspetiva inicial de "óleo para a vida toda", numa caixa tão simples (e tão pouco exigente com o lubrificante) como esta, não é descabida, considerando o ciclo de vida e as horas de funcionamento previstas.
Sabe-se que há muitos 2G extremamente quilometrados sem qualquer problema a este nível, pelo que a escolha por mudar óleo de forma "preventiva" não parece ser essencial.
Depois de alguma reserva inicial, as oficinas Toyota estão agora naturalmente mais atentas ao que o cliente HSD pretende, em particular esta recomendação que alguns solicitam, como eu já o fiz.
Ficará sempre melhor, e andamos mais descansados (o custo é acessível).

Joao Almeida

New member
Recordo-me de ler que essa recomendação advinha de alguns casos de maior condutividade do óleo e que em caso de falha dos isolamentos dos MG, o sistema acusava passagem à massa, com os respetivos erros associados e funcionamento reduzido.
A perspetiva inicial de "óleo para a vida toda", numa caixa tão simples (e tão pouco exigente com o lubrificante) como esta, não é descabida, considerando o ciclo de vida e as horas de funcionamento previstas.
Sabe-se que há muitos 2G extremamente quilometrados sem qualquer problema a este nível, pelo que a escolha por mudar óleo de forma "preventiva" não parece ser essencial.
Depois de alguma reserva inicial, as oficinas Toyota estão agora naturalmente mais atentas ao que o cliente HSD pretende, em particular esta recomendação que alguns solicitam, como eu já o fiz.
Ficará sempre melhor, e andamos mais descansados (o custo é acessível).
Realmente só tem vantagens em trocar. Sabe qual foi o custo da troca?

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Fiz aos 35k e depois aos 120k, praí...não me recordo bem, mas como leva 4 litros e demora meia horita de MO, julgo que o custo na oficina anda pelos 60eur aprox.

João Prates

Moderator
Staff
Caro João Almeida,

Postando em resposta a um outro post imediatamente anterior ao seu não há qualquer necessidade de citar o post inteiro.

Antes pelo contrário, atrapalha a legibilidade global do tópico.

Fazem-se citações quando queremos responder a posts anteriores para contextualizar a resposta, ou quando queremos focar numa ou outra frase em particular.

Citar o último post por inteiro é totalmente contraproducente.

Um bem haja,

Top Inferior